sexta-feira, outubro 19, 2007

Sobre Reis, Plebeus e Futebol


Pelé é o rei! Tudo bem que não é o REI, mas fica bem na colocação, entre o primeiro rei, Elvis, e o terceiro, Roberto Carlos. Rei Pelé pediu para ninguém mais vaiar a Seleção. Como tenho tendências anti-monarquistas, tenho algumas dúvidas em atender prontamente essa solicitação real. Se o Edson Arantes analisar a recente goleada em cima do Equador, vai reparar que os Canarinhos só começaram a jogar bem após serem vaiados. Então, concluímos que a reação da torcida foi que contribuiu para que os onze em campo se tocassem que aquilo não era amistoso nem partida de churrasco e se dedicassem ao ludopédio, que, afinal de contas, é o que fazem para ganhar a vida.

O pedido do rei Pelé tem como fundamento uma questão cultural brasileira, a de confundir a Seleção com a Nação. Pode até ser que essa representa esta, mas quando a gente analisa mais de perto, vemos que tem algumas contradições. A CBF é um ente privado. Como tal, busca lucros. Como sabemos que dinheiro transcende nacionalidade, religião e estado civil, a CBF busca o que é melhor para ela, não para o País. Se apropriam, indevidamente na minha opinião, dos símbolos nacionais, mas não são uma manifestação oficial do Brasil como povo, cultura e país.

Uma das imagens mais bacanas que me lembro foi num dos jogos de classificação para a Copa de 2006, quando, perante mais um resultado pífio, o público começou a jogar no gramado bandeirinhas do Brasil que haviam sido distribuídas pela CBF. Eram ondas de bandeiras verde e amarelas sendo descartadas, com o Galvão Bueno narrando: “que coisa feia, não façam isso!”. De vez em quando o tiro sai pela culatra.

Desde a ditadura, a Seleção é usada como ferramenta de controle do povo. Lembram da famosa foto do Médici com o radinho de pilha na orelha? Do fato do João Saldanha ter sido afastado por ser comunista? Da ordem do Arthur Bernardes de não convocar jogadores negros? Marx errou, não é a religião que é o ópio....

Mas voltando a fantástica atuação perante o Equador, não foi a realeza que energizou os jogadores, foi a plebe. Cuidado, Rei, os súditos ainda não conhecem a própria força. Viva a Plebe!

quinta-feira, outubro 18, 2007

Festa Anos 80s


No dia 6 de outubro, a Plebe Rude tocou na Festa Anos 80s, em Brasília, como convidado "surpresa". Ninguém sabia que iríamos tocar no evento e fomos recebidos muito bem. Conseguiram me achar no vídeo? Quem é aquele no baixo? Como estaria em Atlanta, a trabalho, conseguimos que o Pedro Ivo, baixista do Prot(o) me substituísse, coisa que fez muito bem, como podem verificar. E a bronca do Philippe nos brigões é boa também.

quarta-feira, outubro 17, 2007

Pilantra é Pilantra

Mi$$ Senado 2007


Você, jovem mulher brasileira, está na hora de rever o seu projeto de vida. Para que se matar de estudar, de se esforçar em ser uma profissional competente e produtiva? Isso não leva a nada no Brasil. Cancele suas aulas, esqueça o segundo idioma! Vá agora para a academia, tome tostesterona até seu corpo enrijecer e seu cérebro virar uma ervilha (você não vai precisar dele mesmo!). Tire de sua lista aquelas mulheres que você admira por conseguirem subir na vida por meio de seus próprios méritos e coloque no lugar delas pessoas como Adriane Galisteu, Luciana Gimenez e, a mais nova craque desse time, Mônica Veloso.

Como já foi dito antes, o Renan comeu, você pagou a conta. Como se isso não bastasse, ela ainda tira a roupa, engordando sua conta bancária em mais meio milhão, e aumentando a sua aparição em “eventos” para R$ 30 mil. Agora entendi porque deixou sua promissora carreira de jornalista na Rede Globo!

Mãe muito atuante, dedicou o ensaio à filha (sim, aquela que teve com o Calhorda de Alagoas). Já imaginou o comovente diálogo mãe/filha? “Essa foto de eu de quatro, é para você, filhinha!” “Eu aqui com as pernas abertas, foi pensando em você, Renanzinha!” “Essa cara de safada, fiz em sua honra, menina!” Mas pensando bem, para quem mais que poderia dedicar esse momento feliz e lucrativo pelo qual passa? Para a filha, investimento de médio prazo que fez e está pagando com dividendos!

O interessante é abrir uma página da internet, tipo Globo ou Yahoo, que tratam de celebridades e ver as outras pessoas que figuram ao lado da notícia da Mônica. Temos lá a Brittney, viciada e má mãe, a Pamela Anderson, que ofereceu uma trepada para quem quitasse as dívidas dela, a Kate Moss, super-modelo cheiradora de primeira, e uma desculpa de um site de prostituição à Flávia Alessandra. Só gente fina! São essas as pessoas que você deve se mirar, aprenda com a nata das mulheres bem-sucedidas!