terça-feira, outubro 02, 2007

Arruda Demite o Gerúndio!!!

Vou estar escrevendo este texto para vocês terem uma idéia do que o GDF vai estar fazendo para tornar o português mais bonito. O Governador Arruda vai estar assinando um decreto que vai estar demitindo o gerúndio de estar sendo usado pelo funcionalismo distrital. Ou seja, por meio de uma lei, o gerúndio vai estar proibido de estar sendo falado nas repartições do GDF.

Estou de acordo, o gerúndio, difundido pelo telemarketing é uma forma muito feia de utilizar o nosso idioma. Mas não está gramaticalmente errado. E será que a melhor forma de acabar com a forma de falar é por meio de lei? Alguém tem dúvida se esta lei vai estar pegando ou não? E qual a penalidade se algum servidor distrital usar o gerúndio? Vai ter que ficar ouvindo uma hora dos piores discursos do Roriz?

Tem outro método que ajudaria, que é por meio da educação, planejada, orientada a objetivos e executada com orçamento disponibilizado a longo prazo. Funciona muito bem, talvez melhor até do que uma lei banindo a mania.

Agora, dizem, que o Arruda quer banir a lei da gravidade, para ver se as pessoas passem a flutuar.

Estou gozando o Governador, mas suas intenções foram as melhores possíveis. Veja a explicação do Arruda:

“O gerúndio é uma arma da burocracia para adiar e não tomar providências imediatamente. A ironia é para chamar a atenção contra a ineficiência da máquina pública. A demissão do gerúndio é uma idéia para gerar polêmica e fazer as pessoas se mexerem.”

No entanto, já tem um movimento dos sem-gerúndio que vão estar protestando logo perto de uma biblioteca ou escola. Eles vão estar reivindicando que a forma de falar possa ser usada livremente. Vamos estar acompanhando para ver o que vai estar acontecendo.