sexta-feira, janeiro 05, 2007

Retrospectiva 2006

O ano termina e todos saem distribuindo as suas listas dos melhores de 2006. Não vou ser diferente e quero deixar registrado aqui as coisas, por tema, que mais me fizeram sorrir no ano que passou.

Melhores Discos
My Robot Friend – Dial 0
Lotterboys – Animalia
NewYoung Pony Club – Ice Cream
Strokes - First Impression of Earth
TV on the Radio – Return to Cookie Mountain
Franz Ferdinand – You Could Have it so Much Better

Melhores Filmes/DVDs
PJ Harvey – Please Leave Quietly
007 – Cassino Royale
Little Miss Sunshine
Simpsons – 8ª Temporada Completa
Wire – On the Box

Melhores Shows
Sesc Pompéia na Sexta
Sesc Pompéia no Sábado
Fnac/ Brasília
Curitiba

quinta-feira, janeiro 04, 2007

O Que Pedi Para Papai Noel Mas Não Ganhei!

Quem quer música?

Querem disco de graça? Que tal acessar o site www.rapcats.com e baixar as músicas e a capa do disco Liberation, dos visionários do hip hop Talib Kweli e Madlib. Tudo bem, talvez hip hop de vanguarda não seja a sua praia, mas vale a pena ficar de olho na atitude inusitada da dupla. Você entra no site, tem informação sobre os músicos e um link para baixar as dez músicas zipadas e um pdf da capa em alta resolução.

O que acho legal nisso é o fato de estarem dando um by-pass na gravadora. Estão entrando para o que o Thomas Friedman chama de “achatamento” que nada mas é que a colaboração direta entre pessoas, entre empresas e, nesse caso, entre artistas e fãs. Sem intermediários. Sem taxas embutidas de comercialização. Sem gordura. Direto de quem fez para quem quer ouvir.

Imagine se essa onda pega, vamos viver uma fase revolucionária nos relacionamentos musicais. As bandas vão ser responsáveis pelo seu futuro, várias inundarão a internet, mas só as melhores sobreviverão. Sem jabá, sem manipulação da mídia. Sendo o que importa mesmo para o artista é o show, que a música seja de graça!

Estou tentando convencer meus companheiros a fazer algo semelhante, tipo gravar uma música inédita e disponibilizar para quem quiser baixar no nosso site. Algo como um presente de começo de ano. Se não me engano o pessoal da Monstro Discos fez algo semelhante. Tomara que mais artistas sigam esse caminho. O mundo está aí para a gente fazer o que quiser, a tecnologia permite tudo. Estão esperando o quê?

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Grand Funk

Já que o Cachorrão me lembrou, tem o Grand Funk Railroad que também foi uma imensa e importante influência. Tinha todos os discos na época e, hoje, todos os CDs. Rock On!
Sweet Fox on the Run

Antes do adolescente André descobrir o punk e o pós-punk, o que ouvia? Vou dar três dicas com o vídeos abaixo e esse aí em cima, do Sweet. Minha vontade de usar Rickenbacker vem do Sweet. Puta banda!
Thin Lizzy - Bad Reputation

Phil Lynott tinha um pé no Brasil, pois o pai (ou mãe) era nordestina. Olhe bem a cara dele, poderia ser o porteiro do seu prédio, he he he. Gente fina, gravou baixo no primeiro disco solo do Johnny Thunders. Forçando bem a barra, acho que meu gosto pelo dark veio do Lizzy.
Status Quo - Whatever You Want

A simplicidade do Quo me influenciou a nunca partir para o progressivo, he he he.

terça-feira, janeiro 02, 2007

Este Ano.

Se um 007 já é lenha-dura, imagine dois! 2007 chegou e, como não há alternativa, vamos encarar o ano de frente. Acho que muita coisa boa vai acontecer este ano em termos de Plebe Rude. Como o Philippe me falou na virada do ano, R ao Contrário foi só um lembrete, a bomba mesmo vem agora. Nossa prioridade é um DVD registrando o novo show em todo seu esplendor. Não gosto de postar datas, pois esse país não trabalha com programação e planejamento, mas gostaria que fosse lançado ainda no primeiro semestre. Levantem a cabeça, curem a ressaca e vamos nessa!