terça-feira, abril 22, 2008

Brasília - 48 anos

21 abril - Niver BSB
Ontem foi aniversário de Brasília. Impressionante quando se percebe que a capital federal tem somente 48 anos e o quanto se desenvolveu. Duvido que quaisquer dos brilhantes arquitetos, urbanistas e palpiteiros em 1960 conseguissem prever um crescimento desse porte aqui, no meio do Planalto Central.

Como ocorre em todo aniversário de Brasília, a Esplanada dos Ministérios é fechada para as comemorações. O Arruda não poupou energia e planejamento e ofereceu aos brasilienses uma festa e tanto. Liberou o metrô, possibilitando a vinda de uma manada de pessoas. Estima-se um número perto de um milhão de pessoas passaram pelo local.

Estive lá das 14 às 22 horas. Primeiro, fui levar a Ana para ver a Esquadrilha da Fumaça, que sempre me surpreende. Muita gente, uma multidão digna das metrópoles da China. Estivemos na praça do Museu da República, aquele em forma da casa dos Teletubbies. O Niemeyer projeto três lagoas circulares, que estão cheias de água fétida e suja. Claro que os tanques pareciam o Rio Gandhi, cheio de crianças nadando de cuecas. Sem nenhum banheiro por perto, duvido que saíssem para fazer suas necessidades. Consigo prever que vários irão contrair doenças até o fim do mês.

Observei os que me cercavam, a maioria, 99%, pessoas das classes C e D que vieram das cidades satélites. Interessante notar que realmente houve distribuição de renda no governo Lula (ou talvez desde o governo FHC). Todos tinham dinheiro para gastar em cervejas (vendidas ilegalmente dos porta-malas dos carros), picolés, CDs e outras coisas que estavam sendo vendidas. No entanto, educação zero. Mesmo com lixos presentes, tudo quanto era lata, garrafa e papel tinham um único destino: o chão. Lá pelas 16 horas, quando começou o Streetball, a Esplanada parecia uma grande depósito.

Outra percepção, agora que têm o que comer, comem, sem preocupação nenhuma com alimentação. O que se vê de buchos de fora incomoda. Imagem aquelas funkeiras, calça apertadinha, justinha, camisa levantada e o barrigão mostrando alegremente um piercing de latão pendurado do umbigo. Bem que o IBGE alertou, a obesidade é um risco à nossa população.

De noite, o show de gravação do DVD do Capital Inicial. Fazem um pop competente e é confortante saber que conseguiram a notoriedade que têm. Tem umas fotos nesse link, vejam como foi. Até o Arruda estava lá, de verde, claro, aprovando tudo. Dinho foi um anfitrião de primeira, mesmo não parando de falar “cara”. É sua marca registrada – além do piercing no umbigo, claro. Foi legal ver meu amigo do peito, Fê, tocando com tudo. Foi o melhor da banda, na minha opinião. Detestei aquela boneca da Natasha, parecendo mais uma dançarina do Tchã do que a roqueira retratada na letra.

Bom, não vamos falar de letras......... que venha o DVD, que incluirá Geração Coca-Cola, Que País é Esse, Mulher de Fases, Primeiros Erros, outra da Legião, além, claro, dos hits do Capital.

14 comentários:

Anônimo disse...

André,
de onde tirou essas fotos?
Estava na 'vip' ou no povão mesmo?

O Jamari França escreveu hoje em seu blogg que vc é ex integrante da plebe. De onde ele tirou isso?

Depois das 22:00 vc foi comemorar com o pessao do C.I?

Pq o Dinho e cia não tocaram algo da Plebe?

- parace que até hoje rola umas magoas malucas entre vcs de Brasilia... o que o sucesso fez(az) hein?!?!?!

Unknown disse...

Rio Ghandi? Ehehe... banqueiro deveria saber melhor :)

Abração.

Elizabete disse...

Andé você viu o show do Capital de onde?
Eu fui pra Brasília pra ver a gravação do dvd do Capital.
tudo bem que eles escolheram as musicas mais comerciais pra colocar no dvd mas as musicas novas deles são legais.

Agora o que eu queria saber é porque não teve nenhuma participação especial,da Plebe.

beijos...

jack_andrade disse...

meu nome é jack andrade.
dia 19.04 dia do índio,21.04 Tiradentes,Brasília,22.04 descobrimento do Brasil.Hoje não deveria ser feriado ?
Cara você viu,a irmã do pac casou.

Anônimo disse...

Não consigo te entender.

Já li no blogg que vc é um comelão de padarias e paradas de estrada, inclusive, em alguma rodovia, nessas lanchonetes toscas confundiu uma torta de moscas com torta de passas, agora diz que tava rolando uma porcariada danada para o povão degustar, estavam comendo a torto e a direito.....

Maluquice é essa?
Deixa o povo comer...

André Mueller disse...

Estava na área VIP com direito à passe livre acesso total, graças ao Fê. Mas mesmo lá, um aperto total.

Jamari França caiu direitinho na pegadinha de 1 de abril - deveria ler o blog mais.

Quero que o povo coma - e bem. Nada de obesidade americana vir nos atordoar.

Jack, quem é Pac?

Anônimo disse...

o ultimo show que a plebe fez na esplanada a banda foi vaiada, eles podem não ter ouvido, mas muita gente viu, a esplanada é igual a esgoto, só tem rato que só sabe comer porcaria.

Anônimo disse...

Em BsB fiquei sabendo de seu pai. Infelizmente, por causa do trabalho, não pudemos conversar direito. No dia do show você foi embora muito rápido, mas conversei bastante com Seabra.
O importante é seu pai ter forças para passar por esse momento e eu mando irradiações para ele ter essas forças!
Que venha o DVD da Plebe!!!!!

PS: BsB se tornará SP? O caos descontrolado e carros e pessoas?

Anônimo disse...

Como assim classe C e D???

Anônimo disse...

André,
Fico velha nesta data também e sempre brinco que só eu, a rainha da Inglaterra e a esposa do JK, temos o privilégio de dividirmos a festa com os PLEBEUS...rsrsrs!! Bom, nem passei por lá, mas achei bem legal o Capital ter trazido o Marchetti para a direção da gravação, pelo currículo do cara, acho que vai sair coisa boa!
Achei uma pena não ter assistido a matéria do DFTV!!!

Anônimo disse...

Ah! só mais um comentário:
Quanto a descrição do evento, é isso, o povo é assim mesmo, estranho, feio, sem educação, mas é só o reflexo das poucas informações que recebem, e isso, é muito louco!
Nós somos o reflexo de nossas informações, de nossa educação, FAZER O QUÊÊÊ!!!

Elizabete disse...

Eu também estava na área vip por causa do fan clube,mas se eu não me engano tinha 2 áreas uma de frente pro palco(que era a que eu estava) e outra de lado.

Anônimo disse...

esse dvd vai ficar uma merda, cenario ruim, vocalista babaca, publico poser do capital com fas de rbd e chiclete com banana, uma aula de como não se deve gravar um dvd pra não se arrepender depois, espero q a plebe não faça a mesma merda, mas se fizer eu compro assim mesmo!

Anônimo disse...

O nome do rio é GANGES!