sexta-feira, agosto 05, 2005

Tasca a Velha!


Mordi a língua! O Lula não vai sair por aí beijando bebês. Ele vai, isso sim, distribuir selinhos em velhinhas! Deve ser a de Taubaté, aquela que não lê os jornais, não vê tv e acredita em toda declaração oficial do Palácio do Planalto.

Energia Limpa = Independência

Acredito que são as companhias de petróleo que empacam qualquer tentativa de substituir o combustível fóssil por uma fonte mais barata e limpa de energia. Os australianos tomaram a primeira iniciativa e vão construir um imenso painel solar para abastecer uma cidade inteira. Palmas! Se a gente conseguir nos livrarmos da necessidade pelo petróleo: 1. energia barata significa um melhoramento de vida para muitos; 2. as empresas de petróleo, a maioria americanas, perdem todo o poder; 3. os árabes deixam de fazer sentido econômico, teriam paz para construir o seu mundo mulçumano e se isolem do resto do planeta (mas seriam pobres como o diabo!); 4. a Petrobás fecha, significando uma economia em milhões só em salários de barnabés públicos e recursos para corrupção, que não precisarão mais ser gastos; 5. quem tiver um painel solar, não precisa pagar conta de nada, fica livre das estatais elétricas; 6. poderíamos aposentar a energia nuclear, Angra viraria um parque temático; 7. não seria mais necessário destruir a flora e fauna com repressas. Em fim, solução há.

Energia limpa, a salvação da humanidade!

quinta-feira, agosto 04, 2005

Manobras radicais num mar de lama.

Totalmente acuado, abandonado, tendo que, pela primeira vez desde que entrou para a política, pensar por si só, o nosso Presidente se volta para os desavisados, os sem informação, os que não tem como acompanhar os recentes acontecimentos, na tentativa de receber alguma solidariedade. Basta entrar no site da Radiobrás e verificar que a agenda presidencial mais parece a de um candidato. Encontro com taxistas, com o povo de sua terra natal, com estudantes – só falta comer bucho de bode e beijar criançinhas. E realmente está em campanha; esforça-se para não afogar no mar de lama que os seus partidários criaram.

Acho que agora a fachada caiu, todos estamos vendo o verdadeiro Lula: um fantoche na mão de alguns intelectuais de esquerda, com ranço pelo poder, que o escolheram com símbolo de seu partido, o PT. Eles identificaram o então operário do ABC como um porta-voz importante, arrecadador de votos e magneto de notícias. Por isso nunca o deixaram estudar, nunca o deixaram progredir como político e intelectual. Também nunca o estimularam a ocupar nenhum outro cargo público, como prefeito ou governador, por exemplo. Até quando o Lula foi deputado, não o deixaram participar de nenhuma comissão. Tudo isso para evitar que ele pensasse por si mesmo, o que fatalmente iria acontecer, e descobrir que não passava de um laranja, um manipulado.

Bom, agora está abandonado, pois o dedo-duro Jefferson resolveu chutar o pau da barraca. Todos seus colegas lhe viram as costas, mais preocupados em salvar a própria pele, e o incompetente do Lula se vê sozinho. Isso é um grande perigo para o nosso país, pois outros, piores intencionados, podem se aproximar para manipulá-lo. Então ele vai ao povão, aquele que não entende o que está acontecendo. Que não entende as manobras do PT e do Valério de se livrarem de um crime penal, preferindo um eleitoral, cuja a pena é uma simples multa. Não entendem que Lula usou caixa 2 no valor de milhões, que sangrou os cofres públicos. São aqueles infelizes que devido à falta de educação pública, não entendem nada a não ser os discursos patéticos do Presidente, com frases de efeitos e bravatas.

Pensei que depois do Collor, íamos amadurecer politicamente. Talvez depois do Lula.....

quarta-feira, agosto 03, 2005

terça-feira, agosto 02, 2005

Essa é do baú!

