quinta-feira, maio 31, 2007

Plebe em Outra Enquete



O site BSB Musical está fazendo um enquete para determinar qual a banda brasiliense que mais projetou a cidade nacionalmente. Por enquanto, está ganhando os Paralamas que nem é da cidade! Para reverter essa injustiça, entrem lá e votem. De preferência, na Plebe Rude!

Fim de Semana com Porão do Rock


Acima, foto oficial da armadura do Homem-de-Ferro que será usada no filme, que atualmente está em produção, com previsão de lançamento em 2008.

Esse fim-de-semana tem Porão do Rock, com nossa banda irmã Inocentes tocando. Tem também Balé, dos Resistores, nas pick-ups, amanhã.

Foi uma semana cheia. Discusões mil, anúnicio de data para Brasília, o frio chegou (viva), confirmação dos Rakes que tocarão em SP no dia 27 de junho e no Rio no dia 26 (não percam!!!) e outras coisitas.

Bom descanso para todos!

quarta-feira, maio 30, 2007

TRB - power in the darkness

Hoje estou nostálgico. Depois do Tackhead, me lembrei de uma banda de 1977 que é muito esquecida, mas que, pelo menos politicamente, ajudou muito a atravessar o final da década de 70 e início de 80, quando os moralistas começaram a ganhar terreno, Margareth Tatcher no Inglaterra, Regan nos EUA, Médici no Brasil. Se você fosse diferente, era discriminado, perseguido e “colocado em seu lugar”.

A Tom Robinson Band era meio aparte do quarteto Pistols-Clash-Damned-Stranglers, apesar de ser queridinha de vários punks 77. Em primeiro lugar porque o Tom Robinson assumia que era gay e lutava pelos direitos de seus colegas. Aliais, lutava por tudo: liberdade de expressão, contra maltratar animais, direitos das mulheres, igualdade racial, liberdade sexual, - tudo aquilo que incomodava os conservadores de plantão. Ajudou a fundar o Rock Against Rascism, do qual o Clash participou bastante, e, também, o Anti-Fascist League, um movimento que envolvia músicos e outros artistas contra a extrema-direita que ganhava força naquela época. Onde havia uma marcha pelos direitos que fossem, uma greve, um protesto, lá estava o Tom Tobinson Band.

Dito isso, musicalmente não traziam muitas novidades, mas as letras eram um negócio a parte. A gente ouvia e dava vontade de sair nas ruas com um coquetel Molotov na mão atirando contra qualquer figura de autoridade que viesse pela frente.

Achei esse vídeo da música Power in the Darkness que não é representativo do TRB, que era mais roqueiro (excelente guitarrista, o batera foi, depois, tocar no Stiff Little Fingers). Mas a letra é brilhante. Até o Fernando Gabeira, em seu livro Crepúsculo do Macho, cita essa música. Tentei até fazer uma tradução meia-boca para sentirem o clima, que deve ser lida ouvindo a música.

Poder na escuridão
Mentiras assustadoras vindas do outro lado
Poder na escuridão
Se levante e lute pelos seus diretos.

Liberdade, nós estamos falando de sua liberdade
Da liberdade para escolher o que você faz com seu corpo
Liberdade para acreditar no que você quiser
Liberdade para que os irmãos amarem uns aos outros
Liberdade para o preto e para o branco
Liberdade da agressão e da intimidação
Liberdade para a mãe e a esposa
Liberdade da interrogação do Big Brother
Liberdade para viver sua própria vida. Estamos falando sobre....

Poder na escuridão
Mentiras assustadoras vindas do outro lado
Poder na escuridão
Se levante e lute pelos seus diretos.


(A voz do outro lado [representando o conservadorismo]:) “Hoje, as instituições fundamentais ao sistema de governo britânico estão sob o ataque: as escolas públicas, a Casa dos Lordes, a igreja de Inglaterra, instituição sagrada da união, mesmo nossa força magnífica das polícias são já não seguras daqueles que minam nossa sociedade, e é hora de nós dissermos que “agora basta!” e retornar aos valores britânicos tradicionais, como a disciplina, a obediência, a moralidade e a liberdade. O que nós queremos é:

Nos vermos livres dos vermelhos e dos pretos e dos criminosos
Das prostitutas, bichas e punks
Hooligans de futebol, delinqüentes juvenis
Lésbicas e escória de esquerda.
Nos vermos livres dos negros e dos paquistaneses e dos sindicatos
Livres dos ciganos e dos judeus
Livres de esquerdistas vagabundos e dos liberais
Livres de pessoas como você!”

Poder na escuridão
Mentiras assustadoras vindas do outro lado
Poder na escuridão
Se levante e lute pelos seus diretos.

