quarta-feira, fevereiro 23, 2005

O BRASILEIRO É LIMPO?

De acordo com vários estudos de antropólogos e sociólogos, sim, o povo brasileiro tem uma higiene corporal muito apurada. Basta comparar o hábito de nossos trabalhadores de obras com os seus equivalentes anglo-saxão. O peão brasileiro, terminando o expediente, antes de voltar para casa, toma um banho. Todo fazem isso, sem exceção. O gringo não, termina o trabalho, entra no seu ônibus/carro/metrô e vai para casa daquele jeito mesmo, sujo e fedido. Me lembro de quando estudava na Inglaterra, no segundo grau, terminava educação física e ninguém tomava banho. Simplesmente botavam o uniforme e iam assistir aula, suados. O futum não incomoda, acho.

Mas por outro lado, o brasileiro é um porco quando se trata de higiene pública. Joga lixo na rua, taca papel e lata pela janela do carro. Limpa seu lote e joga o entulho no do vizinho. Ao contrário do europeu, que tem cuidado redobrado em não sujar seu habitat. Vejam um favela, no pé do morro, pilhas de lixo. Vejam os gramados públicos, toquinhos de cigarros, copos de plásticos e papel pontilhando o verde.

Porquê isso? Imagino que seja nossa falta de interesse coletivo, a incapacidade do brasileiro de viver em comunidade, de pensar no todo. Sim, nos limpamos, mas isso é um gesto egoísta, só pensando na gente. Somos individualistas. Nossa casa está bem cuidada, que se foda a vizinhança! Falta pensar no bem geral, no global. A causa: educação precária, catolicismo fortemente embutido (a mais individualista das religiões), exemplos de políticos ao longo de toda nossa história que governam de acordo com seus interesses privados, entre várias outras.

Dêem um passeio pelo Lago Norte, aqui em Brasília. Os moradores cuidam de seus jardins, mantêm as casa pintadas e o telhado reformado. Daí, cercam o terreno com uma cerca horrorosa de zinco e se isolam da comunidade. Pelo lado de fora, um labirinto metálico que lembra Auswitch; dentro de cada lote, um lugarzinho exemplarmente cuidado. O pensamento é: o quê é meu eu cuido, o quê é de todos, eu ignoro.

Por favor, não se empolguem, continuem tomando banho, mas pensando no seu vizinho. Melhor, convide-o para um banho coletivo, e destruam os muros que te separam.

4 comentários:

Anônimo disse...

O Brasileiro é limpo?? Ele é capaz de tomar banho no lago Paranoá poluído mas não luta pela sua despoluição. O Brasileiro quer desvendar de alguma forma o paradoxo do particular X público. Qual o mais importante?? Sei lá... cada um na sua mas com alguma coisa em comum (acho q já ouvi essa frase em algum lugar...)

André Mueller disse...

Exatamente! Com o estado falído, ninguém tem mais fé no governo, e, então, garante o seu.

Anônimo disse...

E não é que o Brasil é campeão mundial (ou, salvo engano, um dos primeiros) em matéria de reciclagem de lixo. Aqui é assim: o errado gera o certo e o certo gera o errado. Acho que é a síndrome da jaboticaba.

Anônimo disse...

Andre,
Eu moro nos USA quase toda minha vida (31 dos meus 37 anos) e concordo plenamente com voce. Na fase em que morei no Brasil 79-85, notei que o Brasileiro nao se importava muito em largar lixo na rua. Uma vez numa Praia gaucha, eu com uns 13 anos de idade estava com minha Avo, eu tinha um papel que eu queria jogar fora a caminho da Praia. Enquanto a familia caminhava eu atravesei a rua e jogei fora o papel numa lata de lixo. Quando atravesei de volta para voltar a caminhar com a minha Vo em direcao a praia ela me olhou estranhamente! Mal acreditava que eu tinha atravesado a rua para jogar fora este papelzinho. Eu recem tinha vindo dos States e ela explicou que normalmente "aqui no Brasil nao so criancas como voce mas tambem adultos jogam lixo na rua sem problema algum, voce so pode ter sido criado fora do Brasil mesmo". Nao sei porque mas lembro deste simples momento ate hoje. Tambem notei naqueles poucos anos que morei ai que o Brasileiro GOSTA SIM de um, dois ou tres banhos por dia! Felizmente e' uma coisa de Brasileiro que ficou comigo ate hoje! Mas em geral os Americanos tambem gostam de visitar seus chuveiros diariamente, ja os Europeus talvez nem tanto.

PS: Sou Fotografo e conheci o Phillipe aqui em NY na fase Daybreak. Ate hoje tenho uns Cds de raridades Daybreak que ele me deu. Manda um abraco a ele por mim.

Louis Schroder
photodok8@yahoo.com