Quando lançamos o Enquanto a Trégua Não Vem, em 2000, fizemos uma série de programas de divulgação, entre eles o Musikaos, em São Paulo, de onde vem essa foto. A curiosidade é a seguinte: o Gutje, para variar, sumiu. A gente passou o som com outro baterista e o Clemente, que trabalhava no programa, ia dar uma palhinha. Cinco anos depois, ele está com a gente em todos os shows. Essa é a vida.

Gonzaga, populismo e o luto por Jean Charles.

Assisti abismado a consagração em mártir de Gonzaga o enterro do Jean Charles Menezes, morto pela polícia inglesa que o confundiu com um terrorista. Nem o Sérgio Vieria de Melo, representante máximo da ONU, em missão no Iraque, quando assassinado recebeu tantas honras. Vi o corpo do Jean Charles chegar em avião oficial, vi o Lula mandar ministros para representá-lo no enterro, vi o povo de Gonzaga colocar panos pretos de luto nas janelas e vi o prefeito declarar o dia como feriado municipal.

Alguém se lembra, mês passado, quando uma senhora tentou atravessar o Rio Grande, fronteira do México com os EUA e morreu afogada? Teve algum prefeito que declarou estado de tristeza municipal? No Brasil, só se torna mártir quem a imprensa quer.

Eu não fiquei de luto pelo Jean Charles. Estou de luto é pela incapacidade de nossos políticos de darem educação para nosso povo, obrigando-o a imigrar ilegalmente para fora como único jeito de sustentar a família. Estou de luto pela capacidade de nossos políticos de aproveitarem uma situação dolorida para a família do morto, usando os mais indecentes gestos populistas para se promoverem. Estou de luto pela ignorância de nosso povo em cair nessa.

Alguns dados que me chamaram a atenção nesse episódio: a polícia britânica mata, em média, duas pessoas por ano. A paulista, só em 2004, matou 313. Essas são as estatísticas oficiais, imagine as verdadeiras! O Jean Charles deve ter feito alguma coisa, como correr em direção ao trem, para ter levado oito tiros. Um tudo bem, poderia ter sido um engano, mas oito?!?

O governo inglês imediatamente se desculpou, inclusive mandando seu embaixador para Gonzaga para pedir perdão e, claro, negociar uma compensação para a família, que dizem ser na ordem de US$ 2 milhões. O governo Lula, até o momento, nem se pronunciou sobre as várias crises éticas e políticas de qual é ator principal. E será que vai compensar o povo pelos seus erros? Espere sentado.

segunda-feira, agosto 01, 2005

Noitícias do Front.

Ainda estamos no ar! A pausa dos últimos dias deveu-se a dificuldades operacionais. É que estou de férias e o meu plano de atualizar o blog aqui de casa foi água-à-baixo quando a internet falou. Mas hoje, como podem reparar, já está tudo consertado e vamos lá!

Quinta-feira passada, à noite, fizemos uma audição de todas as faixas do CD, como foram mixadas pelo Philippe Seabra no estúdio Mega, no Rio de Janeiro. O arrepiómetro foi à mil, muito bom mesmo. Hoje, decidimos a ordem das músicas. O último passo, no que diz respeito à parte sonora, vai acontecer na quarta à noite, quando o Philippe volta para o Rio para masterizar o CD. Depois disso, é só mandar prensar.

Quanto às negociações, queria explicar um pouco em que pé está. Hoje em dia, as gravadoras não dão nada além de uma distribuição. Isso deixa todas em pé de igualdade, seja grande, multinacional ou independente. Temos algumas propostas, mas muita coisa só na palavra. O Ivan está tentando conseguir a melhor garantia de que o CD estará disponível a todos que queiram comprar. Em todas as lojas. Isso é o que interessa. Uma decisão deve sair nos próximos dias.

Finalmente, quem viu o Philippe no Fama? Eu não, pois não assisto TV aberta, por isso quero ouvir de quem viu. Outra: amanhã devo estar no Multishow, num programa da Oi! Fui!