A estória de nossa participação no Rock in Rio III já foi contada inúmeras vezes, mas acho interessante repetir aqui. À época, a gente era empresariado pelo Rafael Borges, ex-Legião Urbana. Tínhamos ótimo relacionamento com ele e achamos que ia dar certo. Acontece que ele também representava o Sheik Tosado, banda de Recife que tinha acabado de lançar um CD pela Trama. Olhando para trás, repensando tudo que aconteceu, acho que a razão que o Rafael aceitou empresariar a gente foi para o Sheik Tosado aproveitar no nosso vácuo e ganhar um espaço debaixo de nosso holofote.
Isso ficou óbvio quando a gente foi lançar o Enquanto a Trégua Não Vem no Canecão, Rio de Janeiro. Lembro-me que houve uma discussão terrível se o ST iria abrir ou não. Muitos da banda – corretamente – achavam que não deveria, que deveria ser um evento dedicado somente à Plebe. O Rafael insistiu tanto, que o Sheik acabou abrindo e quase estraga tudo, pois utilizaram todo o seu cenário. Oras, banda de abertura não usa cenário próprio, mas o Rafael insistiu e o ST usou. Isso criou um atraso significativo de nossa entrada. O público, sedento a décadas por Plebe, não curtiu nem um pouco aquilo. Depois do Sheik, a gente ainda exibiu, pela primeira vez num show, o filme Ascensão e Queda de 4 Rudes Plebeus, que leva uns 20 minutos. O público, impaciente, de saco cheio de ouvir uma banda que não queriam ouvir, nem curtiu.
Quando veio o RRIII, ofereceram ao Rafael duas posições: uma no palco principal e outra no palco Brasil, menor. O que fez? Deu o principal para o Sheik Tosado e nos enfiou no palco Brasil. Foi pior para o Sheik, que tocou na noite metaleira e recebeu as tradicionais vaias e abusos. Foi um tiro no oceano para eles. A Plebe teria tirado de letra, temos afinidade com os mais radicais. A gente foi tocar no meio da tarde e lotou tanto a tenda onde ficava o palco Brasil que teve gente lá de fora exigindo que ligassem o PA do palco principal. Fomos a única banda a tocar lá que teve bis. Entramos com raiva e a utilizamos para fazer uma das nossas melhores apresentações, foi emocionante.
Ainda bem que foi gravada e agora você pode a baixar aqui.
Apesar de tudo, tenho muito apreço pelo Sheik Tosado, pelo China e, claro, pelo Rafael. Mas que atrasou nossa vida, atrasou.