sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Bigodes T-Rex


Personagem da semana: Jarbas Vasconcelos. Não estou puxando saco de ninguém, todos esses políticos antigos têm o rabo preso. Me diz com quem andas, que te digo quem és, é o que posso aconselhar o pernambucano. No entanto, até esse velho PMDBista se cansou de tanta bandidagem na política que resolveu desabafar numa entrevista à Veja, onde acusa seu partido de promover, suportar e não querer acabar com a corrupção. Mais, aponta suas críticas ao Sarney, seu companheiro de chapa.

Não que vá adiantar alguma coisa, a única página amarela que o povo lê é a da lista telefônica quando quer encomendar uma pizza, imagine a da Veja. Mesmo se lesse, iam voltar a votar nessas mesmas velhas raposas, seduzidos por medidas populescas.

Não foi só interna a reação negativa à eleição do Sarney para Presidente do Senado.
A revista inglesa The Economist publicou na semana retrasada um artigo entitulado “Onde os Dinosauros Ainda Andam” sobre o fato. Fala claramente do aspecto simbiótico do Sarney com a política brasileira. Diria mais parasitário do que simbiótico. Enfocam o fato do Maranhão ser o estado mais atrasado do Brasil, entre outros “méritos” da família Sarney.

Não é que o bigodudo respondeu!? Fico admirado, pois sempre mando e-mails aos parlamentares divagando sobre os mais diversos assuntos. Todos sempre respondem, com duas exceções, o Sarney e o Itamar. Tudo bem, se os livros do cara já são ruins, imagine os e-mails! Acho o Sarney o pior presidente que a gente já teve, seguido do Epitácio Pessoa (que proibiu negros na seleção brasileira!).

Vejam a derrota que é o Sarney para o Brasil: uma moratória sem razão que nos afeta até hoje, um plano de estabilização econômica desvirtuado para fins eleitorais (Planos Cruzado I e II), hiperinflação, uso de inside information para fins próprios (Banco Santos, alguém lembra?), muda de lado como eu mudo de camisa. Quer mais? Até na África, quando um presidente termina seu mandato, não volta com outro posto político. Vira conselheiro, comanda um partido, vira referência. Claro que o Sarney não tem qualificação para qualquer dessas coisas, então se elegeu senador pelo Amapá, cujo povo deu de bandeja mais um representante no Senado ao Maranhão.
Na resposta do Sarney ao The Economist, ele compara sua família aos Kennedys, se compara ao Churchill, diz que a culpa do sucateamento do Maranhão ser da oposição, afinal estão lá a mais de sete anos (sim, Sir Ney, e nos outros 50, quem pilhou o estado?).

O que mais me intriga é o Lula, do PT, dar apoio ao candidato do PMDB e não ao do seu partido para presidente do Senado. Sepultou, com essa atitude, qualquer possibilidade de partidos desempenharem papéis sérios na cena política nacional. É tudo fachada, já sabíamos, mas o grito de “o rei está nu” tinha que vir logo do Presidente Lula?

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Viva Beirut - Viva o Cinza!


Adoro a miscigenação. Não canso de afirmar isso. A mistura, não a pureza, é que faz o mundo um pouquinho melhor e é a nossa única salvação. Miscigenação de raças, de estilos, de culturas, de culinária. O famoso melting pot, como dizem os antropólogos.
Já os puristas, me distancio deles. Puristas roqueiros, puristas ideológicos, puristas religiosos – todos acham que têm a resposta, que o mundo é preto ou branco, eles já classificaram tudo e não aceitam meio termos. Viva o cinza!
Tem um carinha chamado Zach Condon, também conhecido como Beirut, que lançou um epzinho que satisfaz toda a minha ganância de misturas. É o “March of the Zapotec”, gravado no México, com uma daquelas bandas de marcha que saem às ruas no Dia Del Muertos. Sensacional! O estilo do cara é mais para Hot Chip ou popzinho médio, mas esse trabalho quebra barreiras.
Esse ano já promete, no segundo mês, já tenho dois títulos na minha lista dos melhores de 2009.
Viva o cinza!

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

O Resgate: Inteligência por trás do BPM

Muitos roqueiros torcem o nariz para o que chamam genericamente de “música eletrônica”, não pelo som, mas alegando tratar-se simplesmente de uma forma de escapismo, um entretenimento das massas. Quem conhece a história do house, os artistas por trás, sabe que isso é uma baboseira, mas mesmo assim a acusação é feita repetitivamente.
Um coletivo de DJs de Brasília (Ezy, Fastwalder, Guilherme) lançou um blog chamado O Resgate, que tem como objetivo “trazer informações relevantes sobre a sociedade. Vamos tratar de temas relacionados à arte, música e cultura. Também falaremos da mídia, da falta de liberdade, da falta de pensamentos e de atitudes nos tempos atuais”.
O blog é recheado de filmes, textos, músicas e informações, todas ligadas ao tema. Vale a pena colocar nos favoritos de seu computador.
Lendo o blog, vendo os filmes, ouvindo os sons, ficou na minha cabeça a letra de uma das primeiras “músicas eletrôncias” que ouvi, lá na década de 80s, do Mark Stewart & the Mafia, chamada When the Veneer of Demorcacy Starts to Fade”, que tem tudo a ver com a proposta do coletivo.
Flex your head!

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Tosqueira Total


Enquanto a gente está fechando data de gravação do DVD, esquema de parceirias com produtora, logística de gravação, distribuição, show de Salvador, possível show no ABC/SP em abril e, ainda, considerando que não estou autorizado a dar mais detalhes, segue uma propaganda de game total toqueira, no melhor estilo Hell Radio. Deleitem-se!