quarta-feira, fevereiro 02, 2005

O PIOR PRESIDENTE BRASILEIRO

Quem foi o pior presidente que o país já teve? Quem foi o dirigente do executivo que mais fez mal ao Brasil? Pergunta difícil de responder, a concorrência é acirrada. Collor, com certeza, está na ponta da língua da maioria, mas, analisando friamente e tirando suas cleptoloucuras, têm outros muito piores. Teve um tal de Arthur Bernardes que governou de 1922 a 1926 que vetou a participação de jogadores negros na seleção (desde de sempre o chefe do executivo acha que é também técnico do scratch canarinho). Foi o pior desempenho de nossa equipe numa copa mundial. Mas tirando sua capacidade racista esportiva, não afundou tanto a moral nacional como outros.

Na minha opinião, o pior, o mais nefasto ao Brasil foi José Sarney. Tudo bem, temos Itamar, que poderia ganhar o prêmio do presidente comédia, e os militares, que poderiam receber outros prêmios caluniosos, mas o presidente maranhense é au concour, ganha de braçada essa parada. Nem político ele é, pois não sabe fazer aquilo que é fundamental para qualquer bom político: tomar lado e defender seu ponto de vista. Sarney só sabe tomar um lado: aquele que está no poder. Defendia os militares, quando o barco da ditadura começou a naufragar, como todo bom rato, foi o primeiro a abandonar o navio e se arrastou para a chapa dos civis, pousando de vice do Tancredo. Azar nosso, o primeiro bateu as botas e o segundo assumiu. Sarney muda de time com mais freqüência e facilidade do que jogador de futebol em fim de carreira. Está no PMDB, mas age no PT, quer mais? Ele é maranhense e foi eleito pelo Amapá!

Se formos traçar um evento econômico que marcou mundialmente o Brasil no século passado e que produz efeitos negativos sobre a percepção de investidores até hoje, identificamos Sarney como o mandante. Refiro-me à moratória esdrúxula, totalmente sem necessidade ou embasamento técnico ocorrida em janeiro de 1987. Todo o esforço nacional de reconquistar a confiança externa poderia ter sido evitada, mas José teve que brincar de Scrooge.

Basta olhar para o Maranhão para sentir o câncer que é o Sarney e sua família. Consomem tudo, acabam com qualquer possibilidade de crescimento ou melhoramento do seu povo. Qual o único estado brasileiro a ver seus índices de desenvolvimento, crescimento, analfabetismo e mortalidade infantil piorarem? Maranhão! Claro que não na ilha dos Sarney! Aliais, eu acho hilário que cada vez que Rosana ou José adoecem, voam para São Paulo para serem tratados. Se houvesse justiça no Brasil, deveria ser internados em um hospital de Imperatriz. Daí, sim, talvez entrassem em contato com seus ignorantes eleitores.

Eu gravei a defesa que o José fez de sua filha, Rosana, no Senado, quando a polícia descobriu uma quantia absurda de reais sujos em seu escritório. Que pateta! Boto nas festas lá em casa para animar os convidados. Mais hilário do que qualquer Jerry Lewis! Se o PMDB tivesse um pingo de decência, essa seria a ocasião de dar um pé na bunda do bigodudo.

José Sarney, eu não compraria um carro usado desse homem!

5 comentários:

Anônimo disse...

Você esta enganado. O pior foi o Itamar Franco. O Sarney pelo menos fazia as coisas para proveito próprio e do seu grupo. O Itamar achava que estava defendendo o povo e o país e por incompetência e ingenuidade fazia muito mais mal a ambos do que o Sarney. Ainda bem que só durou 2 anos.

André Mueller disse...

O Itamar é um concorrente muuuuito forte, mas, como você mesmo diz, é um incompetente. O Sarney, por outro lado tem muita competência. Para tirar proveito da situação para si próprio, claro.

Anônimo disse...

Realmente o governo Sarney foi uma bosta, mas é dificil dizer qual foi o pior. Os governos Medici, Geisel e Figueiredo tambem foram de amargar. Todos falam bem de JK, mas esse cara acabou com o Brasil. Graças ao JK Brasil foi a falencia e os milicos meteram o golpe.

Porém, nada foi pior que o infame Collor de Mello, que enfiava supositório de cocaina no rabo (anel liberalismo).

O confisco de Collor foi um absurdo bizarro. Foi tão cara de pau que o povo otário, perplexo, nem sabia o que fazer ou falar.

O Itamar foi uma merda porque ele não fez absolutamente na nada. O país ficou parado. Mas isso, pelo menos, não foi pior do que Collor.

Já o Sarney, esse foi um presidente ilegitimo e até golpista. O Tancredo morreu antes de tomar posse (em circunstancias suspeitas) e o Sarney não poderia assumir. O correto seria haver uma nova eleicão indireta.

denis disse...

todos esses presidentes que governam o país são todos um bando de espertalhões e enganadores o pais nunca terá um presidente honesto, alem disso nosso povo é que nem mulher de malandro quanto mais apanha gosta mais.

Glaucio disse...

Acho o Sarney incomparável, pois no governo dele faltou comida no Brasil, lembro das filas quilometricas dos açougues para comprar acém, musculo e costela de frango, pois as carnes de primeira ou iam para os restaurantes ou eram exportadas pois nao compensava vender no brasil, o mesmo servia para o leite, entre outros artigos de necessidade basica. Pra mim o unico comparavel foi Janio Quadros que fez tanta merda em dois meses de mandato que deixou para seu vice João Goulart uma bomba que resultou num golpe militar que choramos até hoje as cicatrizes.