terça-feira, junho 27, 2006

Nova Era Tecno

Você pagaria por uma refeição “tudo que puder comer por X reais”, quando a única coisa que você quer é um cafezinho? Essa é a sensação que tenho cada vez que me oferecem para comprar música pela internet. Me refiro às várias lojas virtuais, capitaneadas pela iTunes, da Macintosh. Pagar um dólar por uma música, quando a versão grátis está a algumas tecladas de distância me parece um pouco absurdo. Calcule, um disco inteiro sairia, digamos 12 músicas, por doze dólares! Essa lógica da indústria nunca me pareceu muito inteligente.

O mesmo sobre pornografia na internet. Como é que tem gente que coloca o cartão de crédito nesses sites pagos, quando a sacanagem corre livre e sem custo em vários outros endereços eletrônicos? E o pior, sabendo que esse tipo de site é um arsenal de spywares e adwares! E "mais pior" ainda, assinar é fácil, basta fornecer o número do cartão. Sair é mais difícil, quase uma tarefa hercúlea. E enquanto você não sai, o seu credenciamento é renovado a intervalos regulares, sangrando sua conta e sua paciência.

A indústria fonográfica, que agora não tem mais fonograma físico, mas sim virtual, vai à imprensa e comemora downloads recordes de músicas. Querem que a gente acredite que está dando certo. Ouvindo o podcast da revista Wire, soube diferente. Na verdade eles estão desesperados. Invejam a indústria cinematográfica que enfrenta a mesma pressão dos piratas, mas consegue lucros cada vez maiores. Eles não sacam que as pessoas têm um senso do valor-agregado daquilo que compram. Pagar 20 reais para ver um filme, tá valendo (caro, mas vale). Pagar 35 reais por um DVD legítimo? Porque não, é uma embalagem bonitinha, fica legal na prateleira. Pagar 25 reais por um CD? To fora!

Nessa era de iPods e semelhantes, a capinha deixou de fazer sentido. Então, não tem aquele risco de você ter uma coleção de CDs piratas em casa, fazendo sua estante parecer uma barraca de camelô da Feira do Paraguai. Deixe o espaço reservado para os seus DVDs, daí sim sua namorada vai ficar impressionada com aquele Up In Smoke, com todos os extras, e a trilogia original do Planeta dos Macacos. O povo sabe o que quer e onde vale a pena gastar o seu suado dinheiro. A percepção maior é que música é descartável, um prazer momentâneo. Pra que pagar um dólar por uma canção que já vou ter esquecido em uma semana?

Me pergunto: será que esses executivos nunca foram para aulas de administração? Acho que não, pois vem muita coisa pela frente: rádio na internet ainda está na ponta do iceberg, muita gente ainda não usa, mas quem descobre, até pensa em nunca mais comprar um disco. E quando der para acessar do rádio do carro? Adeus CD player! Outra, TV pela internet está dobrando a esquina. Logo, logo, estudiozinhos de garagens suburbanos vão estar competindo com a Globo. Tecnologia é tão legal, não sei porque esses caras não pensam um pouco sobre ela.

Com tudo isso, uma ressalva: nunca compro CDs piratas. Porquê? Por causa da indústria maléfica que existe por trás, que vai desde a exploração dos “mulas”, aqueles caras que vendem os CDs, carregados em uma caixa de papelão, enchendo nosso saco nos barzinhos da vida, até o financiamento de tráfego de armas, prostituição infantil e um monte de outras coisas ruins. Melhor: eu faço os meus e dou cópias de graça para meus amigos.

A TV digital vem aí, já foi definido o modelo. Será o japonês, seja lá o que isso queira significar. Mas, com ela, vamos poder surfar a internet pela TV. Já estão vendo as vendas de computadores caírem? Você vão poder ler o blog na sala de estar! Epa, informação a livre escolha do telespectador vai estar disponível na sala de estar, invadindo a principal área familiar da casa. Isso, se bem usada, vai ser a verdadeira revolução digital.

21 comentários:

Anônimo disse...

Andre X,

falando em CD pirata o CD da PLEBE RUDE já está pronto ou falta muito.

valeu...!

