quarta-feira, fevereiro 02, 2005

O MELHOR DISCO DE GUITARRA DE TODOS OS TEMPOS

A época, 1988, Ronald Regan no poder. Sua política conservadora, liberalizante em temas econômicos, conservadora em costumes, produzia uma névoa de desesperança que ofuscava nossa capacidade de pensar positivamente sobre o futuro. Os ricos ficavam mais ricos, os pobres mais pobres. Esse o cenário de fundo para a gravação do melhor disco de guitarra de todos os tempos da história do rock (e jazz e soul e qualquer outro estilo que use a guitarra elétrica).

Não estou me referindo a nenhum Clapton, Hendrix, Page, Beck, Fripp ou Satriani. Os guitarristas bem menos burocráticos dos que esses pseudo-mitos, são Thurston Moore e Lee Ranaldo, a banda, Sonic Youth, o disco Daydream Nation. A capa, um detalhe de um quadro do artista alemão Gerhard Richter, mostra uma vela tentando iluminar um ambiente sombrio e escuro. Sabemos que ela vai apagar, mas lutará até derreter sua última gota de cera contra as trevas. Assim como o Sonic Youth nada contra a correnteza do rock corporativo e da era Regan. Sabemos que não vai vencer, mas torcemos que faça um grande estrago.

Originalmente um LP duplo – hoje somente um CD simples – recheado com uma dúzia de músicas que levam a arte de tocar guitarra ao limite. Ouvimos acordes dissonantes, distorções que choram, microfonia harmônica e outros sons que até duvidamos serem extraídos de seis cordas. Difícil de ouvir, ainda mais se você comprou a falácia do grunge e rock “alternativo” patrocinado pela MTV. Esse disco requer um certo esforço de inteligência em descobrir o formato das músicas, as melodias, os temas. Requer atenção constante do ouvinte, que é recompensado com uma obra completa, séria e muito divertida, de uma forma nietchiana.

Mas as guitarras – as guitarras! O quê esses dois fazem é sublime, artesanalmente complicado, talvez até irreproduzível da mesma forma, do mesmo jeito, em outra tomada da mesma música. Uma maçaroca sonora linda de ouvir, que mexe mais do que a Marquês de Sapucaí em dia de desfile, mas de uma forma mais tensa do que a favela comemorando seus poucos dias longe da pobreza no carnaval.

O esforço criativo deve ter sido enorme, pois após esse disco, o Sonic Youth lançou somente trabalhos medíocres. Um marco.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Sister", lançado antes do "Daydream" também é muito, muito bom. E o último "Sonic Nurse" marca a ressurreição da banda depois de 2 discos horrorosos (Murray Street e NY Flowers'n'Ghosts). Agora as guitarras são mais calminhas.

Anônimo disse...

Cara, Socnic Youth gravou muito disco bom nos anos 90 até hoje. Deu bolas foras, mas poucas vezes