terça-feira, agosto 01, 2006

Ela estava certa!


Ela tinha medo. Muito medo. Tanto medo que foi na TV e declarou: eu tenho medo do PT. Para quê? Além do Partido dos Trabalhadores, passou a ter medo também de intelectuais raivosos, acadêmicos furiosos, sindicalistas emputecidos, músicos psicóticos e uma imprensa impiedosa. Mas o tempo passa e temos que admitir: a esperança só venceu o medo na batalha, pois na guerra, medo está dando um banho.

Talvez não. Olhando mais de perto, não é o medo que está vencendo. Se fosse, até que seria bom, muitos não se reelegeriam. Quem está vencendo é um player que nem estava na jogada: a indiferença. Parece que o povão se acostumou. Também, tantas décadas vendo o patrimônio público ser repartido entre grupos de interesse, ser dilapidado diante seus olhos, que a coisa passou a ser normal. Mensalão, sanguessugas, dólar na cueca, investimento maciço em publicidade, deixando de lado as ditas ações sociais, uso da máquina pública para fins particulares, censura, mentiras, corporativismo político, ufa! – tanta coisa com um nome só: corrupção.

Sei que os defensores do Lula vão usar a velha retórica: pô, mas todo mundo faz isso! Ué? E isso lá é desculpa? Fazendo o que os outros faziam é que a esperança vai vencer o medo? A indiferença é a maior aliada dos que estão no poder. Faz com que as pessoas vão votar como se fosse uma obrigação, sem o coração estar no ato. Votam porque a lei manda, colocam um x em qualquer espaço e vão para praia, para suas casas, para a chopada sabendo que nada vai mudar.

Meu conselho? Fácil. Número 1: não vote em quem já está no poder. Pode até ser que tenha um honesto, mas esse está muito tempo lá, é fácil de corromper. Vamos para os nomes novos. Principalmente se o candidato quiser se reeleger para deputado ou vereador. Isso significa que é um político sem ambição, não quer progredir, quer ficar onde está porque está mamando. Pelo sim, pelo não, não reeleja.

Número 2: evitem candidatos que usam a profissão como atestadora de competência. Quem já viu as seguintes campanhas: Professor Fulaninho, pela educação. Cabo Sicrano, vai cuidar de sua segurança. Bispo Cifrão, abençoe essa idéia. Político tem que ser administrador – não de profissão, mas de atuação. Busque o passado, ele atuou em sindicatos, condomínios, grupos comunitários? Fez um bom serviço? É esse que se vota.

Número 3: Anote em quem votou. Anote o e-mail do candidato. Se eleito, cobre. Cobre mensalmente. Comente a atuação. Faça marcação em cima das promessas feitas. Ameace divulgar o cara como vigarista. Encha o saco!

E a próxima vez que uma voz se manifestar contra a gritaria lunática da maioria, ouça-a. Ouça bem.

25 comentários:

Anônimo disse...

ENTÃO EU VOU VOTAR NO PAULO RICARDO, ELE É NOVATO NO RAMO.

CÍCERO disse...

ESSE NEGOCIO DE SLOGAN DO TIPO PROFESSOR BELTRANO PARA A MELHOR EDUCAÇÃO, CABO SILVA PARA A SUA PROTEÇÃO ...
E O CLODOVIL QUAL SERIA O SLOGAN ???
TOMARA QUE A PLEBE NÃO ASSINE COM A MONSTRO, SE O CONTRATO FOR FECHADO EM SÃO PAULO ENTÃO NÃO É A MOSNTRO AINDA BEM POIS ESSE SELO ME DEVE UMA GRANA FAZ TEMPO E SÃO PÉSSIMOS EM DISTRIBUIÇÃO!!!!

F3rnando disse...

Paulo Ricardo tem uma longa carreira pela frente na politica...:P

Paulo Henrique disse...

Gostei da filosofia do começo...
Mas acho que além do país, o que tem que mudar mesmo são as pessoas... Pode haver mil maravilhas de governo, mas se o povo não for, acaba com toda essa
maravilha.

Aguardo ancioso o novo CD! A propósito, quanto mais adiantar melhor. Porque se passar um sufoco o CD sai depois das eleições... E ainda dá tempo de mais pessoas ouvirem.

Abraço

Mikele disse...

André, achei a coluna legal, so q porra, ingenua, na verdade tem q ser do jeito q vc ta falando, concordo com tudo q disse. Mas ninguem faz isso, neguinho ta mais preocupado em arrumar emprego, garantir a comida do dia seguinte,kerem saber o q vai acontecer na novela. Nao fazem a minima ideia do q é ser politico e nem pra q servem . Ninguem entende porra nenhuma de politica, nem de computacao entendem (pra encher o saco dos politicos com emails), muitos nunca mexeram num PC, outros nunca leram um jornal sequer. O eskema é votar nulo, sinto, mas é o caminho, nao leva a nada é verdade, mas pelo menos demostra a indignacao, no minimo q seja é melhor apostar q apostar num politico, q pode ate ser honesto, mas o sistema é um lixo,corrompido, fazem os bons virarem mals.
Chega!
Abs
Ps: To ancioso pra ver a voto em branco estourando nas radios do país!

