segunda-feira, fevereiro 21, 2005

TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE O NOVO CD DA PLEBE RUDE MAS TEVE MEDO DE PERGUNTAR.

Acho importante passar a limpo, colocar as cartas na mesa, nivelar a informação sobre o novo disco da Plebe Rude. Como todos sabem, a gente voltou com um disco ao vivo, no ano 2000, chamado Enquanto a Trégua Não Vem. A idéia foi boa, a execução ruim. Depois de dez anos de cada um cuidando de sua vida, ensaiamos por duas horas, fizemos um show no Porão do Rock, em Brasília, voamos para o Rio, ensaiamos três semanas, gravamos o disco e caímos na estrada. Não houve tempo para discutir as ansiedades de cada um, os objetivos, lavar roupa suja e fazer a conciliação com o passado. Ou seja, as mágoas cresceram, os desafetos também. Resultado: o clima piorou e o projeto desandou.

À época, no entanto, ainda não tínhamos desistido. Compusemos, não sei como, algumas músicas novas, que, junto com outras que o Philippe tinha na bagagem de Daybreak Gentlemen (sua banda solo) fariam o grosso do CD. Tudo pronto para gravar no estúdio do Philippe em Brasília, onde já encontrávamos eu e ele. Gutje e Jander de passagens em mão e viriam numa sexta-feira, isso foi em 2002, se me recordo corretamente. Horas antes de entrar para gravar, Gutje liga: vai atrasar, está em algum lugar do Nordeste andando de wind-surf. Detalhe: nosso tempo era exíguo. Essa foi a gota d’água! O caldeirão de emoções entornou, ninguém mais quis participar do processo. Novo fim para a Plebe.

Mas, assim como a árvore cortada pelos madeireiros gananciosos renasce, ainda demos uns shows, sem o Gutje, somente o Philippe, Jander e eu, sempre com um baterista convidado. Desses, o quê mais se destacou foi o Txotxa. Philippe, aproveitando que mora dentro de um estúdio, resolve pegar as músicas e gravar um disco solo, com Iuri na bateria. E faz!

Um dia, ele me chama para ouvir. Está muito bom, ele tocando tudo menos bateria. Algumas interpretações estão um pouco fracas, mas, no geral está bom. Philippe me convida para botar o nome da Plebe Rude no disco. Eu recuso, ainda estou traumatizado da última volta. Mais shows, mais oportunidades de ensaio, mais entrosamento. A semente foi plantada, volto atrás: "Sim, Philippe, vamos chamar o Jander e ir em frente." Fazemos até outra música, que fica sensacional. Decepção: Jander não topa, tá fora. O quê fazer? Como substituir o insubstituível? Chamar o Clemente, velho colega de guerra.

E assim estamos. Regravando o quê tem que ser regravado. Gravando as novas e, talvez, até um Voto em Branco, primeira música nossa, de 1981, com eu nos vocais e o Fê do Capital Inicial na batera, como um brinde aos fãs antigos. E está ficando muito bom. Está ficando ótimo! Assim que estiver pronto, vamos levar às gravadoras. Espero que esteja em suas mãos até junho.

Explicado? Então não façam mais perguntas, ok?

14 comentários:

Rogério disse...

O Jander é insubstítuivel mesmo......mas mesmo assim torço para o CD ficar legal......afinal é necessário a Plebe dar as caras de novo é mostrar o que é atitude... BOA sorte !!

André Mueller disse...

Valeu, Rogério. A última coisa que queremos é sujar o nome da Plebe. Por isso, o projeto está sendo muito bem pensado e arquitetado. Depois, quando estiver para sair, comento música por música.

Anônimo disse...

"Voto em branco"... meu sonho é ouvir esta música... Meus tios q ouviram a música ao vivo, falam q era a música mais rebelde da Plebe "Imagine uma eleição onde todos votassem em branco..." Acho q é isso...
Se precisarem de um backing vocal, daki de Brasília, estou a disposição... hehehhe... Daniel (Aquele q tem a Plebe tatuada no braço)...

André Mueller disse...

A letra era: "imagine uma eleição em que ninguém fosse eleito/imagine a cara do futuro prefeito."
Daniel, vamos ver se dá para gravar, seria legal ter mais gente cantando o refrão. Mande uma mensagem para meu e-mail, está no profile do blog. Abraço.

Anônimo disse...

É isso ai! Entrar em estúdio em um clima bom!
Não há nd melhor do q realizar o trabalho q vc gosta, sem stress. Vida longa a Plebe!

Mateus Zocratto

Anônimo disse...

