sexta-feira, março 02, 2007

Fim-de-Semana com Lestics.



Recebi uma mensagem bem bacana do Olavo Rocha, que não tem relacionamento nenhum, acho, com o Renato Rocha, vulgo Negrette. Ele é vocalista dos Gianoukas Papoulas, que é uma banda que se você não conhece, ainda tem tempo de se atualizar entrando no site. Bem, ele e o Umberto Serpieri, que vem a ser o guitarrista e tecladista dos Gianoukas, formaram um projeto paralelo que se chama Lestics. Gravaram um disco e estão disponibilizando-o, absolutamente grátis, a um clique de distância. Dica para o fim-de-semana: clique aqui, baixe o disco e curta-o. Ou entre na página deles no My Space e comece uma sessão de surfe musical virtual. Até segunda!

Guilherme Werneck´s Discofonia.


Sexta-feira chegou, véspera de fim-de-semana que promete muito. Em homenagem ao dia, deixei a melhor dica por último. Trata-se dos blogs do Guilherme Werneck que, coincidentemente, colocou um podcast com Plebe Rude no ar recentemente. Não sei quem é o Guilherme, não conheço sua história, nem o vi pessoalmente, mas navegando pelo Estadão on-line me deparei com seu blog, Discofonia, que abrange um leque vasto de estilos e épocas. Identifiquei-me bastante, pois a gama musical que faz o teor do blog é muito parecido com o meu gosto pessoal. De Morricone a Boris, coisas que estão constantemente no meu iPod são temas do Guilherme em seus artigos. Quer saber de Iggy Pop, Deep Purple, Cinematic Orquestra, Max de Castro, Orquestra, Jorge Mautner, improvisos, mpb, trilhas sonoras e barulho? Vire leitor do Discofonia!

Mas o melhor não é isso. O bom mesmo é que ele tem um outro site, só de podcasts, que toca tudo de bom. Por exemplo, essa semana tem um só com músicas dos anos 80s (com Plebe tocando Sexo e Karatê), um sensacional só com barulho, uma série com os melhores de 2006 em vários estilos (mpb, eletrônico, rock, etc.). Vale a pena explorar. Music for Pleasure. E tem gente que ainda se dá ao trabalho de tirar um disco da capa e colocar para tocar!

Hoje em dia, quem tem computador em casa tem que tirar ele do escritório e plugar no som. Aos poucos, essa máquina está se tornando o centro de entretenimento do lar. A banda está ficando cada vez maior e, em breve, a TV também fará parte periférica do computador. Bem-vindo ao século XXI.

quinta-feira, março 01, 2007

Ubu Web - viagem para os entendidos e curiosos.



A dica de hoje é somente para aqueles que realmente querem ousar na busca de seus prazeres auditivos. Música? Tem um pouco. Poemas? Sim, dos mais vauguardas de todos os tempos, desde os beats, até Patti Smith (tem até Caetano Veloso, há há há ). Sons estranhos? Também.

Trata-se da Ubu web, que se descreve assim: “UbuWeb is a completely independent resource dedicated to all strains of the avant-garde, ethnopoetics, and outsider arts. All materials on UbuWeb are being made available for noncommercial and educational use only. All rights belong to the author(s). UbuWeb is completely free.” O importante é essa última frase, onde free = grátis.

Coisas interessantes que achei lá:
Mantra indígena para o cogumelo sagrado.
Andy Warhol’s Silver Flotations
William S. Burroughs "Origin and Theory of the Tape Cut Ups"
Entrevista com Allen Ginsberg

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Concert Vault - música ao vivo de grátis!


Outra dica para quem quer garimpar músicas na internet. Dessa vez é o Concert Vault, que, como o nome indica, é um depósito de concertos gravados ao vivo que vai desde Bod Dylan, passa pelos Pink/Zeps, e cai no Clash. O dono do site está constantemente sob pressão judicial dos músicos e gravadoras que querem que ele tire os áudios do ar e passe as gravações para eles. Só que o cara resiste e, semanalmente, coloca outra pérola. Da semana passada, por exemplo, foi um show do Clash, de 1979, no EUA, durante a turnê do Give’em Enough Rope. Coisa fina! Esta semana tem os Rolling Stones de 1978, quando eram bons. Quem gosta de música ao vivo, especialmente de bandas mais consagradas, vale a pena.

Espero que gostem do tema dessa semana: música grátis na internet. Eu sou fascinado pelo assunto, sempre achei que deveríamos ter acesso a tudo e decidir o que quisermos ouvir. Por isso sou tão contra o jabá radiofônico e televisivo, assim como os “filtros” aplicados pelas grandes gravadoras e distribuidoras. Acho que pela primeira vez temos as ferramentas necessárias para causar uma verdadeira revolução. O que temos que temer é a preguiça e ignorância da grande massa. Depende de nós dar o exemplo!

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Blogs Musicais

Outra diversão internética que anda ocupando meus preciosos minutos livres é a navegação por blogs que disponibilizam discos. São muito bem feitos, geralmente por blogueiros que realmente têm conhecimento e amor ao estilo musical que resolveram divulgar. A maioria garimpa os sebos, digitaliza vinis raros e disponibiliza para o deleite de surfistas virtuais, como eu. Um leque de delícias aurais está disponível para quem tem paciência e curiosidade.

Eu mesmo, pretendo um dia disponibilizar toda a coleção da Plebe Rude aqui, nesse blog.

Enquanto isso não acontece, recomendo os seguintes blogs para vocês se encherem de sonoridades boas em suas vidas:

Secret Fun
?perimetric
365 Day Project
Musicometro
Loronix





Divirtam-se e me avisem se acharem outro que não toque o convencional.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Surfando no My Space

Esse carnaval me deliciei navegando pelo My Space. Faz tempo que não sinto a excitação provocada por achar bandas novas – principalmente aquelas que não foram ainda assinadas. Quando morava na Inglaterra, em 1978, ficava a noite toda sintonizado no John Peel, anotando as coisas legais que ele tocava. Assim, cheguei às já famosas Killing Joke, Bauhaus e Echo (só para mencionar algumas), mas também às até hoje desconhecidas Stiffs, Carpetts e Skids, que faziam a trilha sonora das fitas K7s que gravava para a galera da tchurma. O My Space me fez retornar no tempo e saborear de novo o prazer de garimpar músicas novas.

Por exemplo: tive sorte aterrisando na página da primeira banda (que se tem notícia) de glamjazz, a scandinava Domination Circus (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendID=146830449 ). Pesquisando os seus amigos, no Friends’ Space, pousei na página do baixista Rik Kraak (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=129500963 ), que toca com várias das bandas e artistas dessa cena. Não é que um dos seus amigos é o Bugge Wesseltoft, um músico muito interessante cujo cd New Form of Jazz eu ouvia anos atrás (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=65325074 ). Bem, ele é amigo da dupla eletrônica Punkt (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=65325074 ), que é amiga dos malucos experimentais do Deathprod (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=48773901 ), que por sua vez tem entre o rol de conhecidos o doidão do Nacht (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=26817874 ), que é amigo do Coil, outra banda que ouvia muito no início dos 1990s.

Legal demais, saí do jazz para pousar no experimental. Noutra viagem, saí do ska e parei no hardcore. Mas o mais legal é que são todas bandas desconhecidas, muitas sem sequer discos no mercado. E o negócio vicia, isso tende a consumir madrugadas inteiras! A morte das gravadoras, das rádios e de todo o establishment musical? Que venha!