Power in the darkness
Frightening lies from the other side
Power in the darkness
Stand up and fight for your rights
Freedom... we're talking bout your freedom
Freedom to choose what you do with your body
Freedom to believe what you like
Freedom for brothers to love one another
Freedom for black and white
Freedom from harassment, intimidation
Freedom for the mother and wife
Freedom from Big Brother's interrogation
Freedom to live your own life... I'm talking 'bout
Power in the darkness
Frightening lies from the other side
Power in the darkness
Stand up and fight for your rights
(Voice from The Other Side:) "Today, institutions fundamental to the British system of Government are under attack: the public schools, the house of Lords, the Church of England, the holy institution of Marriage, even our magnificent police force are no longer safe from those who would undermine our society, and it's about time we said 'enough is enough' and saw a return to the traditional British values of discipline, obedience, morality and freedom.
What we want is:
Freedom from the reds and the blacks and the criminals
Prostitutes, pansies and punks
Football hooligans, juvenile delinquents
Lesbians and left wing scum
Freedom from the niggers and the Pakis and the unions
Freedom from the Gipsies and the Jews
Freedom from leftwing layabouts and liberals
Freedom from the likes of you..."
Power in the darkness
Frightening lies from the other side
Power in the darkness
Stand up and fight for your rights!

Hard Left Video (Tackhead featuring Gary Clail)


No início dos anos 80s, alguns punks querendo levar o limite um passo além do normal, resolveram brincar com funk, dub, industrial e eletrônica, sem esquecer a política tão presente e necessária para os músicos conscientes. Um núcleo formado por Doug Wimbish (baixo), Keith Leblanc (precrusão) and Skip McDonald (guitarra) and, ainda, a ajuda do grande produtor, creditado nos discos como "mixologist", o Adrian Sherwood deu origem ao Tackhead. Lembro-me até hoje quando ouvi isso, como minha raiva contra o mundo que estava se tornando hostil aos que escolheram não viver de acordo com o status quo se multiplicou. Essa é uma das faixa que gostaria muito de ter escrito. O vídeo que descobri hoje e vi pela primeira vez ainda conta com o grande Gary Cail, todo enfaixado, no andar de cima de um ônibus aberto, dando voltas no Parlamento Inglês empunhando uma arma. As imagens são tão duras quanto as letras. Arrepios!

Uma nota: esse tipo de colagem, à época, era novidade pura, não se faziam coisas assim. Não existia sonoridade desse tipo. Lembro-me do Chico Bóia e eu ouvindo isso de novo e de novo em silêncio, com a boca aberta, pasmos.

Que tenham início as comemorações!

É hora de comemorar! Não só foi acertada a data do lançamento do R ao Contrário em nossa cidade natal, Brasília, como o local não poderia ser mais apropriado. Como todos sabem, mais do que brasiliense, a Plebe é uma banda cuja origem é o Lago Norte, bairro do Plano Piloto, Distrito Federal. O Philippe e eu éramos praticamente vizinhos e quase todas as músicas foram compostas no Lago Norte. O estúdio do Philippe é no Lago Norte e foi lá que foi gravado R ao Contrário. No dia 16 de junho, sábado, às 21 horas, estaremos tocando, ao ar livre, de graça, para quem quiser ver. E dessa vez, com um toque nostálgico, saudando o nosso bairro de origem. Muito legal. Podem começar as comemorações, mas não bebam em excesso como nossos amigos abaixo.

terça-feira, maio 29, 2007

Fim de los hermanos? Quem dera!


Conheço um monte de músicos que gostariam de poder fechar revistas e jornais que falaram mal de seus trabalhos. Imagine, a banda lança um CD, recebe uma crítica detonando o trabalho, vai lá e fecha a redação. Igualzinho ao Hugo Chaves, que não suportou as críticas vindas da RCTV e cassou a sua licença.

A censura, a censura, única entidade que ninguém censura.

Dizem que você pode tirar tudo do povo, mas quando mexe na sua liberdade de expressão daí o bicho pega. Foi assim na Venezuela, quando a maior demonstração contra o caudilho Chaves aconteceu justamente pelo fechamento do canal de televisão mais popular do país. Tenho pena do povo venezuelano. Vão ser décadas para conseguirem sair da pobreza na qual o coronel está cavando para eles. E ainda terão que ficar assistindo TV estatal!

Unidade Repressora Oficial!

E hoje, o Chaves volta sua ira contra outros dois canais de TV, a Globovisión e a CNN. É típico do ditador sul-americano confundir-se com o Estado. Aliais, não só ditadores, como muitos líderes democráticos também. O Estado é uma coisa, a pessoa no poder é outra. A segunda tem que servir o primeiro e não personificá-lo. Um ataque ao governante não é um ataque ao Estado. Essa é a base da liberdade de expressão e é bom os políticos se acostumarem a serem criticados, vigiados e observados.

