sexta-feira, outubro 14, 2005

É Brincadeira!


Quem estamos querendo enganar, se não a nós mesmos? Esse referendo que estão nos submetendo não significa nada, nada mesmo. Não é importante. Se fosse, você acha que o Congresso iria submeter à decisão à população? Eles têm todas as condições de decidir por eles mesmos, sem nos expor a caríssimas campanhas na mídia, que consomem nosso tempo e torram nossos sacos. Porque não pedem para a gente decidir sobre os cassáveis? Isso sim, seria um referendo interessante! Imaginem: o povo vai decidir se o Dirceu deve ser cassado ou não. Ele faria sua exposição na TV, jornal e rádio, alguém faria a contra-argumentação, o povo teria toda a informação necessária para dar o veredicto popular. Ou então, porque não nos perguntar sobre o salário dos servidores do legislativo? Iria um barnabé, representando a classe, para a mídia e falaria: “olha, eu ganho quase quinze vezes mais que o equivalente meu no setor privado, mas ainda não dá para manter meu estilo de vida, por isso peço a vocês para votarem sim, para eu ter o aumento.” Daí, outra pessoa, um médico que ganha perto de um salário mínimo iria responder: “não que seja contra você manter o seu estilo de vida, mas eu faço duas jornadas em dois hospitais públicos por dia. Faltam medicamentos e as condições de trabalho são precárias. Que tal votar não e destinar essa verba para a saúde?”

No referendo do desarmamento, eu voto SIM. Mas sei que nada vai mudar. Talvez uns percam o trabalho na fábrica de armas, talvez uns executivos tenham que mudar de empresa, talvez uns congressistas não consigam mais grana para o caixa-dois dos lobistas do armamento. Mas a violência vai continuar. O referendo mais importante que poderiam nos submeter seria da destinação de verbas para a educação. Já que nossos representantes acham mais importante destinar o orçamento para obras eleitoreiras, um referendo poderia forçar eles a aprovar um orçamento que destinasse muito dinheiro, por várias décadas, para a educação e realmente transformar esse país. Queria ver alguém ir para a TV argumentar contra a destinação de grana para a educação!

terça-feira, outubro 11, 2005

Wireless para Todos!

Outro dia estava contando para um colega que instalei um sistema de internet sem fio aqui em casa e que não havia conseguido colocar uma senha para entrar na rede. Ele perguntou: porque vc quer uma senha? Respondi: para ninguem usar a internet no meu sistema. Ele argumentou: isso é coisa de egoísta capitalista. A idéia, que eu comprei, é todo mundo ter um sistema sem fio e deixar aberto. Tipo uma comunidade, onde todos contribuem o que podem e todos usufruem de tudo na medida que a comunidade possa oferecer. Isso apelou muito para as minha convicções anarquistas. Já convenci o vizinho de baixo, que tmb tem uma rede, para deixar a dele sem senha. Isso potencializou nosso campo de alcance, ambos agora podem usar no apartamento inteiro. Imaginem num prédio onde todos deixam a rede disponível para todos. Numa vila, numa cidade, no mundo! Temos que deixar de lado essas noções de que eu paguei, então ninguém mais usa. Tipo na Holanda, onde tinham umas bicicletas que eram de todos. Você saia do trabalho pegava uma, pedalava até o bar e deixava na calçada. Um outro sujeito saia, pegava a mesma e pedalava até o supermerdado, deixando-a na calçada, novamente. E assim por diante. Ou seja, todas bicicletas eram de todos. Sabem como acabou isso? Os turistas começaram a roubar as bicicletas como lembranças. O que leva a outra lição anarquista: quem está fora da comunidade, ou segue as regras dela, ou não participa dos benefícios. Get pissed, destoy!