sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Plebe Rude - Suficiente por um dia (ou dois)

Outro vídeo não oficial que merece destaque. Acho isso o máximo, pessoas usando o que a tecnologia permite para interpretar as nossas músicas do jeito que querem.

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Voto em Branco - Vídeo Alternativo

Terminamos nossos relatos sobre os clipes oficiais da Plebe. Com sorte, todos e mais alguns irão aparecer no DVD. No entanto, essa pérola, acima, foi feita por um fã e eu acho muito muito muito legal. Parabéns para quem fez.

Vive les Femmes!

Sou fã das mulheres. Também nesse sentido que você está imaginando, mas numa abrangência muito maior. Elas são batalhadoras, persistentes, trabalhadoras. Quantas faxineiras e empregadas (o termos politicamente correto, hoje em dia, é “consultoras do lar”) que já trabalharam comigo sustentam a família toda, filhos, pais e marido, enquanto o homem de casa, desempregado, fica coçando o saco sem fazer nada? Tudo bem, emprego para mão-de-obra não especializada está difícil, mas ajude no lar! A mulher, dizem, trabalha vários turnos, em casa e fora. Os melhores chefes que já tive foram mulheres. São objetivas, não se preocupam em agradar, pois preferem que a tarefa seja bem feita.

Siouxsie Sioux, Brody Dalle (essa do vídeo acima!) e PJ Harvey são exemplos de batalhadoras, sendo as líderes de suas respectivas bandas, se destacando num ambiente onde homens reinam e são machistas. Destaco-as entre outras, que usaram seus talentos e não corpos – apesar de serem lindas – para serem notadas.

Recentemente foi divulgado o resultado de uma pesquisa feita pela Unilever que trás um resultado supreendente: mulheres preferem mais fazer compras do que fazer sexo! Claro que as compras se referem a roupas, que isso fique claro. Um colega meu, ao ler isso comentou: isso é culpa dos homens que não estão fazendo o serviço bem feito. Que panaca! Porque na verdade é culpa das griffes que estão sabendo fazer o serviço muito mais bem feito. E quem está à frente da maioria das griffes? Mulheres! Nós não soubemos evoluir, as fabricantes de roupas femininas sim.

Vejam os outros resultados: para 70% das pesquisadas, o amor à primeira vista só existe por saias, blusas ou sapatos; para 48% das entrevistadas, nenhum homem faz uma mulher se sentir tão segura e sexy quanto a sua roupa favorita. Isso mesmo, humilhem! Nós merecemos.

Será que a Hillary no comando dos EUA será capaz de inverter o antiamericanismo causado pelo governo Bush? Eu acredito que fará o possível. Quero ver uma sentada no Palácio do Planalto (desde que não seja uma Sarney!).

Esse texto deveria ser publicado somente no dia 8 de março, dia internacional da mulher, mas não consegui agüentar. We salute you!

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

A Filmagem do Clipe de O Que Se Faz

A estória desse clipe começou assim. Uma noite, fui ao Beirute e me deparei com um José Eduardo Belmonte pra lá de Bagdá, já de saída. Disse que queria falar comigo, pois havia incluído Seu Jogo na trilha sonora de seu novo filme, Concepção, e estava tendo problemas com a editora no sentido de liberar a execução. Disse para ele que uma mão lava a outra, que estaríamos dispostos a abrir mão de nossa parte se ele dirigisse um novo clipe. Topou na hora.

Só que desse dia até a entrega das cópias nas mãos do Ivan levou mais de um ano! Nesse meio tempo o Zé Eduardo terminou um outro longa, a gente lançou o CD, fizemos o clipe de Voto em Branco e, ufa, já estamos planejando o DVD. Resumindo, o cara é meio enrolado, some, se envolve em infinitos projetos paralelos e, ainda, cuida de um filho, que é superlegal.

Temos uma parcela de culpa também, pois foi difícil definir qual música que faríamos. Primeiro era Mil Gatos, depois Quanto a Você e, finalmente, O Que Se Faz. Lembro-me que o roteiro original era para ser gravado numa cidade satélite do DF, para dar um pouco de exibição para a outra face da capital federal. A gente estaria tocando numa praça, ia ter uma briga e, sendo época de seca em Brasília, ia levantar a maior poeira que encobriria tudo. O Philippe já ficou apreensivo em usar seu Mesa Boogie, pois, com certeza, a poeira iria destruir o amplificador. Depois disso, o roteiro mudou mais de dez vezes.

