sexta-feira, março 12, 2010

Sniff Sniff para Glauco



Assassinaram o Glauco e seu filho hoje de madrugada em São Paulo. Dois rapazes aparentemente drogados invadiram sua casa e numa reação a algum evento durante o assalto deram quatro tiros em cada um.

Isso me abalou muito. Não só pelo fato de estarmos perdendo um cartunista original, criativo e inovador, que conseguiu encontrar um espaço com sua arte no Brasil, país difícil de conquistar com essa forma de arte, mas também da forma e violência que uma família é dizimada.
Muitos agora apelam para o Estado, querem vingança, justiça, exigem a pena de morte. Acho tarde demais. Deveríamos exigir a presença do Estado é antes, na educação desses meninos, na condução da política nas favelas, nos bairros menos favorecidos, no acompanhamento da transição da vida adolescente para adulto, mostrando alternativas, horizonte positivo. No afastamento de soluções fáceis e mortais como tráfego, assaltos e bandidagem.
Como o Estado se ausenta, o vacum é ocupado por outras organizações com outros interesses. Interesses esses que não se incluem vidas como a dos dois rapazes que invadiram a casa do Glauco. Vidas como a do Glauco e seu filho. Como a de centenas de famílias menos conhecidas, que não ganham destaque na imprensa.
Li e revi vários quadrinhos do autor, fáceis de encontrar na internet. Não consegui rir de nenhum, hoje.

Um dia depois:

Reviravolta no caso. Não retiro nada do que disse acima, mas entramos em outro conceito. People are no good (the Cramps).

9 comentários:

Paulo Henrique disse...

É por isso digo: mesmo com tanta beleza nesse país não dá pra ser totalmente feliz. O grande problema não é a falta de dinheiro, são as pessoas. É redundante querer explicar pra todo mundo aqui que sabe que isso tudo é um ciclo vicioso. O governo não quer 1 povo inteligente, e o povo não inteligente elege mais políticos que atrasam nossas vidas.

-Eu sou à favor da pena de morte, pq há casos d psicopatas q simplesmente ñ há solução. A psicologia reconhece isso.
-Sou contra os direitos humanos universais, pq tem seres humanos desprovidos de humanidade.
-Sou a favor do voto facultativo (praticamente impossível). Mas melhor ainda seria proibir gente q recebe bolsa-tudo de votar, pq a gente q ñ tem nada a ver com a situação deles (aliás tem pq somos cúmplices) q pagam a conta d 1 monte d pobre e vê esse tipo d retorno: 1 bala na cabeça.
-Antes d mais nada eu ñ sou preconceituoso ou coisa. Sou realista.

milton disse...

Estão dizendo que o assassino era amigo da familia, um playboy universitário. Parece que não foi assalto, mas alguma discussão. Os assassinos não eram favelados.

E mesmo que fossem favelados, muitas vezes a culpa nem é do estado ausente, mas sim dos próprios bandidos e seus pais irresponsáveis. Ninguém tem o direito de fazer filhos para jogar na rua.

Se o estado é ausente, então são os pais e a familia que devem garantir a educação. O estado ausente é mais um motivo para não se fazer filho ao Deus dará.

Enfim, o estado é ausente p/ todos nós e nem por isso somos todos assaltantes assassinos. Por exemplo, o velho Muller, mesmo sem ter o estado oferecendo tudo de graça, foi responsável e educou os filhos dele.

Voce tambem poderia ter traçado mil fãs, pelo Brasil a fora, para deixar mil xiszinhos largados, passando fome por aí. Porém, voce não fez isso, pois sabe que o estado não garante a vida de ninguem.

Enfm, haver estado ausente não justifica o crime e a barbárie. Sei que não é isso que voce quer dizer aqui, mas muita gente, depois de cometer crimes, vem culpar a "sociedade e o "estado", sendo que a culpa é de quem comete o crime.

A verdade é que não existe estado socialista que aguente esse povo fazendo filho irresponsavelmente. Na China, o controle de natalidade é severo. Na Russia, mesmo sem haver povo irresponsavel, o estado foi a falência.

Ou seja, quem é filhote de baile funk ou cria de zona do carnaval baiano, esse tem que culpar os próprios pais safados. Se o bandido não tem culpa de ser criminoso, nós então temos muito menos. Todos sabem que o estado é ausente, deveriam saber que é ruim fazer filhos sem ter condição de educar.

rodrigo vieira disse...

porra, uma merda mesmo, principalmente pela forma q aconteceu!

Ricardo Cachorrão disse...

Estava indo trabalhar, sexta-feira, bem cedo... ligo o rádio do carro e ouço: "Glauco e seu filho Raoni são assassinados em sua residência, em Osasco"!

Parei o carro, foi um baque: PUTAQUIPARIU, mataram o pai do Geraldão!

Triste... muito triste!

Kalyus (M.M.M.) disse...