Nada para ver, nada para ouvir.

A lei de Gérson impera na América - latina! O Evo Morales, da Bolívia, está fazendo o maior fuzuê quanto à decisão da Fifa em proibir jogos de futebol em lugares muito altos, onde o ar é rarefeito e somente os nativos conseguem correr e manter alguma atividade física. É o mesmo regulamento que proíbe jogos em lugares muito frios ou extremamente quentes. Imagine, para a Rússia ganhar do Brasil basta marcar um jogo na Sibéria. Os russos conseguiriam correr e jogar, os canarinhos congelariam. Esse é o objetivo da regra.

Nada para mim, nada pra você.

Se esse é o único jeito da Bolívia ganhar um jogo, imagino que o esporte no país deva estar beirando o desespero. O Evo mandou um batalhão para a Suíça, onde fica a sede da Fifa, para tentar desfazer a norma. Foi até o capitão da seleção, que se é esperto, não volta mais! Mas sabemos que o Morales é bom de negociação, vide as refinarias da Petrobrás que comprou a preço de banana. Aliais, só para lembrança, refinarias construídas por uma estatal brasileira, com dinheiro público. Seu dinheiro, que você nunca autorizou que fosse investido dessa forma.

A Censura, a censura, única entidade que ninguém censura!

segunda-feira, maio 28, 2007

O Exemplo Japonês (Aprenda Renan!)

Dentro de algumas horas, hoje à tarde, o presidente do Senado, Renan Calheiros irá subir ao púlpito daquela Casa para defender-se do indefensável. Ele pode poupar a sua saliva, o nosso saco e sua cara de pau, pois já sabemos tudo, palavra por palavra, que vai ser dito. É sempre o mesmo, como vocês puderam comprovar na autodefesa do Deputado Pedro Passos. Se dizem ser homens honrados, juram pelos filhos, alegam sempre defender o povo, etc etc etc. Ou eles acham que somos idiotas ou fazem questão de passar pelo teatrinho para ganhar publicidade.

Uma das vezes que mais ri diante da tela foi ver o Sarney defendendo a “honra” de sua filha. O bigodudo estava puto, rugia, gesticulava, suava em bicas. Quanto mais ele dava seu showzinho, mais eu sabia que a filha era culpada de marca maior. Pena que foi uma risada rápida, pois logo em seguida a PF devolveu o dinheiro sem procedência que acharam em seu escritório.

Essa alegação que reportagem não prova nada, como estão bradando o presidente Lula, o presidente da Câmara, entre outros, não cola. Para quem sabe ler, não há dúvida, pois junto com as peças publicadas há as provas. Só que esse país do faz de conta finge que não vê. Vamos ter que aguardar anos por um processo judicial que periga nem acontecer.

Li outro dia que um dos problemas do Brasil é que tentou imitar a constituição americana e, paralelamente, adotou o direito napoleônico, coisas que são incompatíveis, como podemos comprovar. Nem a nossa constituição serve como lei máxima, nem a nossa justiça serve para fazer valer a lei. Mas isso é outro papo.

O que gostaria é de apontar para o exemplo do Japão, que acho que deva ser seguida pelos nossos representantes públicos. Vejam como foi com o Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca, Toshikatsu Matsuoka. Ele foi acusado – olha só, acusado – de estar envolvido num esquema de corrupção. Foi se defender, fazer bravatas auto-elogiosas? Não! Se enforcou. Subiu num banquinho, pôs uma corda em volta do pescoço e pulou. E não é o primeiro, podem pesquisar no Google.

Roubar dinheiro público, usar o cargo de representante para proveito próprio é tão grave, tão desonroso, que acho que deveria envergonhar qualquer um: aquele que foi eleito e aqueles que o elegeram. Mirem-se no Japão, Vossas Excelências!, ou algum dia, alguém vai mirar em vocês.

Almoço - Momento de Confraternização.






Todos entram no ônibus, rumo ao próximo show. No começo a conversa vem animada, todos botando o assunto em dia. Mas aos poucos, vem o sono - pois as viagens sempre exigem que acordemos cedo para cumprir os horários. Uns vão dormir, outros ouvir música e os quilómetros vão passando em silêncio. Daí acontece o catalizador: o almoço, que se passa em tom de festa, bobagens sendo conversadas entre uma garfada e outra. O Txotxa, como sempre, é o campeão, mas o Clemente não faz feio. O Philippe, usando a desculpa que está malhando e agora pode e que também é "filho de Deus", ataca os doces. Para mim, é o melhor momento do dia. Seguem fotos ilustrativas.