Paulo disse...

Porquê será que esse tal de Cícero só escreve com caps travado? Quer chamar a atenção? Escreve rosa pink...

MANUEL/SERGIPE disse...

Mais um lema para essa eleição;
NÃO SEJA BURRO, VOTE NULO...!

Em questão da música vote em branco; tocar nas rádios de todo país sería um sonho.

De certeza eu sei que vai tocar mesmo é nos nossos rádios, eu vou fura o CD de tanto ouvir.

André, o cd vai ser mais que
R$ 10,00 (Dez Reais)hahaha....

CÍCERO disse...

Paulo, assim está melhor???
- ANTES QUE EU ME ESQUEÇA VAI SE FUDER.

MANU/SERGIPE disse...

ETÁ CABRUNCO, TÁ TODO MUNDO NA FLOR DA PLEBE...!

O CD DA PLEBE TÁ VINDO AÍ PESSOAL, OS NEVOS ESTÃO NERVOSOS.!

MANU/SERGIPE disse...

ANDRE, E ARACAJU, ESPAÇO EMES, JÁ TÁ TUDO PRONTO?

QUE DIA?

MANU/SERGIPE disse...

CAPS TRAVADO OU NÃO O QUE IMPORTA É A COMUNICAÇÃO.

E LÁ VAI OUTRO TRAVADO...!

João disse...

Acho que a Regina Duarte atirou no que viu (um possível desastre na economia) e acertou no que não viu (a quadrilha de bandidos que é o PT, mas que até 2002 gozava da reputação de gente honesta).

Paulo Marchetti disse...

Agora já falam que a partir de 2010 não haverá mais reeleição. Então vamos aproveitar e negar a reeleição desde já!
A diferença do Lula/PT pro resto é que esse sujeito diz que sempre lutou contra a corrupção e chega no poder e acaba fazendo o mesmo pelo que sempre lutou contra. Cinismo! Isso o torna até mais mentiroso que Maluf!!!

PS: A próxima vez que vier a SP e não der um toque... eu pirateio o R ao Contrário... hehe

PS2: Paulo Ricardo retirou sua candidatura quando soube que teria que abrir mão de sua agenda de shows...

André X disse...

Fala, Paulo. Minha estadia em SP foi totalmente em função da Alice, não deu tempo para nada. Paulo Ricardo retirou a candidatura? Que agenda de shows? Olha o Gil, ele é ministro e ainda faz shows.... o que explica muito.....

João, boa essa sua perspectiva, ela realmente acertou no que não viu e erro feio no que viu.

Daniel disse...

Pessoal, por favor... comentário sobre os assuntos do blog... cada um faz como quer. Respeitem-se...

A frase do João ("Acho que a Regina Duarte atirou no que viu (um possível desastre na economia) e acertou no que não viu (a quadrilha de bandidos que é o PT, mas que até 2002 gozava da reputação de gente honesta)") é perfeita. A Regina Duarte foi usada somente como um pensamento do PSDB. Ela é atriz.... pode falar com medo sobre crianças de 3 anos ou sobre pesquisas de célula tronco. Por esse motivo, acho q não deveria ter se metido na campanha passada. Como não gosto dela mesmo, passar bem...

O PT não pecou por incompetência. Pecou por corrupção!!! Essa história de NÃO SABIA, NÃO VI, NÃO É BEM ASSIM E CORTAR NA PRÓPRIA CARNE, comigo não cola!! Os honestos do PT tb vão pagar pelos corruptos!!

A indiferença do povo está estampada na cara das pessoas e na capa dos jornais!!! Enquanto teríamos q estar atentos à CPI dos sanguessugas e campanha eleitoral, todos falam apenas do julgamento de Suzane Ricthokhgiamnbihfakf*?$$&&&¨fen ou de guerra inacabável no Oriente Médio.

O povo se acostumou a não se importar. "Deixa ele lá roubando, contanto q ninguém venha tirar meu cargo comissionado...". Ouvi essa frase de pessoas q em 1989 e 1994 lutaram pela esquerda e que em 2002 votaram em Pedro Passos (o latifundiário grileiro) para dePUTAdo distrital.

Espero q no segundo turno esteja Alckimin X Heloísa Helena!! O PT teve sua chance!!! Não soube aproveitar!!

Daniel - Plebe na pele

Paulo Henrique disse...

Daniel (antes de mais nada, blz? Paulo Henrique. Prazer). Eu acho que o Brasil está precisando de uma mulher no governo, pelo menos para testar. Mas Alckmin fará um estrago inrreparável se eleito, botando em vigor o ALCA. E não duvido que faça o mesmo que FHC. Corrija-me se estiver errado.

abraço

Foda que adulto em geral não quer mais adquirir conhecimento, e nunca vota em quem investe em educação... Complicado.

