quinta-feira, maio 15, 2008

Coerência e o Woody Allen


Woody Allen é um dos meus diretores favoritos. Saboreio com real satisfação todos seus filmes, em todas as suas fases. Sempre cobramos que um artista seja coerente, um adjetivo já usado muito pela imprensa quando quer falar bem da Plebe. Mas o que é ser coerente, ficar batendo sempre no mesmo prego? Dizem que a loucura é ficar repetindo alguma coisa que você já sabe qual será o resultado, desejando que dê algo diferente.

Por isso comecei a pensar se realmente é tão bom assim ser coerente, ou se a incoerência é um traço positivo também. Woody Allen é um ser altamente incoerente, mas talvez aí more a sua genialidade.

Por exemplo, nunca freqüentava a festa do Oscar, apesar de concorrer várias vezes e ser sempre convidado. Quando houve o ataque de 11 de setembro, ele fez questão de ir e implorar para que continuem a filmar em Nova York. No entanto, desde então, nunca mais filmou na cidade! Seus últimos filmes são ambientados em Londres e, o mais recente, em Barcelona.

Ah, você diz, mas ele é coerente com sua linha de filmagem, sua independência em termos de direção e roteiro. Certo, talvez aí a ligação com a Plebe. Acho que a gente poderia dar uma de incoerente no som, talvez ousar mais, experimentar. Mas sem deixar de ser a Plebe, assim como o W.A. sempre será o W.A.

Outra informação: os filmes dele geralmente saem no prejuízo. Na Europa, recupera um pouco, mas nos EUA são low budget/low return. No entanto, não tenta se adaptar para o mercado. Coerência! Ou será que o Philippe deve colocar um piercing no umbigo e se tatuar? Cara!....... Incoerência!

Mudando para o mundo da fantasia, e fantasiar é preciso! A vantagem de ser um cineasta é que você pode filmar as suas. Woody Allen coloca uma pegação entre Scarlett Johansson e Penélope Cruz (vide foto acima) no seu novo filme Vicky Cristina Barcelona. Talvez seja seu piercing no umbigo, se é que vocês me entendem......

12 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que leio neste blog, o Dinho deve ter feito algo bizarro com vc!

Unknown disse...

Cara, acho que não é esse o caso, cara! É que o cara fala tanto 'cara'.... hehe
Socorro, tem um mala estuprando um contra-baixo aqui de uma maneira nada coerente!!!

Anônimo disse...

Temos a triste caracteristica de julgarmos os outros por atos divulgados na imprensa. Tomei verdadeira aversao ao Woody Allen depois da historia com a enteada... Sei que ele é brilhante, mas não recebe nenhum centavo meu... Alguém se habilita a mudar meu pre-conceito?

Anônimo disse...

Boa pergunta Fabia,

Para mim, apesar de tudo que vc disse, vale ver a Scarlett Johansson e Penélope Cruz se pegando.

O Woody Allen pode ter sido um verme no epsodio da enteada, mas, fora disso, além de escolher atrizes maravilhosas, é sem duvida um grande cineasta.

Anônimo disse...

Parece que o André nesse post está dizendo para o Philippe que ele tem que colocar um piercing no umbigo, só que esse umbigo é o som da Plebe. Coerência muitas vezes pode descambar para estagnação.

Anônimo disse...

Acho que preferiria dobrar meu preconceito pra ir ver Brad Pitt pegando Andy Garcia...

Anônimo disse...

acho que, na verdade, o andré quis dizer que o philippe deveria se depilar todinho, da mesma forma que o tico sta cruz fez. acredita-se que, dessa forma, se facilite a comunicação com os roqueiros mais jovens e os vigentes padrões de atitude. aí depois o x publica um post do phiphi narrando a experiência. mais ou menos nesse esquema:
http://bloglog.globo.com/blog/post.do?act=loadSite&id=7486&permalink=true
o que acham? abs

Unknown disse...

Phiphi... CHOREI de rir!!!! (mas se o objetivo é fazer bobagem faça com classe e use cera... fria, pra doer mais)

Anônimo disse...

Woody Allen passou a filmar na Europa porque é lá que agora ele consegue a grana para suas produções. Ele continua amando Nova York, mas resolveu prestigiar quem o prestigia, tanto financiando seus filmes quando indo vê-los no cinema.

Cecilia Barroso disse...

O importante é que ele é o cara... E eu estou ansiosa para ver este novo filme.
Só não entendi uma coisa, Fábia, porque o Andy Garcia? Tanto homem mais interessante no cinema...

Anônimo disse...

Cecília, o Andy Garcia, pros meus olhos, é pura masculinidade! Pra mim bate os outros.

Anônimo disse...

Pois é Fabia,

Mas se Andy Garcia ficasse pegando o Brad Pitt, então deixaria de ser pura amsculidade. Passaria a ser pura veadagem.