segunda-feira, junho 06, 2005

ANTITABAGISMO - PARTES 4 & 5 E CONCLUSÃO.

Razão 4: Degradação dos Serviços Públicos.

É sabido que o cigarro foi responsável por 28% das mortes no serviço público de saúde no ano passado. Fazendo uns cálculos, significa que o governo deve gastar uns 35 a 40% de seu orçamento para a saúde tratando de fumantes vítimas de doenças cardíacas, pulmonares, distúrbio neurais e outras doenças provocadas pelo tabagismo. Os recursos do governo são limitados. Esse dinheirão gasto em fumantes poderia ser muito melhor aproveitado equipando nossa rede de ensino fundamental, investindo na segurança das cidades, construindo hospitais melhores, entre inúmeras atividades que beneficiariam o povo. Ou seja, o fumante é diretamente responsável pela degradação dos serviços públicos. Sob essa ótica, o fumante é um ser egoísta, que nos expõe a serviços públicos mal prestados por causa de um mimo particular.

Razão 5: Destruição de Culturas.

Essa é fácil de se observar. Durante os quinhentos anos que estudamos o hábito dos índios sul-americanos de mascar a folha da coca, não existe um só caso documentado de morte. Mascar a folha é tão importante para esse povo, que até distâncias eram medidas em quantas folhas davam para se mascar durante o trajeto. Vem o homem branco, joga agente laranja em suas plantações, proíbe o uso. Acaba com a cultura e, em contra-partida, introduz o tabaco, que ele controla e é detém os lucros sobre as vendas.

Fizeram isso com os trabalhadores mexicanos que fumavam marijuana, no século XIX, nos EUA; com os chineses que fumavam ópio e foram a principal mão-de-obra nas construções das ferrovias americanas. Em nome da civilização, de proteger as crianças, arrasamos culturas seculares e damos tabaco, cigarros em troca.

Conclusão.

A Plebe é uma banda não fumante. Não existe ninguém fumando tabaco em nossos camarins. Acima de uma decisão de saúde, é uma decisão política. Se você fuma, ou conhece um fumante, reveja as razões acima e faça a sua decisão.

15 comentários:

Anônimo disse...

Quanta repressão! Deixa quem quiser fumar fumar.Problema é da pessoa.Ela que vai morrer e o problema é dela. Cuide dos seu.O resto não é seu problema.

Anônimo disse...

Que bom, instaurou-se a discórdia!

Anônimo disse...

Discordo completamente do anonimo. O q o andré escreveu jah se tornou uma grande e boa discussão aki em casa. Além de educativo eh esclarecedor.

André Mueller disse...

Caro anônimo. Acho que vc não entendeu, se ela vai morrer, estou pouco me lixando. O que fico grilado é que, antes de morrer, vai consumir umas dezenas de milhares de reais da saúde pública, vai dar uns milhares de reais de lucro à indústria tabagista, vai influenciar um monte de adolescentes ingênuos a imitá-lo, etc etc etc. Então, o problema deixa de ser da pessoa e sim da sociedade.

Anônimo disse...

Fala André!
Seguinte, essa posição da banda seria uma boa ancora em um programa de TV.
Vocês aceitariam ir a um programa como o do Jo Soares?
Não sei a posição atual de vocês quanto a meios de comunicação.
Por falar nisso, vc já viu o filme "Muito além de Cidadão Kane" ?? Muito interessante ... põe a globo no seu devido lugar...

André Mueller disse...

Fala, Sr. Santista (espero que não tenha nada a ver com o time peixe que o Furacão vai eliminar).
Já vi esse filme, sim. Muito recomendável para quem acha que tudo é invenção de paranóicos e fãs de teoria de conspiração. Tem alguns sites que disponibilizam o video, vale a pena!
Quanto ao Jô, gostaria de ir, sim, mas, primeiro, antes de tudo, para divulgar o novo CD.

Anônimo disse...

A Plebe, leia-se André e Philippe, já foram ao Jô Soares, pra divulgar o 4º disco e tocaram "Quando a Música Terminar". O André falou um lance de pesquisar as origens da mandioca, não me lembro bem, mas foi mais ou menos isso.

André Mueller disse...

Qual é rapá?!?! Que negócio de mandioca é essa? Tô lembrado não. O que me lembro é que ele combinou uma linha de entrevista no camarim, mas na hora H mudou tudo, deixando a gente meio perdido. Da próxima, vamos ficar mais atentos.

Anônimo disse...

Olá,
Puxa, vc responde mesmo !
Que honra saber que posso manter contato um dos ícones da era "faça você mesmo!".
Cara, a Plebe vai fazer show no Sul?
Sou SANTISTA MESMO, peixe nao tem medo de galo, até pq estamos em níveis diferentes ...hahahaha (brincadeira né .. gosto não se discute).
As músicas de vocês me abriram os olhos, engraçado ... a música marca a infância de uma forma que anos após reencontrei a Plebe na internet através de uma música em mp3 ... daí comprei os cds USADOS (pq ELES nao tao a fim de vender os seus CDs) ... me senti vivo, olhando e conseguindo VER, sabe como é ...
Mais uma vez, obrigado pelo contato, continue assim.
Um grande abraço André ! Mande um abraço para o Seabra.

Anônimo disse...

André,
o gordo, depois de falar com o Philippe sobre a cidadania americana dele, te perguntou sobre suas origens germânicas e você falou que queria pesquisar sobre o assunto mas acabou ficando apenas sobre a mandioca, alguma coisa assim, faz muito tempo, não é qualquer difamação, a piada foi sua.

André Mueller disse...

Paulo, esse blog é para isso mesmo: ter um maior contato com quem gosta da Plebe. Claro que respondo! E não é Galo não, é Furacão!
João, agora me lembro! A piada foi tão ruim, que tinha deletado da memória.

André Mueller disse...

Na verdade, foi assim: o Jô começou a alucinar, levando a conversa para um lado que não foi combinado. A gente queria falar do disco, ele queria saber de nossas origens. Quando perguntou se eu queria pesquisar minhas raízes, falei que a única raíz que eu gostava era a mandioca.

Anônimo disse...

Taí, a justiça tarda, mas não falha! O que era difamação se transformou na recuperação de um capítulo singular da história da banda. Essa vai pro museu Plebe Rude.

Anônimo disse...

O incidente da mandioca e suas conexões germânicas leva a um novo assunto: a Plebe está em uma coletânea alemã sobre o pós-punk brasileiro? O nome é "Não Wave", de um selo alemão e a Plebe é citada no release. Tentei achar, mas até agora não tive certeza se tem música da Plebe.

André Mueller disse...

É um selo inglês, cujo nome é Soul Jazz Records. Eu sou fã de carteirinha desses caras, que a anos reeditam o melhor da MPB, tipo Pilantocratas, Antônio Adolfo, Olrandivo - tudo da década de 1970. Agora descobriram o rock underground paulista do início dos 80s. Mas a Plebe não está - infelizmente - na coletânea Não Wave, nem na nova, Sexual Life of Savages. Mas o Ira está.