Apesar de ser fã da Plebe e de estar torcendo por este novo disco, eu estou com um pé atrás pela ausênsia do Jander e do Gutje. O Gutje é, na minmha opnião, o melhor baterista do rock nacional. Eu acho que ele tornava o som da banda mais pesado e ainda trazia uma característica bem brasileira. Quanto ao desfalque do Jander, temo que a Plebe se descaracterize com uma só voz, já que eu não sei quantas músicas o Clemente vai participar. Mas de qualquer fora, eu vou ser o primeiro a comprar o CD e irei em todos os shows próximos a Petrópolis e à cidade do Rio de Janeiro. Eu só não fui no Circo Voador no final de 2004 porque era véspera do meu vestibular. Aí é foda, né... Abração André!!!!

Anônimo disse...

Mais uma reclamadinha: música de mil, novecentos e antigamente não ajuda muito não. E se fosse pra buscar algo do fundo do baú, escolheria "A dança dos semáforos" ou "Tá com nada", que, salvo engano, é música do André X e foi gravada apenas pelo Detrito Federal com participação nos vocais do pessoal da Plebe.

André Mueller disse...

Gozado, eu estava ouvindo "Tá Com Nada" gravado pelo Detrito Federal. Me lembro da gravação, foi muito divertido, meio caótico. Talvez, no futuro, caiba lançar um CD só com as esquecidas, tipo Pirataria, Festas, Dança do Semáforo, Moda, e regravar corretamente Consumo e 48.

Anônimo disse...

Gostaria de ver a Plebe na formação clássica, mas já tive banda e sei que é foda estar comprometido com o projeto e outro integrante nem aí. Bom bola pra frente.
Quanto à volta da Plebe assisti o show de vcs no Sesc Itaquera, nas comemorações do aniversário de São Paulo, choveu muito, mas valeu a pena, o show foi muito bom.
Não sei se vc vai lembrar, mas conversamos por e-mail por volta de 2001, na época do Rock in Rio, como Yogh-Z3.
Bom, boa sorte cara, saiba que virei baixista, depois de ouvir a Plebe, e por isso torço muito por vcs.

Aleks (Yagami)

André Mueller disse...

Aleks, valeu mesmo! Também gostaria que fosse a formação original, mas nem todos querem se comprometer com o projeto. Te garanto que estamos fazendo o máximo para não deixar nenhum fã da plebe decepcionado.
Abraço.

Anônimo disse...

A guitarra em "Consumo" não aparece. Será que é esse o problema que o André X fala para querer regravar essa música? Então deixa todas as músicas antigas para este outro CD e tira "vote em branco" do CD que sairá com música novas. Ouvi "Tá com nada" umas duas vezes na rádio em 87 ou 88 e depois nunca mais. Mas, com certeza, era mais bem-humorada do que "vote em branco". Pra fã é legal, mas os outros vão dizer que a Plebe continua a se repetir passados 20 anos depois dessa música.

Anônimo disse...

Olá eu não conhecia a PLEBE até ouvir 'Até quando esperar' na 80 e b**** (radio 89, quem diria), nessa época eles estavam noticiando sobre o lançamento do CD enquanto a trégua não vem, depois fui aquele show no sesc itaquera (fiquei sabendo pela rádio..), com a banda com formação original,curti muito!!!!!, depois fui nesse do dia 25/01 também no sasc, realmente senti falta do Jander e do Gutje, mas o Clemente e o baterista foram bem, Mal posso esperar por esse novo CD, gostei da idéia do João said de lançar um CD com as novas, e outro com as esquecidas alias nunca ouvi essas música aí: Tá com nada (só com o detrito), vote em branco, e Dança do semáforo. queria letras, dessa músicas aí, No mais Boa Sorte e Viva a PLEBE RUDE.

Anônimo disse...

Olá só conhecia Plebe Rude, ouvindo 'Até quando esperar' na 89 fm (quem diria) foi na época da turnê do disco ao vivo, aí estavam anuciando o show aquele do sesc itaquera (com a formação original) eu assisti e curti muito, Nesse show que o outro citou o do sesc também fui realmente a chuva estragou, mas o show foi muito loko, Lamentável a ausência do Jander e do Gutje, mas fazer o que, bola pra frente, O Clemenre e o txotxa cumpriram bem seu Papel, no mais Boa sorte, gostei da ideia do cara aí de vir um cd com as novas e outro com as esquecidas / antiga, alias nunca ouvi essas músicas da plebe: tá com nada (só com o detrito), vote em branco, dança do semáforo, tem letras delas???

Flw. cara e viva a Plebe!!!!!!

Anônimo disse...

Ei, André X !

Sou fã da Plebe Rude desde "O Concreto Já Rachou", que comprei ainda molequinho aqui em Blumenau. A banda me influenciou bastante na música e também a tocar guitarra. Tenho tudo de vocês.
Vi uns videos ao vivo com o Clemente e posso dizer que não deixou nada a dever. Gostei !!

Venho por aqui, convidá-lo a participar de uma lista de discussão (mailing) da Plebe Rude que já existe faz um bom tempo. O pessoal é bacana, tem gente de vários cantos do Brasil. Seria Ótimo ter você por lá !