sexta-feira, abril 28, 2006

Dia Internacional da Educação

Fiquei muito feliz quando liguei a TV, ontem, e vi o MV Bill fazendo propaganda do Dia Internacional da Educação. É hoje, minha gente, 28 de abril! Fiquei frustrando quando o comercial chegou ao fim e não era patrocinado pelo Governo, mas sim pela Unicef. Ingenuidade de minha parte pensar que alguém no nosso governo está preocupado com a educação.

Estudos mostram que a falta de educação formal é responsável pela violência, desemprego, pouca produtividade dos trabalhadores, falta de saúde e até a corrupção. Epa, acabei de descrever o Brasil!

Sempre achei que era teoria da conspiração, mas começo a acreditar quando dizem que os oligarcas nordestinos freiam avanços na educação para não perder o voto de seus rebanhos. Hoje começo a achar que é verdade.

Já imaginaram um Maranhão educado? Iriam derrubar o Sarney e promover queima do livro Marimbondos de Fogo. Uma Alagoas letrada? Tchau Renan. Até nunca mais Collor!

É significativo que o Dia Internacional do Trabalho seja dois dias após o da Educação, pois esta precede aquele. Educação é fundamental para se ter um bom emprego. Mas estamos longe de atingir esse sonho. Vamos continuar disfarçando nossa incompetência em ser um país do futuro com futebol, carnaval e pagode. Que disperdício.

23 comentários:

Vitor disse...

Esse foi um dos melhores comentarios que vc ja fez...

CÍCERO disse...

MAIS AÍ É QUE ESTÁ O X DA QUESTÃO, PARA QUÊ INVESTIR EM EDUCAR O POVO, COM ISSO ELES(OS PODEROSOS) ESTARIAM ALIMENTANDO SEUS PRÓPRIOS INIMIGOS(NESSE CASO O POVO).

André X disse...

Querem ouvir outra teoria da conspiração? É a que segue: hoje, no planeta todo, em todas as nações, é dia internacional da educação, certo? Mas aqui, no Brasil, foi decretado o dia da sogra! Na mesma data! Acho que é para encobrir qualquer manifestação a favor da manifestação. Neguinho ouve sogra e já se encolhe todo, evitando qualquer manifestação.

Fábio disse...

Essa "conspiração" foi forte, hehehe.

Educação é a chave pra tudo. Qualquer tipo de avanço, seja tecnológico, social ou econômico, passa por aí.

Nisso se inclui até mesmo a educação dada em casa pelos pais. Aquela que ensina o que é certo e o que é errado. Pelo menos eu aprendi isso em casa, e não na escola.

E é pela total falta de perspectiva de melhora na educação desse país que eu não tenho a menor esperança de ver isso aqui melhorar.

Pra mim a coisa vai de mal a pior até o fim do poço, se é que esse poço tem fim. Pronto, desabafei.

Fábio disse...

Falando nisso, o que você pensa do sistema de cotas André ?

André X disse...

Sou contra a cota do jeito que ela está formulada. Acho que a cota deveria ser para pessoas pobres, não pela cor. E também acho que a universidade deveria ser paga por quem pode pagar. Mas para isso, o ensino fundamental teria que ser grátis e bom.

Dênis disse...

Quem puder, leia "1984" de George Orwell.
Visionário como Aldous Huxley ("Admirável mundo novo", 1927), o cara começou a escrevê-lo em 1948. Cabalístico, não? 1984 ao contrário...
Mudam os anos, mas na coisa povo/poder só muda o amendoim. A m... continua a mesma.
Pra pensar. Muito.

Anônimo disse...

André, o Lula falou em algum meio de comunicação que esse 1º de Maio "dia do Trabalhador será o dia mais feliz do trabalhador brasileiro.
O que você acha desse comentário?

Também queria falar sobre o novo disco da Plebe estou muito ansioso, que dia vai sair?

Anônimo disse...

a educação tá tão ruim que você escreveu dIsperdicio e não desperdicio

F3rnando disse...

