terça-feira, março 18, 2008

Plebe em Palmas - mais fotos




Palmas, com 18 anos, é a capital mais jovem das Américas (ou será do mundo, alguém sabe?). Impossível não comparar com Brasília, ainda mais a gente, que veio bem no início da Capital Federal. Acho que um dos erros de Brasília, ruas largas norte/sul, ruas de mão única oeste/leste, que causa tremendos engarrafamentos, foi corrigido no traçado de lá, que só tem avenidão. Mas não vi nenhuma previsão de metrô ou outro transporte público eficaz. Isso é péssimo, pois vai acontecer o mesmo que as outras metrópoles em termos de trânsito.

Fácil de sentir também a ansiedade dos que lá habitam, torcendo para que dê certo. Paralelo à Brasília nos 70s (e até hoje) é a falta de opção culturalmente falando. Um só Porcão e um só Fred Aguiar não dão conta dos anseios dos jovens.

Os Raimundos sempre me falaram bem do público de lá, e comprovei.

13 comentários:

Anônimo disse...

fotos mal feitas, até hj vc não aprende a tirar boas fotos ou pelo menos regular sua maquina. eita andré véio!

André Mueller disse...

Anônimo inteligente, tente tocar baixo no palco e tirar a foto e você mesmo aparecer tocando. Não sou onipresente, quem tirou não fui eu e, acredite se quiser, são as melhores da leva recebida.

Anônimo disse...

kekekekeke - fala onipresente!!!

Anônimo disse...

Cara, posso dizer que sou fotografo, já fiz curso disso, inclusive em universidade. Portanto, vou fazer uma critica mais elaborada sobre isso. Para mim, não basta dizer que está uma merda, tem que dizer o proque.

Acontece que, para tirar boas fotos nessa situação de escuridão, o fotografo precisaria estar mais perto, usar uma maquina com controle na abertura do diafragma, controe na velocidade de exposição e ainda usar tripé.

Porém, pelo que eu vejo, o fotografo nesse caso usou uma maquina automatica, lá no meio da galera e ainda segurou a maquina na mão.

Assim não há santo que de jeito. Ninguem, nem mesmo o Sebastião Salgado, nessa sitiuação, conseguiria tirar uma foto do jeito que o anonimo acima exige. Ou seja, as fotos estão o melhor possivel.

O que pode ser cobrado nesse caso é a composição, e isso está bem razoável. Apesar de ser o resultado da falta de recurso da situação, falta de tripé, a tremida das fotos tambem foram bem usadas. Isso dá a sensação de movimento e cria um clima lisérgico na foto.

Para as fotos que não estão tremidas, isso aconteceu porque o fotografo usou flash. Porém, a luz do flash se difundiu na fumaça e isso deu uma esbranquiçada.Mas isso pode ser consertado ou minimizado no photoshop.

Não havia outro jeito mesmo. Se não quisesse a foto tremida, pois na escuridão a velocidade de exposição é lenta, o fotografo tem que segurar muito tempo e isso sempre treme, teria que usar o flash com fumaça no meio.

Concluindo, essas não são foto profissionais, são apenas registros do evento que foram tiradas com maquina automatica, talvez até de um celular, por alguém que assistiu o show no meio da galera e depois subiu mais perto e usou flash.

E o cara fez o melhor possivel. Ninguem aqui, nem que seja profissional, com esse equipamento e situação, não conseguiria fazer melhor.

Anônimo disse...

Enfim, a critica acima, do anonimo 1, essa foi feita por alguém que não sabe fotografar. Se soubesse fotografar, entenderia o contexto e a situação do evento e não cobraria aquilo que é impossivel de se fazer.

Anônimo disse...

Pô X, obrigado. Parece que esse post foi escrito para mim, É como se fosse resposta sobre aquilo que eu, telepaticamente, havia perguntado.

Anônimo disse...

Dei uma mexida nas fotos, para tentar tirar a fumaça e a granulação:

foto 1

foto 2

Anônimo disse...

porra, uma banda como essa ficar tirando fotos pelo celular da motorola V8, que mão de vaca esses caras são! eita andré véio!

Anônimo disse...

Anauê!

Anônimo disse...

"porra, uma banda como essa ficar tirando fotos pelo celular da motorola V8, que mão de vaca esses caras são! eita andré véio!"

era pra rir?

ha ha ha ha ha

engraçadão, to enxugando as lagrimas de tanto rir.

Anônimo disse...

Não é Motorola V8, acho que é Apple iPhone. E a sua banda usa o que? Contratam o Sebastião Salgado?

Anônimo disse...

seu idiota, iphone não tira foto!

Anônimo disse...

Idiota é vc. Vejo que ainda não conhece o iPhone. Foi querer dar uma de esperto e se fodeu. Otário!

O iPhone não só tira foto (2 mega pixels) como já saiu o software que permite filmar video. Pergunte p/ o X. Ele tem um iPhone.

iPhone Camera

Anauê!