terça-feira, abril 04, 2006

Covers e coveiros.

Se o Hellradio ainda estivesse no ar, eu gostaria de transmitir um programa dedicado a algumas bandas de cover que fazem umas versões, digamos, diferentes das músicas originais. Algumas, acreditem, melhores no formato readaptado.

Poderia começar com o Jah Division, banda de Brooklyn, Nova York, que toca versões reggae das músicas do Joy Division. É interessante, porém não tão efetivo quanto aos desbravadores dessa idéia, que é o Dread Zeppelin. Esses, com competência, faziam o John Bonham revirar no túmulo com excelentes versões jamaicanizadas dos hits do Jimmy Page e Cia. E o melhor, o cantor, ao invés de ser um clone do Robert Plant, era uma cópia do Elvis. Vi eles uma vez no Imperatriz, no Rio de Janeiro, no começo da década de 1990. Bizarro é um termo muito leve. Stairway to Heaven em versão reggae, com um Elvis gordo cantando foi esquisito demais.

Tem também o Hayseed Dixie que, se você pronunciar bem rápido, soa algo como AC/DC. E é isso mesmo, uma banda caipira que toca todas as músicas dos australianos em versão country. Muito comédia. É bom para fazer os metaleiros terem um infarto. Acho que já tem dois CDs gravados, e um com algumas versões de Kiss também!

Tem outras versões country que valem muito a pena cavar para ouvir. Uma é dos Kingswoods para Pretty Vacant, dos Pistols. O John Peel, quando fazia seus sets, sempre incluía essa música. Outra é dos Bad Livers para Lust for Life, do Iggy Pop. Ambas sensacionais.

A melhor faixa da fraquíssima trilha sonora do Great Rock n Roll Swindle é um pot-pourri em ritmo discoteque dos hits dos Sex Pistols, tocada pelos Black Arabs.

Minha grande frustração é que ninguém ainda fez um cover de uma música da Plebe. Mas não queria que tocassem uma versão xerox, mas sim reelaborarssem a canção para a gente ver outro lado da coisa. Talvez um dia....

32 comentários:

CA®I0CA disse...

X-MAN, VC VAI CAIR PRÁ TRAS QUANDO LER O MEU COMENTÁRIO MAIS EU VÍ O VIRUS 27(TENHO CERTEZA QUE VC CONHECE) NA PASSAGEM DE SOM NUM SHOW NO ABC EM 2001 TOCANDO BRAVO MUNDO NOVO , MUITO RÁPIDO E DIRETO SÓ EU PERCEBI QUE ERA O SOM DE VCS, FIQUEI QUIETO POIS TINHA MUITO LOUCO ASSISTINDO, ATÉ HOJE EU ACHO QUE TEM GENTE QUE PENSA QUE É DO JOE 90 A MÚSICA.

André Mueller disse...

Cícero, essa é nova para mim. Gostaria muito de ouvir a versão do Vírus 27, boa notíca!

CA®I0CA disse...

OLHA ANDRÉ, SE EXISTIR GRAVADO DEVE SER DE FÃ QUE GRAVOU NO PÉ DO PALCO, CONFORME AS DIRETRIZES DA ARCAICA CENA OI! MUSIC DE SÃO PAULO SE O VÍRUS TOCAR ISSO EM SHOW O PAÚ QUEBRA , O JOE TOCANDO PLEBE ME PARECE UM CARA MUITO CULTO ELE DEVE OUVIR BASTANTE COISA LEGAL NÉ ....

Anônimo disse...

Caro sancaseles, nao tenho nada de preconceituoso, e eu sei que em Salvador tem muito rockeiro, mas Salvador é capital, eu so gostaria de saber se tem muito rockeiro no interior tb, ou se o maximo que a galera de la curte é a Pitty, cpm, charlie brown, rappa

Anônimo disse...

André se voce ouvir uma banda de NOVA IGUAÇU chamada GNOSE vc ia pirar com a versão de proteção que deve durar uns 8 min poi os caras misturam todas as versões de vcs mais uma ou outra incidental como PLEBISCITO (por exemplo) o máximo

Anônimo disse...

O vocalista do Dread Zeppelin, se não me engano, chamava-se Tortelvis... Ou coisa parecida. Nunca ouvi, mas deve ser bizarro!

Anônimo disse...

Também há a banda francesa Nouvelle Vague que faz versões Bossa Cool de músicas de Joy Division, Dead Kennedys, Depeche Mode, Elvis Costello... só coisa fina.

André Mueller disse...

Pois é, Pedro, tinha esquecido da Novelle Vague! Quando descobri essa pérola, ficou meses rodando lá em casa. A versão bossa para Too Drunk Too Fuck é maravilhosa.

Já anotei Gnose. Mas o que eu queria era que alguém tocasse uma versão insuitada, tipo Milton Nascimento cantando A Ida (deus me livre!) ou Os Originais do Samba levando Consumo(aí eu apóio!).

F3rnando disse...

Opa, esqueceu o Matanza tocando Johnny Cash!

Anônimo disse...

Acho legal, esse lance de fazer uma versão para a a música, e não simplesmente copiar.
Atualmente, temos várias bandas que mandam covers hardcorizados de grandes sucessos !!!

Alguém já ouviu My Way, com o Pistols tocando, isso sim que é uma versão !!!

Anônimo disse...

André:

Antes de mais nada, a casa não era Imperatriz, era Imperator e aquele show foi antológico (com a lógica de uma anta!)...com o vocalista dando uma de Elvis e jogando tolhas sujas de suor de seu rosto para a platéia...fantástico!!!!

