quinta-feira, dezembro 20, 2007

2007 quase já era! Que venha 2008!

Fiz os cálculos ontem à noite: estou “no rock” a 33 anos! O início foi em 1974, quando um tio me presenteou o Viagem ao Centro da Terra, do Rick Wakeman. Depois, ouvia o 10 Years After do triplo LP do Woodstock. Led Zeppelin me fez esquecer tudo isso e 1977, com o advento do punk, me orientou para o underground. O pós-punk me converteu e, em 1995, eu vi a luz. E ela era estroboscópica. Alguns anos curtindo o house me fizeram chegar a outros sons, como bossa-nova, jazz e muito experimentalismo. Tudo isso para ser sugado de volta ao rock em 2000, com a volta da Plebe por ocasião do Porão do Rock.

2007 cristalizou bem a força do rock, pois esse voltou todo temperado de influência provindas da pista de dança. Não sou um purista, muito pelo contrário, admiro a música mestiça. Que o caldeirão seja entornado e a mistura despejada em nossos ouvidos!

Todo esse blá-blá-blá só para justificar a cada fim de ano postar aqui o que, na minha opinião, são os melhores sons dos últimos doze meses. Acho que daqui para o final do ano não serão lançados mais discos, então é seguro finalizar a minha avaliação. Além dos mencionados nos posts abaixo, quero colocar o holofote em cima do Prinzhorn Dance School, com sua simplicidade, sua música bastante básica e a baixista mais bonita de todos os tempos. Também, uma rodada de aplausos para os crossovers Digitalism e Simian Mobile Disco, diversão pura para mentes não contaminadas.

Melhor show da Plebe em 2007: difícil escolher, provavelmente esse último em SP, no Belfiori.

Melhor pizza: a Arabesque, do Dona Lenha, com queijo árabe ao invés da tradicional mozarela, que me dá dor de barriga.

Melhor programa de TV: Sopranos.

Melhor livro: Londres, de Edward Rutherfurd.

Melhor compra: uma caneca com a estampa de um Moog.

Feliz Festas para Todos!!!

terça-feira, dezembro 18, 2007

Melhores de 2007 - Panda Bear

O Animal Collective lançou o excelente Stawberry Jam em 2007, mas quem chega a nossa lista é o trabalho solo do seu baterista na forma de Panda Bear. Disco mais bonito de 2007. Uma pérola.

Melhores de 2007 - Grinderman

Depois de uma pequena pausa, continuamos com os melhores do ano. Nick Cave, ao contrário de nós, fica melhor a cada ano que passa. O envelhecer faz bem para o velho morcego. Grinderman, seu novo projeto, trás um pouco de indisciplina ao rock. Coisa para ser ouvida numa tempestade de areia.