sexta-feira, outubro 09, 2009

Retrô X

Retrô, eu? Antes que alguém me acuse de ser um negador dos avanços tecnológicos, um iconclausta moderno, quero deixar claro que não abandonei nosso queridinho mundo digital. Ainda tenho meus gigabytes de MP3, minhas queridas fotos que posso mandar para todos e até postar no blog e meus documentos em pdf. No entanto, um dia, parei para perguntar: "se tudo isso é digital, como é que não posso tocar com meu dedo?"

A partir daí, comecei a ter saudades de manipular um LP (para os muito novos: aquele bolachão de vinil que usamos para ouvir músicas num toca-discos). Fiz uma pesquisa e descobri que há um mercado florescendo vendendo discos novos, de vinil virgem (porque aquilo que a gente ouvia nos anos 80s era tudo reciclado, perdendo qualidade a cada reprensada), agora com 180 gramas e sulcos profundos para melhor reproduzir o som. Timidamente, comprei o novo Sonic Youth em vinil. Depois alguns compactos (Joe Strummer tocando The Harder They Come, entre eles), uns EPs e quando vi, estava viciado em ouvir LPs novamente. Meu harddrive, contendo milhares e milhares de músicas, está com inveja, mas sentar no sofá, ouvindo um som, com a capa na mão é meu novo hobby caseiro.



Em recente viagem à Alemanha, Alice e eu passamos muito tempo dando uma olhada nas sessões de LPs nas lojas e, principalmente, nos mercados de pulga. Muitos achados bons, entre eles o único e maravilho LP do Fred Banana Combo (vide o vídeo abaixo, aliais, ouça, porque a imagem não tem nada a ver com a banda).


Também fui conquistado pelo filme de fotografia por meio das máquinas Lomo. Entrei na Lomografia, que usa câmeras Lomo, de plástico, baratas, mas produzem fotos lindas (vide abaixo). Minha digital está na prateleira, pegando poeira. Esperem muitas fotos de Lomo do show no Rio, na próxima semana.

Aliáis, boas notícias: a primeira loja Lomo do Brasil vai ser no Rio e vai abrir em breve! Sigam pelo twitter dos caras aqui.




E continuo a ler livros impressos. Esse negócio de livrodigital não vai me pegar! Ou vai?

Próximo passo: dirigir um carro que não tenha a maldita quinta marcha. Sonho: um Chevette Tubarão Turbinado com um adesivo do Jaws na janela de trás e outro do Tutubarão do outro lado!

quinta-feira, outubro 08, 2009

Plebe no Canecão!


Por essa vocês não esperavam: Plebe no Rio na próxima sexta-feira, dia 16 de outubro! Será no Canecão, dentro da festa Naftalina, promivida pela Rádio Transamérica, que também irá colocar na sua programação a versão em inglês de A Ida, trilha sonora do filme O Federal.

No mesmo dia em que gravamos o DVD, foi gravado também imagens que serão usadas num clipe inédito da Plebe para essa versão de A Ida. O Philippe é o responsável pela trilha sonora do filme. Então, antes que o DVD chegue às lojas (em 2010), vocês terão oportunidade de ver a Plebe em vídeo inédito.

Rio, aguardamos vocês!