segunda-feira, setembro 05, 2005

Semana Cheia.


Que rapaziada simpática, acima, não? Essa foto foi feita antes do primeiro show com a nova formação. O Txotxa não aparece que estava tentando achar a entrada para o Circo Voador, foi parar num pagode suspeito na Lapa e voltou meio estranho. Mas isso não importa! O que importa é que esta semana trás três shows! Dois no Rio, no Teatro Odisséia, na quinta e na sexta, e outro no BMF, em Brasília, no sábado! Tomara que essa maratona continue Brasil a fora! Quero tocar! Quero o disco na praça!

Isso que é lambança!



Mais uma vez a incompetência, a displicência e a estupidez humana fizeram a natureza vítima da ganância. Por erro do pessoal de terra, um navio que tentava atracar no estaleiro de Niterói teve o casco perfurado e toneladas de óleo vazaram na Baía de Guanabara. As imagens das praias de Niterói, com a areia negra e oleosa, resultante do vazamento é de cortar o coração. E o quê faz o governo carioca? Manda três garis recolherem as toneladas de óleo, armados com pás e baldes. É uma piada isso! Rosinha, Garotinho e o prefeito de Niterói mostram o quanto se preocupam com a natureza. Quando os três garis reclamaram, falando que seria impossível completar o trabalho, receberam reforços: mais dez garis! Ah, bom, agora sim deve dar para limpar as praias de Icaraí, Adão e Eva, Rio Branco, Imbuí, Prainha e Piratininga. Queria que tivesse vazado na cabeça deles!

Katarina

Bush sobrevoa Nova Orleans e diz: "Daqui de cima tá tudo azul, vamos voltar para a Casa Branca e liberar grana para bombardear escolas e mesquitas no Iraque."



O azar do povo de Nova Orleans e arredores é eles não terem petróleo, nem abrigarem um ditador sanguinário que gera ódio contra os EUA. Se tivessem, com certeza o Bush teria mandado helicópteros, médicos, marines e o caralho-a-quatro para ajudar as vítimas do furacão Katarina. Como era um povo pacífico, sem grande importância na economia global, com uma população composta principalmente por minorias, para que o Bush se preocupar? Melhor ficar torrando os milhões de dólares no Iraque.

E o mais gozado é que, já que o governo ianque não ajuda, quem vem para o resgate? O Chaves! Sim, aquele presidente da Venezuela que critica os Estados Unidos a torto e direita! Sim, aquele mesmo que vive se encontrando com Lula e Fidel, mas que prefere vender o seu petróleo para os gringos que pagam em dia e em dólar. Muito boa essa do Chaves, um golpe de mestre. A doação Venezuelana para as vítimas, até o momento, soma cinco milhões de dólares.

Outro que encheu o saco de esperar que o governo Bush ajudasse o seu próprio povo foi o ator Sean Penn, que pegou um barco e tentou, com as próprias mãos, fazer a diferença. Só que o barco dele rachou o casco e ficou à deriva. Um mico, mas um mico bem intencionado.

Mico de verdade foi a do Itamaraty, nosso Ministério de Relações Exteriores. Parece que a ajuda às vítimas brasileiras foi um desastre, quase nula. É sempre assim, você, brasileiro, se tiver que depender do Itamaraty lá fora, tá frito! Me lembro quando fiz 18 anos, morava na Inglaterra, pois minha mãe estava fazendo seu dotorado, e tive que ir para e embaixada me alistar. Fui tratado como lixo, eu e todos os outros brasileiros presentes. Enquanto isso, tratamento tapete-vermelho para os gringos. Hoje, os jornais trazem as reclamações dos brasileiros que receberam esse tratamento-Itamaraty em Nova Orleans.

Ver a maior economia do mundo ter que aceitar a ajuda da ONU, para alguns, é colírio. O que me assusta é que, se são tão incompetentes assim com assuntos internos, como é que estão lidando com os assuntos externos que afetam a todos nós, como a escalada do ódio-mulçumano contra todos? Isso é assustador.