segunda-feira, setembro 03, 2007

Eddie & the Hot Rods


Vamos falar de raízes. Quando mencionam o punk, muitos apontam para os óbvios Stooges, MC5 e New York Dolls. Tudo bem, foram importantes, mas tem uma banda que injusticadamente sempre é esquecida: Eddie & the Hot Rods. O som, em 1975, era mais pesado e rápido que o progressivo e glam que dominava. Eram virtuosos, mas na contramão do Yes e Cia., as músicas eram curtas, não passando dos três minutos.

Mas o que leva a banda para uma posição importante no ranking daqueles que influenciaram o punk são as letras. Veja (ouça) Teenage Depression. Eu ouvindo isso com 16 anos virou meu mundo! Não mais precisava ficar aquentando o Robert Plant cantando baby, baby, baby. Não mais precisava ouvir o Rick Wakeman contar a viagem ao centro da terra. Finalmente, alguém cantava sobre coisas que conseguia me relacionar.

O Jake Burns, líder do Stiff Little Fingers, já disse em entrevista que toda música que ele compõe tem como base o Do Anything You Wanna Do. De novo, ouvindo isso com 17, junto com o Never Mind e o primeiro Clash, foi identificação na hora. Faça aquilo que quiser, não seja influenciado, era a mensagem. Nessa altura, meus LPs do Deep Purple, do Rush e do ELP já tinham virado alvo da minha espingarda de chumbo.

Posto três vídeos dos Hot Rods. Dois antigos e um mais novo (sim, os caras estão acabados – põe acabado nisso! – mas ainda estão na estrada!).

E por incrível que pareça, tirando os Ramones, foi a banda gringa que mais vi ao vivo. Por alguma coincidência incrível, cada vez que viajava para fora, tinha um show dos Hot Rods. Energia pura!

Um comentário:

Aline disse...

André, porque demoras tanto de escrever no blogg? Quais são as novas da Plebe? Quando virão à Salvador? Tenho curiosidade de saber como aprenderam e escolheram os instrumentos que cada um toca e ainda mais, como é que surge a inspiração das letras???