Paulo Henrique disse...

ESTRAGO "INRREPARÁVEL" SERIA BEM PIOR!!!

Fábio disse...

Alckmin, Lula.... a tragédia será enorme com qualquer um dos dois.

Pra mim as propostas de ambos são as mesmas. Mas ainda que se admita que o chuchú é pior, ele não terá força suficinte pra aprovar tudo o que quer. Já o Ali Babá, ainda que se admita que é um tiquim de nada menos pior, tem os movimentos sociais amarrados e pode passar o trator.

No 1º turno ainda tenho opção, mas no 2º (se houver) é voto nulo com certeza.

São tempos de trevas...

Mikele disse...

Iai Paulo, sinceramente acho q a ALCA vai ser o melhor q pode acontecer ao país!
O Brasil pode ganhar mais ainda se diminuissem a burocracia.
Agora se a Voto em branco virasse um hit nacional, aí sim meu amigo, o BRasil ganharia muiiiiiito.
hahhahahahahhahahah
abs!
PS. Iai Andre, como foi a reuniao ???

MARTINS-03 disse...

HOJE NA NOVELA O JOSÉ MAYER VAI PEGAR A REGINA DUARTE!

DESLIGUEM A TV!

Paulo Henrique disse...

ALCA:
*Envolve todos os países do continente, exceto Cuba
*Possui essência Neo Liberal (Doutrina Monroe)
*Foi criada para conter o avanço da União Européia
*Propõe diminuição das tarifas para produtos de ponta e manutenção para produtos primários e de pouca tecnologia
*O Brasil é o maior opositor (Governo Lula). Centro-esquerda.

*Diminuir aos poucos a taxa alfandegária dos produtos importados pelo Brasil e outros membros (a gente compra mais barato) e manter a taxa alfandegária dos produtos exportados (a gente vende mais caro).

Quanto mais barato o produto, mais ele vende. Assim os países membros que comprarem dos EUA vão comprar cada vez mais, por ficar mais barato ao longo dos anos.
Isso vale para o contrário também. Quanto mais caro o produto, menos ele vende. Com a manutenção dos preços dos produtos exportados para os EUA, ele não venderá mais, ficará estável. Conclusão:

Compramos mais, vendemos em mesma quantidade e preço. Déficit tremendo. Seremos submissos aos EUA. Não poderemos vender para outro mercado consumidor a não ser eles. Venderemos matéria prima e compraremos produto industrializado feito pelo nosso próprio ferro e comida.

Vale lembrar que ao contrário da União Européia, não haverá livre circulação de pessoas, vide situação dos imigrantes "ilegais" do México e preconceito contra estrangeiros que moram nos EUA.

A política será muito mais influenciada pelos EUA, seremos "Um EUA pobre".

O "dono do mundo" é interesseiro demais. Para mim não é flor que se cheire.

Mikele. Explica a burocracia melhor. Eu não entendi. Agradeço desde já.

*Reeleger uma pessoa de menor escolaridade que os próprios votantes é no mínimo atitude de acéfalo.

HENRIQUE ALENCAR disse...

A ALCA seria bom se adotase uma moeda única, aí acho q o Brasil, ganharia com isso.
Mais os subisídios é muito ruim para o Brasil, e outros menos favorecidos.

Será que Fidel morre???

Paulo Marchetti, parabéns pelo livro, vc fez um trabalho e tanto!!!
Parabéns!!!


Abç a todos ...

Mikele disse...

Bom, Paulo. Burocracia é eu ter q sair de Gotemburgo, pagar passagem 500 KR ( 175 RS), pra ir pra Estocolmo só pra pegar o titulo de eleitor. Puta sacanagem!
BOm vou fazer uma comparacao, mesmo q nao goste, do nivel de burocracia q o cidadao comum sofre no Brasil e aki na Suécia, simplesmente pelo numero de documentos.
Documentos no BRasil q eu tenho:
Certidao de nacimento, carteira de identidade, CPF, titulo de eleitor, certificado de dispensa do exercito e passaporte. Nao bastando isso pra abrir uma conta em um banco preciso de uma conta de luz.
Documentos aki na Suécia:
Carteira de motorista ( o RG e CPF aki sao a mesma coisa, e sao a data de nascimento mais 4 sifras) e passaporte( so sai daki um ano, mas... hehehe)
BOm no Brasil preciso de 7 documentos, aki na Suécia 2. Entendeu o q é burocracia ???
Isso tudo fora o tempo pra conseguir todos esses documentos e ainda aturar o mal humor de quem ta te atendendo. Nao bastando tem a burocracia q as empresas enfrentam, etc...

Murilo Guimarães disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Murilo Guimarães disse...

Eu acho q somos nós em crise! cuidado com regina e mais ainda com as bolinhas q ela toma. hehehe nos veremos por Vitória da Conquista!! Apareça.