sexta-feira, agosto 29, 2008

Mais info na guerra plástico vs. papel

Plástico ou Papel?

É complicado ser um cidadão eco-consciente hoje em dia. Tome, por exemplo, os malditos sacos de supermercado. Alguém pode perguntar: o que você prefere, de plástico ou de papel? Sem pensar muito, um cidadão com viés ecológico responderia: de papel, pois são biodegradáveis e os de plástico poluem. Mas daí vem o seguinte argumento:

Sim, mas matamos 14 milhões de árvores ano passado para fazer papel, isso está contribuindo para o aquecimento global.
Certo, mas sacos de plástico consomem 12 milhões de barris de petróleo e estão afixando os oceanos e matando vida marinha.
Ok, mas a fabricação de sacos de papéis criam 70% a mais de poluição no ar.
Ah, tudo bem, mas sacos plásticos criam quatro vezes mais lixo.
Considere isso: sendo mais grossos, os sacos de papel demandam sete vezes mais caminhões para transportar o mesmo número do de plástico, liberando mais poluição, contribuindo para o aquecimento global.

E assim por diante. É importante termos as informações corretas antes de tomarmos as nossas decisões. O establishmento (Estado, Corporações, Governos, Mídia) só divulga o que é do interesse deles. Pesquisem e não aceitem como certa a primeira resposta. Sejam pastores, não carneiros.

A resposta certa para a questão acima seria: nenhum dos dois, nem plástico, nem de papel. Eu levo para o mercado meu próprio saco de pano, que reuso várias vezes. Ele tem uma caveira ecológica (contradição) pintada no lado. Quando a compra é maior, levo minha mochila. Agindo localmente, pensando globalmente. Na Europa, já cobram 15 centavos por cada saco, forçando todos a usarem o seu.

Valeu, Txotxa, pelas informações acima! Acertou em cheio, me interesso por isso.

quinta-feira, agosto 28, 2008

Salve Plebe no Festival de Inverno de Brasília



Reparem que na passagem de Que País É Esse para Fio Maravilho, há uma troca de baixistas. André sai, entra o Bruno do Salve. Acontece que, sem nada para fazer, esse que lhes escreve foi para a percursão, que acabou demontando em minhas mãos!

quarta-feira, agosto 27, 2008

Energia Limpa ou Mico Preto?

Brasil comemora a descoberta de mares de petróleo abaixo do leito marinho, numa camada geológica conhecida como pré-sal. O governo já alardeou que o País encontrou sua mina para financiar a escalada para o primeiro mundo. Houve até a excelente idéia de reservar boa parte dos lucros dessa reserva à educação, que, caso aconteça, irá impulsionar o Brasil como nunca feito antes. Isso já foi desmentido e, infelizmente, ninguém fala mais nisso.

O que queria comentar é sobre a visão de futuro. O Lula afirmou hoje que o Brasil não exportará o petróleo cru, mas irá refiná-lo para vender o produto final, com isso ganhando mais. Ok, mas quem vai construir as refinarias? O dinheiro é pouco. Vão buscar parcerias com empresas privadas ou vão desviar recursos da educação e saúde para refinarias (já que nem pensam em desviar recursos da manutenção da máquina estatal). Sendo 100% estatais, essas refinarias seriam administradas por quem, padrinhos dos políticos ou profissionais sérios? Sendo padrinhos, já sabemos que serão ineficientes, buraco negros de dinheiro público, resultando no não cumprimento da meta de trazer mais divisas ao País.

Um fato a considerar: se tudo correr bem, no máximo, em 2014 é que estaremos vendo os primeiros frutos da reserva pré-sal. Como sabemos que a eficiência do governo é a passos de tartaruga, digamos 2020. Até lá, o preço do barril de petróleo será proibitivo e acredito que o mundo estará testando novas fontes energéticas, que, possivelmente serão não escassas, baratas e limpas. Então, a demanda mundial para combustível fóssil estará em baixa. Ou seja, caso venha esse cenário, estaremos com um mar de petróleo em nossas mão que ninguém vai querer ou poder pagar. Já jogaram Mico Preto? É tipo isso.

Os países do Oriente Médio, no século passado, só tinham importância estratégica por serem passagem para as Índias. Os beduínos que lá habitavam só geravam interesse em escritores e outros com gostos exóticos. Já viram Laurence das Arábias? Então o mundo se viciou em petróleo e os caras se acharam em cima de um riqueza incalculável. Nos anos 1907s, quando eles sacaram que tinham o mundo pelo culhões, começaram a aumentar o preço do barril, que era de US $ 7,00 e escalonou para hoje US $ 150,00. Infelizmente, essa época já passou. Espero que sejamos espertos e dirijamos nossos esforços para fontes alternativas.

terça-feira, agosto 26, 2008

TV Manchete 1989: Especial Plebe Rude


Outra pérola do passado! Não entendo porque o Philippe e eu estamos de colete. Nem me lembrava que tinha esse tipo de roupa no meu armário! Revendo, acho que o Jander está meio desanimado, ou é impressão minha?

segunda-feira, agosto 25, 2008

Wii!!!


Difícil é começar a semana com um 4 a zero pairando no ar. Mas o Furacão há de soprar forte de novo!

Eu nunca fui chegado a videogames. Tenho amigos viciados e gastam um tempão à frente das telas jogando. Quando surgiu o Wii, mudei de idéia. Para quem não conhece, trata-se de uma nova forma de jogar, com controles sem fios que conseguem perceber os seus movimentos. Isso significa menos apertar botões e mais ação.

O Wii foi originalmente feito para conquistar o público pré-adolescente. Achavam que o público mais maduro não ia gostar dos gráficos de baixa resolução, então erraram no cálculo da demanda. Acontece que atingiu os pré e os adolescente e, pela primeira vez na história dos jogos eletrônicos, o público da melhor idade (eufemismo para aqueles acima de 50 anos). Isso porque o joginho que vem junto com o console permite jogar tênis, golfe, boliche, baseball e boxe com os movimentos do jogo verdadeiro. A gente sua a camisa jogando Wii.

Bem, isso gerou uma demanda incrível e o console do Wii ficou super-difícil de achar. Para encontrar o meu, foram várias encomendas a amigos que iam aos EUA. Finalmente, em NY, numa loja, encontrei o meu.

Os fabricantes vendem os consoles abaixo do preço de fabricação, visando recuperar a perda nos jogos. Acontece que no Wii o jogo de esportes que vem junto com o console é tão legal, que ninguém comprava outro. Isso até sair o Mario Galaxy, considerado o jogo mais perfeito já feito. Na minha opinião, somente agora os programadores de jogos estão conseguindo usar a tecnologia Wii. Não basta adaptar jogos feitos para botões, tem que criar jogos quebrando paradigmas. Isso que o Steven Spielberg fez quando criou o sensacional Boom Blox.

Tudo isso para dizer que em 2009 vai sair o MadWorld. Vejam o filminho teaser acima, esse promete! Tudo preto e branco, menos o vermelho, sangue! Um pouco violento, mas serve para aliviar as tensões. Lembra Sin City, do mestre Miller. E essa notícia fez a nuvem negra do 4 a zero se dissolver.