André Mueller disse...

Tá na marca do pênalti. O problema é que ainda não sabemos quem vai cobrar, he he he...

Anônimo disse...

E se colocarem o novo cd para ser baixado na net, o que você pensa sobre isso? É bom pra divulgar a banda?

André Mueller disse...

está nos planos...

F3rnando disse...

Só lembrando que o clip novo do CapIn, estrelando Mr X e a tchurma, estréia hoje às 2 da tarde na eMpTyV Brasil!

Anônimo disse...

Essa nova era é muito loca, olha que eu sou da área de TI, tudo anda rápido de mais, infelizmente alguns saem prejudicados, mas no caso das gravadoras é muito bom (segundo Lobão) a internet é arma poderosíssima, nas mãos dos que fazem música independente.
Logo as rádios virtuais irão se popularizar, e aí adeus Joven Pan, 105 FM (graças a Deus!).
Se o artista não ganha nada com o cd, só a gravadora, então pra quê gravadora ???
Para pagar o jabá ???
Será que isso vai continuar ???
Já foi aprovada lei contra o jabá, o “foda” que estamos no Brasil, um País onde temos muitas leis, mas pelo fato desse nosso sistema de leis ser tão complexo, tende sempre ao erro, digo, tende ao não cumprimento, ou até esquecimento !!!

Abç a tds

Anônimo disse...

Eu não entendo como a pirataria pode influênciar o crime dessa forma.
Esclarece por favor!!!

Pedro k. disse...

Caros,

de facto, as vendas de discos (desculpem.. CDs) estão uma Merda!

Por ex.: os resistentes do movimento punk (ou será pós-punk?) português dos anos 80, "os Peste e sida"
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_&_Sida)

Venderam uns poucos milhares (talvez 2 mil a 10 mil) copias do ultimo disco!.

sei que os Mombojó anunciaram que o segundo álbum será disponibilizado no site oficial, como alias Dado Villa-Lobos também fez o mesmo na versão de estúdio do seu “Jardim de cactus”.

Tendências, sim senhor!

Caro André X,

falando dos Peste e Sida, anteontem estive a ouvir o ultimo disco da Banda, o “Tóxico” e tive o desejo de lhe oferecer uma cópia. E sabe por quê? Por duas razões

1- O disco é muito divertido!
2- As semelhanças em termos estéticos e da história da Banda são incrivelmente comparáveis com a da Plebe Rude, a sério!


André X, se quiser envie-me uma morada que de seguida lhe envio uma cópia do último disco deles.

Meu mail é pedrokapa@gmail.com

Até logo,

Pedro Kasprzykowski
Rock-n-brasil.com

Anônimo disse...

"Nova era tecno,
que te deixou pra trás ..."

Anônimo disse...

André, cobra você o penâlti.

Anônimo disse...

Olhe este link: http://lagrimapsicodelica.blogspot.com/2006/01/plebe-rude.html
O que você pensa sobre isso? E os demais da banda, o que pensam sobre isso??? Neste link você baixa todos os albuns oficiais e não oficiais da Plebe e também de uma porrada de bandas boas! Eu acho esse blog 1000!

Anônimo disse...

Pra que ver putaria se é melhor fazer (e ainda é de graça)? Daqui a pouco tem gente transando pela internet (se ainda não tiver).

Há uma comunidade no Orkut com zilhões de discografias... Tem desde Paquitas, 2º disco não gravado do Mamonas, até discografias de Beatles e Elvis completas... Não dá mais pra gastar dinheiro com CD, a não ser que inventem uma maneira de atrair (encarte legal talvez?). Já tem país adotando um aparelho em lojas de CD em que a pessoa seleciona as músicas de TODOS os CDs disponíveis na loja. Escolhe as que quer, grava e sai da loja com um CD feito por ela. É uma saída, mas eu não sou da indústria fonográfica, pra mim tanto faz. Eu acho que com a situação atual é quase impossível viver de música, só com shows mesmo... E não vejo mais nenhuma banda permanecer no topo por muito tempo. A cada dia tem uma substituindo a outra.

