quinta-feira, setembro 06, 2007

Plebe e Ira!

Já que o Ira! vai tirar férias, vale a pena recordar um pouco da relação deles com a Plebe.

Quando começamos a sair de Brasília, São Paulo foi uma das primeiras cidades que nos receberam. Tocamos no fechamento do Napal em 1984 e conhecemos um mundo totalmente diferente daquele que vivíamos no DF. Tinha uma cena vibrante, com gente interessante e pessoas interessadas em ouvir, participar dos shows. Tinha casas noturnas, que tocavam música boa, rádios, lojas de disco e mulheres idependentes. As pessoas de nossa idade não moravam mais com os pais, trabalhavam, tinham fonte de renda própria. Universo paralelo mesmo.

Uma das bandas que mais nos acolheu foi o Ira! Acho que isso se deve à dificuldade de rotular – à época, claro. A grande pergunta era: vocês são new wave ou punks? Bem, punk eram aqueles moicanos, de coturnos, casaco de couro, andavam em gangs e ouviam hardcore. New Wave era o Kid Abelha. Não éramos nem um, nem outro. Ouvíamos punk 77, mas estávamos ligados no post-punk. Tínhamos um pé no punk e outro na sua evolução.

Voltamos para passar o verão em SP. Onde que fomos ensaiar? Na casa de um dos membros do Ira!, pra lá de Tatuapé. Não me lembro de quem era. Começamos a andar com o pessoal do Número Dois (depois Akira S e as Garotas Que Erraram). O Nasí estava sempre por perto. Philippe se entendia com o Edgar.

Nosso primeiro show fora de Brasília, já com o contrato foi na Bahia. O segundo, foi num festival em Juiz de Fora. O Ira! estava lá e isso foi ótimo, pois nos diferenciou dos outros que lá estavam e não tinha nada a ver com a gente.

Durante a divulgação do Mais Raiva, fizemos um show em BH com o Ira! Eles viajaram de ônibus com a gente. Foi, no mínimo, pitoresco!

Férias de uma ano! Quero o contrário! Trabalhar duro um ano inteiro. No palco, tocando. Bom descanço.

10 comentários:

Anônimo disse...

diví, é o seguinte:
o ira! vai dar uma parada pq o edgard precisa treinar um pouco de guitarra para podermos fazer um prometido duelo. ahahah

brincadeira!
horácio é í-do-lo!
tomara que cada um deles alopre ainda mais em suas empreitadas musicais!

o ira!, assim como a plebe, sempre vai ocupar um lugar especial no meu coração roqueiro - ainda que eu não tenha mais apenas quinze anos...

abs a todos e, diví, prometo lhe trazer um corretor hortográfico de miami quando eu voltar de viagem...

tb preciso de um para usar no meu brog. novilíngua rules...

Anônimo disse...

Sem querer ser quixotesco nem politicamente incorreto, mas já sendo, eu diria que o Ira! já havia acabado há muitos anos.

O Ira! era uma múmia embalsamada, vivendo exclusivamente de sucessos do passado, coisa que não evolui nem lançou disco novo nenhum.

Anônimo disse...

kiloton vc ta errado !

Anônimo disse...

Ira!, a banda honesta que se recusou botar gorrinho de papai noel no programa do chacrinha, teva a cara de pau de lançar seguidamente um disco de covers de hits nacionais, um disco MTV ao vivo e, por fim, um acústico MTV. Honestidade pouca é bobagem. Que esse descanso seja eterno.

F3rnando disse...

"mulheres independentes" né, X? :D

Anônimo disse...

João vc só detonou o Ira ! mas não se esqueça que os caras tem um Psicoacústica nas costas e lançar um álbum daquele naquela época era um suicídio assim como a Plebe fez no mesmo ano o Plebe 3 e ambas pagaram caro por ousar .
Se eu fosse seguir seu raciocínio desprezaria bandas como o Clash por serem de major ou até o mesmo o finado Joe Strummer que antes de morrer teve um programa na MTV .
Ou até mesmo a Plebe , que em 2006 foi ao Jô Soares . Acho a Plebe e o Ira ! as melhores bandas do país não só pelas perfomances e sim pela atitudes .

Anônimo disse...

o ira! é melhor q a plebe rude!

Anônimo disse...

IRA!melhor q Plebe é exagero...
André,
Quando teremos shows da Plebe em SP?
beijos

Anônimo disse...

André X,

na próxima sexta feira passara na redi Grobo o especial Renato Russo.

Quero ver vc e toda a turma (sem exceção) darem depoimentos emocionantes.

Acho que a happy family Manfredinne pirou!!!

André Mueller disse...

Ninguém da Globo procurou a gente! Por tanto, nada de depoimentos!