Bom, viva, antes de tudo, a Educação, não só rpa dar "Bom Dia", "Boa Noite" ou pedir licença, mas também pra tirar o "óculos de burro" e ver as coisas como elas realmente são. Já resolveria muita coisa nesse país, arrisco até um 80% por conta. André, infelizmente, como no livro do Orwell, os fatos, informações e a linguagem são manipulados e tornados restritos pra manter a peãozada domada, isso é uma realidade não apenas no NE, mas também na baixada fluminense, na periferia de SP, nas cidades-satélites do DF e onde mais existirem filhos desta mãe-pátria desnaturada, à mercê das Rosinhas, Garotinhos, Serras, Enéas, Rorizes e afins. Se ser oprimido fosse exclusividade de nós, nordestinos, estaria resolvido há tempos...

Midian disse...

só discursos são jogados pro povão, o que temos sao a cotas, que acho que são apena um atalho sobre a incompetencia de melhorar as escolas publicas, e essas malditas cotas servem para aumentar a mensalidade da facul particular, claro, o governo acha que um trabalhador q ganha 1,200,00, pra isso levou 20 anos, tem familia é rico, pode pagar qq valor na facul, nao tem outras dispesas.

qq momento as faculdades particulares se tornarao publicas, pq do jeito q a mensalidade aumenta ...

é, o Lula acha q rir é o melhor remedio.... vide o seu comentario sobre a saude...

Henrique Alencar disse...

Vc está certo, André ...
Sem educação, sem futuro ...
São raros os que consseguem driblar tds as dificuldades e vencer sem a bendita educação, muitos países, se deram bem, investindo em educação !
Um exemplo de educação é o Japão, os caras estudam pra caramba láh, se não me engano, ficam o dia inteiro no colégio, e por isso é a potência que é !

Sobre as cotas, tem um projeto, que vai deixar 50% das vagas das universidades públicas, para estudantes que fizeram todo o 2º grau em colégio público, o que vc acha desse projeto ???

Pamela disse...

Midian,acho que é ao contrario... Tá mais pras Públicas virarem particulares...
Bandejões caríssimos (quando tem),alunos fazendo vaquinha pra comprar ventilador,professor dando $ pra comprar papel higienico... Algumas já tem até semestralidade.

É a velha tática do governo:Destruir pra privatizar! Foi assim com a saúde,com a segurança, com o 1º e 2º graus...

Hoje todo mundo acha normal: Pagar plano de saúde e ainda por cima ser tratado mal no hospital privado! Pagar empresa de segurança pra proteger a rua!

Enfim,os caras querem que continuemos ignorantes,pra continuar elegendo Severinos e Angelas Guadanins da vida... E vai ser sempre assim.Por dentro desse sistema a gente nunca vai poder educar nossas crianças e torná-las críticas.
Enquanto isso,eles votam o próprio aumento de salário,o vale-gasolina...

P.S.: Nada a ver com o assunto,vejam o filme "V de vingança".

Lilian disse...

Oi, André!!!
Sou fanzona de vcs principalmente pelo fato de suas músicas terem a crítica ao sistema como ponto fundamental...acho as letras muito atuais, afinal, realmente em 20 anos pouca coisa mudou...mas será q é justo criticar tanto o governo Lula por isso? Afinal são 500 e poucos anos de zona nesse país, sempre fomos explorados até os dias de hj, em todos os sentidos, e concordo q é do interesse dos coronéis q o povo continue tapado p/ continuar dominado. Mas antes de ficar patrocinando com milhares de reais um comercial sobre o dia da educação, eu prefiro q esse dinheiro seja aplicado no Prouni, por exemplo. Acho q isso foi um grande avanço. FHC ficou 8 anos no poder e o q o q ele e o Paulo Renato fizeram pela educação? Até onde eu me lembro, só ferrou com o ensino técnico público, q eu cursava na época, apesar de várias manifestações q fizemos...levei 5 anos estudando pra passar numa facul pública, tendo q prestar o q eu não queria, pq trabalho e estudo à noite desde os 14 anos, início do gov. FHC... como Pobre=curso noturno=licenciatura, lá fui eu...aí surgiu o Prouni, e então finalmente eu pude fazer o q eu queria, pela minha capacidade e não pelas posses da minha família. Passei num curso de medicina, o sonho da minha vida e a minha vocação, e ainda recebo uma bolsa de poucos 300 reais, porém fundamentais para q eu possa estudar...pelo amor de Deus,André, não me decepcione...afinal, desse jeito, eu vou achar q vc é um rude sem causa, rrrssss! Bjus, lindo!!!

