segunda-feira, março 06, 2006

Salve Lobão!

Tiro o meu chapéu para o Lobão! Não porque foi ele o primeiro artista – tirando os Paralamas, que são au concour! – a reconhecer a Plebe Rude, nos convidando a abrir os shows de lançamento do disco O Rock Errou pelo Rio Grande do Sul, em 1986, mas pela sua atitude e realizações extramusicais. Foi o primeiro a denunciar abertamente o esquema rádios/gravadoras, conhecido como jabá. Isso lhe rendeu uma tentativa de ostracismo, do qual conseguiu sair editando a excelente Outra Coisa, lançando discos em bancas. Mas saiu chamuscado, as rádios ignoram sua existência, assim com a MTV e gravadoras. Preferiam que estivesse morto.

Nesse último carnaval, soltou uma crítica feroz e ácida ao Ministro Gil e seu camarote nas folias em Salvador. Acertou em cheio quando diz que as pessoas que estão lá estão mais interessadas em ser vistas, do que ver e apreciar a festa popular. Acusou o ministro de praticar apartheid social com seu camarote. O que falou, foi de bem mais baixo calão, mas a mensagem era essa.

Gozado que, ao freqüentar o camarote da Brahma, quebrou uma promessa feita a anos, por ocasião de ter sido barrado no mesmo camarim em outros carnavais. Disse que só voltou por causa da esposa que queria muito ir. O amor é lindo!

Gostaria muito de, no futuro, fazer um projeto Lobão e Plebe. Força!

(Inclusive, sobre o jabá, leiam o excelente artigo: http://www.alomusica.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=393 )

18 comentários:

CA®I0CA disse...

ANDRÉ NÃO SEI COMO ANDAM AS NEGOCIAÇÕES DO CD MAIS VCS PODERIAM LANÇAR O CD IGUAL O LOBÃO FEZ IRIAM VENDER QUE NEM ÁGUA...

Anônimo disse...

Outra coisa a ser debatida com seriedade, além do jabá, é a tal da OMB. OM o que?
O vampiro dos músicos...

F3rnando disse...

Encarta esse CD novo da Plebe na Outracoisa! Pro Brasil inteiro nas bancas de jornal, luxo só!

P.S: Quem esculhambou o camarote do Gil e da Flora não foi o Carlinhos Brown (desculpa o baixo calão aí...)?

P.S2: Em matéria de jabá, a entrevista do Tutinha na Playboy é a última palavra.

Anônimo disse...

O tempo das gravadoras ta passando,se nos analisarmos o que esta acontecendo. Por exemplo na Europa e EUA elas tem a concorrencia de quem baixa mp3 gratuitamente da internet.
Na America do Sul e paises em subdesenvolvimento a concorrencia sao os piratas que custam muito menos que os horiginais.
Daí o que acontence ? Eles criam uma organizacao de Lobby nos EUA,RIAA, que na verdade quer é por medo em quem baixa cd na net.
As gravadoras prevendo tempos dificeis, se juntam, acredito quem tenha 2 ou 3 gravadoras que controlam todo o mercado mundial.
E o resultado ???
AS gravadoras vao perdendo espaco, agora so falta os artistas se aproveitarem disso, que é a parte complicada.

Anônimo disse...

desculpa minha ignorancia, mas se vc toca em uma radio nao é justo vc pagar por isso? a radio esta fazendo a propaganda da musica, do cd e do show. A radio tb nao tem que lucrar?

Anônimo disse...

Caro anônimo:

Cara, a rádio tem mais é que lucrar sim, mas a fonte oficial de receita dela não é o jabá, e sim publicidade...

Ela vende espaço de promoção para os patrocinadores e com isso vive (e bem) quanto às bandas, não deveriam pagar nada, afinal se não é pela música, a rádio não tem público e se não tem público o patrocinador não divulga seu produto de forma eficiente...

Na real contabilidade das rádios, ela deve pagar à banda na forma de direitos autorais, ou seja, música não é fonte de renda da rádio, é "matéria-prima", e matéria-prima é algo que vc compra e não algo do que se cobra para ter..

Abraços.

Anônimo disse...

Mr. X,
Sempre admirei muito o Lobão, e também o Marcelo Nova, que foi outro que cansou de cornetar para quem quisesse ouvir sobre o jabá. O que vc acha do Nova?
Renato

Anônimo disse...

E complementando o que o Black disse: da forma que o Jabá é feito o ouvinte é lesado em seu direito de saber quando há uma publicidade.

Pelo código de ética dos profissionais de propaganda, toda propaganda deve ser ostensiva.