A idéia de gravar na Torre de TV veio do Balé, baterista dos Resistores e ex-Escola de Escândalos. José Eduardo comprou a idéia e acrescentou alguns elementos próprios. Acho bacana como uma concepção vai ganhando forma e mudando os conceitos quando começa a ser trabalhada por outras pessoas. O Philippe sempre diz que as pessoas deveria ficar livres para fazer a sua arte. Foi assim com a capa, quando jogamos a idéia básica e a Cláudia a fez; também com o clipe de Voto em Branco e o Steve E. Ponto. E foi assim com esse vídeo.

A interpretação que o José Edurardo deu à música por meio do clipe foi interessante. Ele achou que a letra falava de decepções em termos de vida e usou o cenário da torre para falar das pessoas que se jogaram lá de cima, porém de forma lúdica, sem ser apelativo. Isso combina muito com o conceito das letras novas que tratam da micro-política, aquela que somos obrigados a lidar no nosso dia-a-dia. Gostei muito.

As gravações começaram às 5 da manhã. Lá de cima, a gente via as horas finais de uma rave que estava rolando no estacionamento do Mané Garrincha. Claro que horas depois tinham uns ravers virados vendo a gente fazer os playbacks para as câmeras, há há há. Pintram também uns motoqueiros de goiânia, tipo Hells Angels, além da turistada normal de domingo. Mas quando esses começaram a chegar, a gente já estava nas últimas tomadas.

Agora que o carnaval acabou, que o Brasil retoma o seu cotidiano, o Ivan, com o clipe nas mãos, já está negociando sua divulgação. Claro que anunciaremos aqui e no site quando será.

Carnaval Terminou!


Recomendo a leitura do blog do Felipe Machado no Estadão online sobre o carnaval. Falo minhas as suas palavras. http://blog.estadao.com.br/blog/palavra/

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Voto em Branco - O Clipe

A Filmagem do Clipe Voto em Branco

A grande eminência parda por trás dos clipes do José Eduardo e desse, do Voto em Branco, é a Rosinha. Desde os 14 anos trabalha na produção e por trás das câmeras de filmes, sejam propagandas, curtas ou longas. Assim sendo, é muito bem relacionada e nos colocou em contato com esses diretores e viabilizou produtoras a custo razoável. Dos quatro últimos clipes da Plebe, seus contatos tornaram a coisa possível, dentro do paco orçamento que dispúnhamos. Valeu, Rosa!

O clipe de Voto começou numa pizzaria, onde sentei com o pessoal da produtora Cara de Cão que queria ver sobre o que se tratava. À mesa, estavam o diretor, Steve E. Ponto, e a produtora Juliana. Ao celular, acompanhando a conversa de perto, a principal sócia da CdeC, Renata. A idéia era fazer um clipe bem tosco, totalmente baseado em cima daquelas exibições no horário gratuito de políticos a cargos insignificantes – veradores, deputados estaduais, etc. – que são vinculados durante a época das eleições. Como todo diretor criativo, Steve logo viajou na idéia e começou a incorporar cenas suas.

A próxima reunião já foi com a presença do Philippe, na sede da produtora, onde ficamos debruçados sobre livros do Winston Smith, um cara que faz colagens muito doidas, assinando todas as capas dos Dead Kennedys (procurem obras dele na internet, vale a pena!), livros de pôsters de filmes-B’s e outras preciosidades trash cultivadas pelo Steve. Percebemos que, como toda boa idéia, já havia criado vida própria e estava em plena mutação.

A gravação foi ótima, com toda a equipe do CdeC trabalhando por migalhas – obrigado gente! E o resultado foi bacana, não só em termos visuais, mas por mostrar um lado bem humorado da Plebe. E posso assegurar, estar com o Philippe, Clemente e Txotxa é uma comédia atrás da outra.

Detalhes da gravação: o Philippe assumiu o personagem militar, não tirou o uniforme depois de gravar a sua parte e ficou “dando ordens”em todos. Já o Clemente, assim que terminou sua participação, arrancou a gravata. Txotxa, no início tímido perante as câmeras, logo se soltou, mas ficou mais para Drácula do que o Severino, há há há.

Outra menção especial é para o pessoal do fã clube Planaltina que participou na rodoviária com plaquetas e animação. Mais um agradecimento especial para vocês! O Philippe foi ver e quase foi linchado por um discípulo da Heloísa que achava um absurdo esse negócio de votar em branco. Sério, o cara teve que fugir para não ficar feia a coisa.