sexta-feira, abril 13, 2007

Blog do Txotxa!


Quem viu o documentário do Clash, Westways to the World, deve se lembrar de um comentário do Joe Strummer que uma banda de rock só é tão boa quanto seu baterista. Como baixista, assino em baixo. A bateria é o coração da banda, o baixo segue, e os dois fazem pulsar a cozinha sobre a qual as harmonias podem brincar à vontadade. O melhor batera que já toquei em toda minha carreira foi o Txotxa. Sei que posso complicar o que quiser, que ele estará lá, on the beat, para me salvar. E não é que o Txotxa começou um blog só sobre bateria. Está só no começo e vale a pena a leitura.









quarta-feira, abril 11, 2007

Kapital, Bi$$ e o Mercado.

Acabei de voltar da banca, onde dei a folhada mensal na revista Bizz. Aquela com o grande Miranda na capa. Lendo as resenhas dos últimos lançamentos, me deparei com uma crítica do novo CD do Capital Inicial que quase fez com que jogasse o periódico no lixo. Me contive, pois a revista era da banca e não minha.

O repórter, que não lembro o nome, elogiou o Capital por estar jogando a favor do mercado. Na opinião dele, não há nada errado com isso, é até sinal de maturidade para a banda. Vai além, diz que até os Sex Pistols jogaram com o mercado. Se fosse do Capital, escreveria uma carta à revista nos moldes abaixo.

Gozado que o mercado é visto como perverso em todos os segmentos, menos no meio musical. Por meio musical, excluo os compradores, pois eles são meramente estatísticas para o mercado. Me refiro às gravadoras, meios de divulgação, rádios, imprensa especializada, etc. Sabemos que vivem de forma simbiótica e se defendem quando um componente é atacado, os outros defendem com unhas e dentes. As bandas são meros peões no jogo e é perigosíssimo quando uma tenta fazer o “jogo do mercado”.

Quando um banco cobra juros abusivos, a desculpa é “agimos de acordo com o mercado”. Quando uma loja cobra preços inpagáveis por produtos que obviamente não valem isso a razão é “o mercado nos força a agir assim.” Quando as empresas aéreas fazem overbooking, dizem que é prática comum do mercado. Sempre o mercado é a desculpa por agir contra os consumidores. No meio musical não é diferente. Por isso o perigo, a ofensa até, em dizer que uma banda de rock joga junto com o mercado.

Não é isso que acha o crítico da Bizz. Fazer o jogo é sinal positivo para ele. Gozado que quando alguém menciona que uma banda joga com o mercado, me lembro de KLB, Tchan, Bruno e Marrone, Rebeldes, entre outros sons aguados. Difícil classificar o Capital nesse contexto, mas quem sou eu? Se o grande jornalista diz que é assim.....

Mas esse jornalista deveria ler um pouco mais. Sex Pistols fazendo o jogo do mercado? Obviamente esse cara não fez sua lição de casa. Recomendo que leia o livro England’s Dreaming, que detalha a extrema dificuldade do Malcom McLaren em lançar os discos dos Pistols da forma que queria, em divulgar como queria. Não vou me aprofundar, mas qualquer neófito ao rock n roll sabe que, pelo menos quando banda atuante, os Sex Pistols nunca fizeram o jogo do mercado.

Será que o Dinho vai defender a banda dessa injusta acusação?

terça-feira, abril 10, 2007

Entrevista na Drop Music.


Um portal bem legal é a Drop Music. Confiram a entrevista que dei ao site recentemente aqui.

segunda-feira, abril 09, 2007

Mc Plebe


Conformar para deformar? Só se for deformar o bucho, há há há! E não é que a Plebe Rude foi parar naqueles protetores de papel que vêm nas bandejas do Mc Donalds! O império contra-ataca! Nesse caso, o império do palhaço Ronald, não aquele ex-noivo da Cicareli, mas o tal que vende gordura trans aos nossos jovens. Tá bom, tá bom, eu sou culpado, comi um Mc Chicken ontem. Mas só porque estava com muita fome, e para acompanhar a Ana que devorava seus Mc Nuggets – tão jovem, já fisgada pelo consumismo alimentar. Mas o resto da semana vai ser à base de soja e farelo para desintoxicar.

A semana começou e muitas coisas boas vêm pela frente.

Tarde demais para desejar Feliz Páscoa?