terça-feira, setembro 22, 2009

Dia Mundial sem Carros 2009


Chegamos a mais um Dia Mundial Sem Carro com entusiasmo, mas pessimistas quanto ao futuro. Essa máquina poluidora, desagregadora, que está acabando com nossa qualidade de vida não dá sinal que vai embora.
Estou em Amsterdã, passeando com a Alice, minha filha. Desde que chegamos aqui, não andamos nenhuma vez de carro. Do aeroporto até a cidade de trem, da estação até o hotel de bonde. Hoje, alugamos uma bicicleta e conhecemos os principais pontos turísticos. A cidade é toda amigável para o pedal. Os poucos carros respeitam os ciclistas, há ciclovias por tudo quanto é lugar e o holandes tem na bicicleta seu meio de transporte número um. Desde rastafaris, punks, yuppies, peruas de salto alto, trabalhadores e burocratas, todos andam pela cidade pedalando suas bikes.
A cidade tem uma trilha sonora diferente, sem aquele fluxo incessante de carros que estamos expostos todos os dias nas grandes metrópoles brasileiras. Aqui, o governo não deve ser refém da indústria automoblística como no Brasil. Devem ter sua fonte de dinheiro taxando os ricos, os bancos e as igrejas, todos ignorados pela receita brasileira.
Em fim, fizemos nossa parte, pedalamos o dia inteiro. Estou queimado de sol, testa vermelha e feliz.
Saudades de casa e de todos.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Porão do Rock é de Brasília!


Ontem o Porão do Rock, edição 2009, perimitiu que Brasília voltasse a se orgulhar com seu legado rock n roll. Tirando o Capital Inicial, todas as bandas que já foram bandas importantes para a história do rock candango subiram ao palco. E quando digo todas, não podia ficar de fora a maior de todas, Legião Urbana, com Dado e Bonfá fazendo bonito, apoiados por músicos convidados (Philippe tocou Geração Coca-Cola).

Tivemos Little Quail, Mascavo Roots (com a formação original), Escola de Escândalo (tem gente que sempre erra e escreve/fala no plural, é Escândalo, não Escândalos!), Detrito Federal e, claro, Plebe Rude. Conseguimos até arrancar um elogio do Jamari França! Faltaram Low Dream e Oz, mas não se pode tudo, né?

Fico satisfeito com Brasília mostrando sua face rock mais uma vez. Fico feliz em ver o Porão cada vez mais profissional e sintonizado com a cidade. Parabéns a todos!

O Correio Brasiliense fez uma matéria especial muito legal, rolando até um enquete sobre o melhor do rock BSB. A Plebe fez bonito, ficando em segundo lugar nos LPs, na música e o Txotxa e eu escalados com a banda dos sonhos. Leiam aqui.