Eu tenho um ódio infernal da internet/computador. Ela tá trazendo mais prejuízo que ajudando. Todas aquelas pessoas que saiam de casa agora estão enfurnadas o dia todo no PC. O gosto musical de muita gente é formado a partir dela, gente falando que power é a mesma coisa que melódico... pff

~Braço~

Anônimo disse...

Iai André
Ja comentei aki, e vc deve se lembrar q moro na Suécia. Muito do q vc falou ja acontece aki e muita coisa acho, em 2008 toda a Suécia vai ter a TV digital, e muita coisa acho dificil de acontecer. Essa revolucao da Tv digital nao é tao grande, na verdade a TV digital é um codificador tipo akele da Sky, assim vc tem uma melhoria no som e imagem caso vc tenha uma TV pronta pra receber a qualidade digital q é o simbolo HDTV ready, alem disso vc pode comprar servicos direto da companhia, similar ao da Sky.
O q eu nao acho q vai acontecer é o povo ficar navegando pela TV com o codificador, mas ja existe no mercado o Windows media center q é um programa q vem em PC no qual vc vai ligar na TV assim, vc consegue acessar arkivos de musica, filme,internet, xbox, etc, na tv. Resumindo a TV com internet.
Bom o resto q vc disse ja acontece aki, eu por exemplo nao compro um cd ha anos sempre baixo da net, as gravadoras aki tao falindo, heheheh.
Desculpa pelo comentario grande, mas gosto e tento entender de eletronicos .

Anônimo disse...

Faz uns anos, tudo que eu queria com minha webrádio é isso que você falou: chegar aos receptores móveis (automotivos, iPODs, etc.).
E isso está muito próximo...
Então, acho que haverá excesso de oferta cultural, tanto quanto há oferta de informação agora.
Um abraço.

Anônimo disse...

Notícia de hoje, 28.06:
"EMI recusa oferta de US$ 4,6 bi da Warner | 28.06.2006
Gravadora britânica também pretende comprar a rival americana
EXAME Depois de considerar a oferta "totalmente inaceitável", a gravadora britânica EMI anunciou nesta quarta-feira que rejeitou a proposta de compra por 4,6 bilhões de dólares feita pela Warner Music Group, sua rival americana. A própria EMI vem tentando comprar a Warner e já fez duas oferta, depois de negociações com a direção e alguns dos acionistas da empresa americana."

As duas gravadoras brigam entre si, uma querendo comer a outra. Tem bilhões pra gastar na aquisição.

Não vai ser eu que vou deixar de usar uma tecnologia disponível a todos para baixar música. Vou já baixar um disco da PJ Harvey.

Anônimo disse...

ANDRE, MAS SERÁ ESSE ANO AINDA? SE FOR EM QUE MÊS VOCÊS PRETENDEM COBRAR O PENALTI?

ADIANTA AÍ...

Anônimo disse...

Cuidado com esse site: http://lagrimapsicodelica.blogspot.com/

Eu fui baixar um cd do Marcelo nova, e deu mó pane aqui no meu PC, meu antivírus (avast) alertou, para Trojans (cavalos de troia), que abrem porta no seu pc, para terceiros possam acessá-lo!!!

Por isso muito cuidado.

Não achem que eu sou de alguma gravadora, e não quero que vcs baixem os cds lá, só estou alertando, baixem pelo emule, que é muito mais seguro!!!

Abç

Anônimo disse...

henrique, qual foi a página q se abriu para downloads, rapidshare, megaupload ou outro?

Anônimo disse...

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6244330 ...

Anônimo disse...

ANDRÉ VOCÊS PRETENDEM GRAVAR UM DVD
DEPOIS DO R AO CONTRARIO?

EXISTE O DVD DO ENQUANTO A TREGUA NÃO VEM?

Anônimo disse...

Eu não sei onde ia parar, meu antivírus travou, e ficou louco.
foi nessa página que eu cliquei no link http://lagrimapsicodelica.blogspot.com/2006/02/camisa-de-vnus-iv.html

Sobre o DVD da Plebe.
Se o cd já ta demorando mais de ano, imagine o DVD ...
rsss