quarta-feira, agosto 29, 2007

Copa 2014: Brasília, Cidade Sede.

Segunda-feira, passando pelo eixão de manhã, observo umas faixas colocadas a cada 100 metros com os dizeres: “2014 – Brasília, cidade sede. GDF”. Lá perto da rodoviária, junto à última faixa propondo trazer a Copa para o DF, um gato morto.

Fiquei pensando, se Brasília realmente for uma das cidades sedes da Copa Mundial de 2014, vai ser um desastre. Não pela infra-estrutura, acredito que até lá dê tempo de melhorar o Mané Garrincha e até construir outro estádio se necessário. Temos os hotéis, os restaurantes, a mobilidade e tudo mais que um centro urbano precise para receber os times, a imprensa e os torcedores.

A pressão em cima do GDF vai ser imensa. Todos os deputados distritais vão querer ingressos grátis. Não só um, mas também para seus assessores e familiares. O governador (não importa quem for à época) vai ter que estar presente e, como de praxe, vai levar uma comitiva considerável. Como temos outros parasitas governamentais em nossa cidade, por ser capital do país, os deputados, senadores, ministros, diretores de bancos estatais, secretários executivos, juízes de tribunais superiores, procuradores, entre outros, vão exigir seus ingressos cortesias. Claro que o presidente da república vai comparecer, mesmo com medo de ser vaiado, e trará uma penca de aspones. Isso sem falar nos VIPs da Capital Federal, os pioneiros, Carlinhos Beauty, Roriz, Luiz Estevão, entre outros.

Em fim, é inviável trazer a Copa para Brasília. Imagine a situação: estádio lotado, 75 mil espectadores, com bilheteria de cem pagantes! Se isso!

Por alguma razão estranha, as faixas desapareceram, mas o gato morto continua lá. Captei a mensagem!