O jabá acaba sendo uma forma de propaganda "oculta", e deveria ser coibido. Ou o ouvinte deveria ser informado que determinada música está sendo tocada como publicidade, aí sim seria mais honesto.

Renato

Anônimo disse...

Seria um encontro extraordinário esse!!
Lobão e Plebe Rude dividindo o mesmo palco!!!fico na torcida...

Anônimo disse...

Como eu já escrevi aqui uma vez: Grande Lobão!!!!

Anônimo disse...

Perguntinha básica.
Quem já escutou em uma radio uma musica, mudou de radio e na outra tava tocando a mesma musica ??

F3rnando disse...

Rádio vende mídia, comercial, já ganha por esse lado, não precisa explorar de artista e de gravadora fazendo "permutas" como por exemplo quer sugerir o Sr Tutinha, da Jovem Pan, na revista Playboy (leiam e passem mal, o que esperar de um cara que ajudou a inventar o "Pânico na TV"?)

Anônimo disse...

Novo CD nas bancas !!!
Afinal, a plebe merece !!!

Acho muito melhor, o cd sair nas bancas, pra nós, acredito que sim, pois, perto de quase tds nós tem uma banca, aí fica mais fácil de adiquirir !!!

André Mueller disse...

Mais sobre jabá no texto novo a ser publicado hoje no blog.

Sobre a crítica do Lobão, na íntegra:
"Pior do que isso, só o carnaval no camarote do Gilberto Gil, na Bahia. É o apartheid, a privatização do público. Essa gente tira o lugar de quem gosta de samba. Vem aqui para dar o cú, ser fotografado por revista, para fazer qualquer coisa, menos assistir o carnaval."

Grande Lobão!

Anônimo disse...

Caríssimos,

Concordo que o comentário do Lobão sobre o jabá é mais do que pertinente. Mas tenho minhas dúvidas se os comentários que ele formula sobre outros artistas não são seu meio de fazer publicidade. Agora, o Lobão participou do quadro "Para quem você tira o chapéu?" no Raul Gil, programa que foi inclusive reprisado. Será que o Lobão é realmente este gênio que vocês estão pregando? Agora, não acho que a MTV tenha boicotado o Lobão. Vi vários clips dele desta fase do Outra Coisa. E também assisti a alguns programas dele no "Saca Rolha" da Rede 21. Não vejo nada demais a ponto de ser tão idolatrado. Por sinal, André, ficar decepcionado com homens que mudam de opinião, mas que são seus heróis, é idolatrar seres imperfeitos.

Um abraço,
Eduardo Reis

Anônimo disse...

E por falar em JABA ...
Caiu uma das representantes do JABA aqui no RJ, a Rádio Cidade foi para o espaço !!!!!
E já foi tarde !!!!

R AO CONTRÁRIO NAS BANCAS JÁ !!!!
M.P.R.A.B.M.

Anônimo disse...

Extraído do dicionário Houaiss.

-X-

Jabaculê

{verbete} Datação c1950

Acepções
■ substantivo masculino
Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
1 dinheiro com que se compra um jogador para que se deixe vencer; suborno
2 Derivação: por extensão de sentido.
dinheiro ou qualquer coisa us. para corromper alguém
Ex.: oferecer um j. para ganhar uma inserção publicitária
3 Derivação: por extensão de sentido.
qualquer dinheiro recebido ou a receber
Ex.: vou lá, porque estou a fim de receber o meu j.
4 gorjeta, gratificação
Ex.: dê a ele um j. qualquer pelo serviço

Etimologia
orig.duv.; segundo Nei Lopes, de possível orig. banta; o autor lembra a existência do rad. baku, presente no quimb. bakula 'pagar, tributar' e remete tb. ao quicg. nza-báaku 'sabão' e cp. a expressão 'molhar a mão, subornar', levantando a hipótese de ter havido uma convergência das duas noções

Sinônimos
jabá; ver tb. sinonímia de dinheiro e gratificação

Ren disse...

Qto ao Lobão, até tens razão! Problema é o próprio Lobo, q anda mto confuso ultimamente. A "Outra Coisa" é um pto assaz positivo, porém a mídia é um toma-lá-dá-cá necessário e, não há como escapar ao sistema. E criticar, criticar e criticar não adianta nada. Se for para ser diferente, se for para sair do esquema, é mister juntar-se, agrupar-se, organizar-se! É o q não tem acontecido. O 'homem' atira em todos e pra todos os lados. É o exército de um homem só quixotesco, não fadado a morte, mas ao exílio e eterna agonia.