segunda-feira, agosto 24, 2009

Crime/Irvine Welsh

Um dos meus autores de ficção favoritos é o escocês Irvine Welsh, mais conhecido por ter escrito Trainspotting, que todos conhecem, não pelo livro, mas sim pelo filme.
Não é uma leitura divertida. Os seus personagens são traumatizados por problemas psicológicos, que bloqueia suas reações e interações sociais. Isso é descrito de forma tão detalhada, que o leitor se vê contaminado pela doença do personagem. Muitas vezes largava o livro com uma sensação imensa de depressão.
Comecei a ler seu último livro, chamado Crime. Muito me alegrou encontrar um trailer para o livro no You Tube. Juro que não conhecia essa forma de divulgar livros. Bacana, talvez consiga trazer mais pessoas ao hábito da leitura.
No entanto, alerto aos interessados que o filmezinho não traduz bem do que se trata o livro. Não é propriamente dito uma história polical, mas sim a luta de um policial escocês tentando se livrar do fantasma de um caso de assassinato com abuso infantil e de um vício de cocaína, enquanto viaja com sua noiva obsecada em organizar um casamento perfeito para Miami. Claro, nada dá certo. Quem já viu Miami Vice sabe que escolheu o lugar errado para se livrar do vício.