Agora, cover por cover, não se pode esquecer de mencionar 2 caras muuuuito engraçados, Weird Al Yankovic e o mais recente Richard Cheese...

Anônimo disse...

Outras versões boas:
Titãs com aluga- se do Raul Seixas
Oasis com I am tha walrus dos beatles
Jota Quest com alem do horizonte do Rei Roberto Carlos
Ramones com Out of time dos stones

F3rnando disse...

Gosto das versões que o Damned fez pra artistas que não tem nada a ver com o som deles, tipo "White Rabbit" (Jefferson Airplane) e "Ballroom Blitz (Sweet).

André Mueller disse...

Fantásticas essas versões do Damned. A do Sweet, Ballroom Blitz, que toca o baixo é o Lemmy, do Motorhead. Tirou do fundo do baú essas, heim?

Anônimo, me desculpa, mas não gosto das versões xerox dos Titãs,do Oasis e do Jota Quest.

Anônimo disse...

Caro X,

Há uns 7 anos atrás, no Zero Bar (não sei se ainda existe), vi uma banda chamada Iziroquei (acho que é isso) fazer um cover acústica de Proteção. Meu, os caras mandaram muito bem. O guitarrista fez inclusive um solo no melhor estilo Flamenco. Putz, arrebentaram.

Um abraço,
Claudio Lopes

Anônimo disse...

Tem também Fred Banana Combo tocando maravilhosamente versões de Beatles.

PS: Continuo desesperadamente atrás desse disco que tenho apenas em cassete!

Anônimo disse...

Falaram aqui de Ramones...

É verdade! não podemos esquecer dos Ramones com vários covers bacanas, tipo I don't wanna grow up e Do you wanna dance...

Anônimo disse...

tem também um alemão, que vive no Chile e assina Señor Coconut que faz versões eletrônicas de músicas dos Kraftwerk, Doors, Deep Purple,Sade e outros mas em ritmos latinos, tipo de cha cha cha, rumba e etc. é estranho mas é bom.

saudações, marcelo

Anônimo disse...

Os ramones tb fizeram uma versão de baby, i love you, alguem sabe de quem é esta musica?

André Mueller disse...

Esse Sr. Coconut entraria, sem dúvida, no programa. A onda é essa mesma.

F3rnando disse...

Das Ronettes, um trio vocal feminino negro dos anos 60, que era produzido pelo Phil Spector, que não coincidentemente é o produtor do "End Of The Century" dos Ramones, onde tem essa regravação.

Anônimo disse...

Também temos o The King, com seu CD Gravelands, onde ele canta Love Will Tear Us Apart do Joy Division, Come as You Are do Nirvana, Whole Lotta Rosie do AC/DC e muitos outros, no estilo do Elvis. Muito bom e interessante!

Eu também gostei dos cover que Milton Nascimento fez do Beat It, do M. Jackson, e o cover que Caetano Veloso fez do Billy Jean/Elleanor Rigby, que achei muito bizarro.

Anônimo disse...

Andre, a versão do oasis nao é xerox nao, foi uma versão que ficou muito melhor que a original

Anônimo disse...

O Ira! cria covers de suas próprias canções.
Às vezes ficam melhores que as originais, de qualquer forma sem nunca perder a linha original.
Eu gosto disso: recriar-se!

F3rnando disse...

Pô, eu achava que o Ira! só fazia versões pioradas do The Jam...:P

Anônimo disse...

Quem também gostava de se coverear a si mesmo era o "Camisa de Vênus". Cada show eles traziam diversas versões diferentes de suas próprias músicas.

F3rnando disse...

Peço perdão, cometi um comentário injusto. O Ira! também esculhambou "Train In Vain" do The Clash :P

Anônimo disse...

Isso saiu no globo de 6 de março, sobre o camarote vip do sambodromo:
"Erik Marmo dava sermão na fotógrafa que lhe pediu uma pose ao lado da nova namorada."Diferente de muita gente, eu estudei um mínimo de marketing. Não quero minha foto no final do ano na Contigo naquela lista de quem beijou fulana. Não preciso de vocês, não preciso me vender, não preciso fazer comercial de cerveja. Só estou preocupado com a minha carreira", dizia com a voz firme e testa franzida, tentando convecer da eficiência de sua estratégia. Não colou e acabou fazendo a foto.

Que escroto,um playba global fazendo um ridiculo discurso como se fosse um punkeka, e depois aceita tirar a foto,...

André Mueller disse...

Socorro! Estou tentando postar um texto novo e o blogger fica me avisando que é impossível achar o meu blog. Alguém sabe o que fazer?

CA®I0CA disse...

X-MAN, VAI LÁ NO FERRAMENTAS E DÁ UMA LIMPADA NOS COOKIES E ARQUIVOS DE INTERNET ANTIGO E DEPOIS ACESSE SEU BLOG !!!!

Anônimo disse...

Eu lembrei de um disco do Paul Anka de covers de artistas bem mais novos que ele. É engraçadissimo ouvir Smells like teen spirits em versão Big Band.
Tem outras como Black Hole sun, do Soundgarden, Jump do Van Halen, Eye of the tiger (quem cantava isso? Survivor?), Wonderwall do Oasis e mais um monte, todas conhecidas!

Anônimo disse...

Fala X

Uns anos atrás eu fz uma banda cover da Plebe, mas nem chegamos a se apresentar, mas estamos negociando uma volta. Mas com alguns toques nossos.