E o que mais me assombra é perceber como se faz a lavágem cerebral aqui no Brasil.
Glauco aderiu ao Daime para ajudar as pessoas, dar uma alternativa a quem se encontra perdido e tal.
Daí vem um monte de pessoas dizendo que a culpa pela sua morte é dele mesmo pois se meteu com drogados, que fundou uma igreja para beber "pinga".
A família do assassino diz que após ele passar a beber o daime piorou mais ainda a sua personalidade, só que eu pergunto, e as milhares de pessoas que ja cometeram crimes edíondos mundo afora por estarem bêbados e tal ?
É triste meus amigos, mas isso é Brasil.

Paulo Henrique disse...

A mídia sempre fode a porra toda. Primeiro ela disse que foram mortos por garotos de rua desocupados e chapados. Depois falaram que foi 1 membro da família que tentou impedir um suicídio (?!). Agora falam que o culpado foi um garoto razoável e que o chá do santo daime dispertou um surto psicótico heridtário nele. Ninguém fala a verdade. Vai virar mais um caso Izabela. Odeio a mídia; só fala merda. Pior é o pai dizendo que vai defender o filho até o fim. Tem que ter discernimento também.

milton disse...

PH,

A estratégia da defesa, através das palavras proferidas pelo avô do assassino, agora é de tentar culpar a vitima. Estão insinuando que o Daime, supostamente oferecido pelo Glauco, teria endoidado o playboy. Logo aparecem seguimentos fascistas, evangelicos e cristão interessados em demonizar e banir o Daime.

Porém, segundo fiquei sabendo por aí, o assassino já era esquizofrenico hereditário, já mexia com drogas antes de mexer com o daime. Pode não ser verdade, mas disseram que o playboy foi procurar o Daime poque queria se tratar das drogas. Porém, quando o Glauco viu que vinha com papo de Jesus Cristo, proibiu ele de tomar o Daime. Isso teria deixado o playboy emputecido. O playboy queria que o Glauco reconhecesse que o irmão era a reencarnação de Jesus, e que ele era a reencarnação de um apostolo.

O fato é que milhares de pessoas tomam o Daime e não inventam essas merda e muito menos matam os outros. Esse cara foi o único que eu fiquei sabendo. Muito pior é o alcool. Ou seja, tentar culpar o daime ou o próprio Glauco, isso é uma falácia cínica e cretina. Seja doente mental ou não, a culpa é do playboy. Além disso, fica dificil dizer que o cara é doido de pedra, pois na hora de fugir ele foi muito lúcido e esperto. Na hora de fugir e levar vantagem, o daime não fez mal nenhum.

Paulo Henrique disse...

Religião é coisa do demônio.

Eu fico puto com esses juízes que aceitam defesas ridículas. Lembram daquele caso dos caras que bateram numa empregada? O Juíz absolveu eles porque pensavam que era prostituta... Agora aquele político daqui de Brasília que foi acusado de exploração sexual de menores foi absolvido porque não sabia que eram menores de idade. Isso é um absurdo. Eu acho que deviam diminuir o salário de políticos, advogados e juízes pra desestimular as pessoas. Se tem uma coisa que leva as pessoas a seguirem uma carreira é o salário. Advocacia tá muito oba oba, tem que desestimular.

*Como estudante de licenciatura acho que professor devia ganhar mais que advogado.

milton disse...

PH,

Politico nenhum quer ser eleito por causa do salário. O salário incluisve não é tão alto assim. Eles ganham muito mais com as maracutaias e lobistas. Se o politico gasta milhões na campanha, por que ele faria isso para ganhar um pouco mais de R$10.000 por mês?

No caso dos distritais, esses ganhavam muito mais recebendo mensalão do Arruda. Com o salário eles limpavam a bunda.

Os juizes ganham melhor, quase o dobro, não precisam fazer campanha, mas ganham por fora repesentando forças ocultas e vendendo sentenças. Muitos juizes colocam filhos e laranjas para controlar escritórios de advogados. Quem contrata advogados do escritório do juiz, esse dificilmente perde a causa.

O que desestimularia os politicos e juizes seriam leis especiais que punissem, em dobro, aquele que praticasse crimes através do poder do estado. Para isso, eu até concordo com a pena de morte.

Tambem, as campanhas e marketing politico deveriam ser proibidos. Sou a favor de um catalogo do TRE, contendo apenas a foto 3x4, curriculo e proposta do candidato. Assim, ninguem precisaria gastar milhões na campanha, qualquer um poderia se candidatar. Não existe democracia realmente porque a o politico depende do poder economico e dinheiro de campanha. Vai vc tentar ser eleito, para ver como o esquema funciona.

Já os advogados, nem todos ganham bem. Existem advogados caros e baratos. O advogado caro é aquele que tem ligações com juizes e politicos, que pertencem a máfias e tem as costas quentes.