segunda-feira, janeiro 31, 2005

DESTROY ROCK N ROLL

No final do ano passado, foi lançado na Inglaterra, um disquinho muito legal chamado Destroy Rock n' Roll, por um tal de Mylo. Coisa divertida de ouvir, que a gente gosta muito durante uma semana e depois não aguenta e não quer mais escutar. No entanto, a idéia da canção me fez pensar muito sobre nossas celebridades musicais. Mylo acusa uma série de artistas de destruirem o rock, pois dão mais importância às suas imagens do quê, necessariamente, suas músicas. Lista vários, desde Herbie Hancock, até o Duran Duran, passando por David Bowie, Madonna e Men at Work. A pena decretada: que queimem nos fogos da obscuridade para toda a eternidade, certamente uma condenação que faz qualquer artista ficar com pressão baixa, dor de barriga, ou uma combinação dos dois, e sair correndo para seu guru/psicanalista de plantão.

E no Brasil, sobraria quem? Wanesa Camargo, Kelly Key, KLB, Rouge, Caetano Veloso, Gilberto Gil, pagodeiros, roqueiros e outro musiqueiros que impestam as ondas de rádio e TV já estariam em brasas, caso a decisão fosse séria. Talvez um Chico Buarque, mas o esquerdinha sabe muito bem manipular aquela imagem de pegador-classe-média-garoto-tímido que tanto arranca suspiros de nossas avós. Lenine e Chico Cesar? Devem estar brincando, né? Eu nem conheço a música desses caras, mas consigo, infelizmente, visualizá-los. Charlie Brown, CPM 22? Em chamas! Los Hermanos? Num primeiro momento, talvez fossem salvos, mas aquelas barbas e camisas polo? Não, é tudo muito bem calculado, mais que a música que tocam. Fico na dúvida se alguém se salvaria.

O problema toda é fazer o quê com as cinzas resultantes desse tal "fogo da obscuridade". Se nem conseguimos nos livrar de nosso lixo atômico, como espera que lidemos com esse lixo, que é muito mais letal?

Um comentário:

Anônimo disse...

Matadores do Rock Nacional: KLB! Os caras fazem playback no "GluGlu" com guitarras e baixos. Se Raul Seixas visse isto com certeza cantaria: "Há muito tempo atrás na velha Bahia, eu imitava Little Richards e me contorcia, as pessoas se afastavam achando que estava tendo um ataque de epilepsia... EPILEPSIA!" Aí me vem uns Playboy achando q tão fazendo rock... Rock é música... Rock é atitude...