Anônimo disse...

PAMELA MEU AMOR EU TE AMO...!

Anônimo disse...

O CULPADO DE TUDO ISSO É O PRÓPRIO POVO, NEGUINHO SABE PULA CARNAVAL, SABE FAZER FILHO, SABE QUEM É BONITO OU FEIO, QUEM É MAGRO OU GORDO E NÃO SABE VOTAR. TEM COISAS QUE NEM É PRECISO SABER LER PRA ENTENDER. A DEMOCRACIA VERDADEIRA É ESSA: O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.

A PLEBE ENSINA, ATÉ QUANDO ESPERAR, VAMOS REBELAR! E O POVO NÃO APRENDE ENTÃO DANEM-SE.

Anônimo disse...

Vídeo da plebe, ramones, e do Redson (cólera) tocando The Clash na web!!
www.videolog.tv/charlesbsb

Anônimo disse...

Pamela, Esse filme é nacional?

Marcelo Zines disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcelo Zines disse...

POH ANDRÉ, VOCÊ ESTÁ CADA VEZ, SE TORNANDO MAIS INSENSÍVEL. SE PREOCUPAR COM A EDUCAÇÃO, COM O MENSALÃO(que através do Marcos Valério passou pela mão de muita gente ai no Congresso), COM A JUSTIÇA(que dá a possibilidade a "menina" que participou na morte dos pais e ainda montou um "circo" na TV, brigar pela herança da família), DÁ MUITO TRABALHO.
O QUE MERECE A NOSSA PREOCUPAÇÃO MESMO É A SELEÇÃO. IMAGINE SÓ SE O RONALDINHO GAÚCHO SE MACHUCASSE, DEIXANDO DE JOGAR NA ALEMANHA, E A SELEÇÃO BRASILEIRA DEIXASSE DE TRAZER O TÍTULO DA COPA??? ISSO SIM SERIA MUITO DESASTROSO, NÃO CONCORDAS?? PENSAR QUE CORREMOS O RISCO DE COLOCAR, NOVAMENTE, NO PLANALTO, O "CIDADÃO"(que "não sabia" de nenhuma falcatrua promovida pelo partido que o mesmo ajudou a fundar), É CHATO DEMAIS.

AFINAL DE CONTAS, NÃO PRECISA-SE DE EDUCAÇÃO PARA SER JOGADOR DE FUTEBOL OU PAGODEIRO, CERTO???

Anônimo disse...

BELA IRONIA MRCELO ZINES, MUITO BOM MESMO.

João disse...

FHC não foi tão mal assim pra educação. Criou o FUNDEF, que agora serve de inspiração para o FUNDEB, e implantou a exigência de professores com pós-gradução para lecionar em faculdades. Isso incrementou muito a qualidade do ensino, tanto servindo à formação básica, como ao ensino superior. Lula quer que 75% da verba de educação do governo federal seja gasta nas faculdades públicas. Agora, intrigrante foi a proposta que li do economista José Paulo Kupfer de que não será a educação que levará o Brasil ao desenvolvimento, mas sim de que o desenvolvimento é que melhorará a educação no Brasil.

André X disse...

Lilian,

Não ponho toda a culpa só nesse governo. Como vc mencionou, são 500 anos errando, está na hora de começar a errar ao contrário.

Mas subsidiar é tampar o sol com a peneira, é admitir a incompetência. Fazendo um trabalho bem feito de base, o governo não precisa se meter na vida de ninguém. Mas como fazem tudo errado, imaginam que subsidiando estão corrigindo o desacaso. Mas é o jeito, não?