quinta-feira, dezembro 07, 2006

HD/DC


Um dos discos que mais escutava no início da Plebe era a coletânea Flex Your Head, com bandas de punk hardcore de Washington DC. O selo era o Dischord, do então Minor Threat, hoje Fugazi, Ian McKay, uma das figuras pensantes mais importante do movimento. Já naquela época, quando o punk e o pós-punk começavam a se distanciar um do outro, a gente via no hardcore de Washington uma coisa diferente. Primeiro, eles eram abertos à experimentalismo. Tinham uma turma muito coesa, que lembrava muito a nossa de Brasília e, finalmente, eram muito ativos politicamente. O Clemente me confessou outro dia que, por coincidência, também ouvia muito esse disco.

Hoje, meu grande amigo e irmão do Philippe, o Alex, que mora em Washington, me mandou um link muito bacana, que recomendo para os que conseguem se virar em inglês. Trata-se do http://yellowarrow.net/capitolofpunk/index.html, que conta a história do punk hardcore de Washington. É muito legal e eu realmente recomendo para os que gostam de garimpar a história do rock, entender um pouco das origens da Plebe e descobrir coisas novas.

O mais bacana é a história dos protestos em frente à Embaixada da África do Sul. O punk de DC definitivamente não era rascista, pelo contrário, queriam o fim do aparteid. A forma como resolveram agir é muito legal, vale a pena. Outra coisa bacana foi o show em frente à Casa Branca. Que inveja, sempre quis tocar em frente ao Palácio da Alvorada!

Reparem, os punks não são aqueles clones do Sid Vicious ou moicanos. São normais, como éramos em Brasília. Dica que assino em baixo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essas bandas aí eram pioneiras da ideologia StraightEdge. Também recomendo isso http://www.angelfire.com/pe2/sxe/straightedge.html É bem grande, então não precisam ter paciência de ler tudo. Mas só o começo já dá um gostinho bom.

André Mueller disse...

PH, muito legal o site. Explore bem esse de Washington, clique no enter e veja os filminhos, são bem bacanas.

ai5 (gostei do nome, kkkk), a gente está em fase de negociação com goiânia. em breve, em breve.