quarta-feira, março 09, 2005

QUEM (OU O QUE) É A TURMA DA COLINA?

Renato Russo sempre aludia ao grupo de amigos e conhecidos que formavam o núcleo do chamado “movimento punk de Brasília” como a Turma da Colina. Muito mais do que um punhado de músicos que vieram a formar a Legião Urbana, o Capital Inicial, a Plebe Rude, a Escola de Escândalos, o Diamante Cor-de-Rosa, entre outros, faziam parte do grupo pessoas que faziam suas próprias camisetas, estavam envolvidos com fotografia, arte, serigrafia, cinema e desenvolveram um humor próprio identificável até hoje em certas rodas brasilienses. Quando íamos em bando para o Rio ou São Paulo, sempre tentavam nos rotular: vocês são punks ou new wave? Não tínhamos resposta, essa falta de identificação classificatória nunca gerou traumas em nossas cabeças. Éramos únicos, e isso é o que importava.

Para quem não sabe, a Colina não é um monte de terra onde brincávamos em cima, mas sim quatro blocos de três andares dentro do campus da Universidade de Brasília, cercada por mato, isolada no Plano Piloto, onde moravam os professores da instituição. Só que, à época do surgimento da turma, ninguém mais morava lá. Para falar a verdade, do grupo, somente quem morou na Colina foram os irmãos Felipe e Flávio (hoje no Capital), o Gutje, meu irmão Bernardo e eu. A maioria dos outros integrantes da turma nunca botou os pés no local. Morávamos lá muito antes do punk. Éramos recém adolescentes e o Russo, que ainda era Manfredini, nem conhecíamos.

Para nós, que morávamos lá, a turma da Colina era um pessoal mais velho, com jeito de hippies, que ouviam Jimi Hendrix, montavam bandas para tocar blues no térreo dos blocos, acampavam debaixo de umas árvores, liam Marx, jogavam xadrez e nos tratavam bem, mas como pirralhos. Eles, até hoje, mantêm uma ligação forte, tendo até grupo virtual na internet, do qual faço parte como ex-morador do lugar. Por isso estranho quando leio na imprensa, quando vejo na MTV, quando ouço alguém se referir às bandas de Brasília com a Turma da Colina. Sempre me lembro daqueles que foram nossos mentores àquela época.

Passei 18 meses na Inglaterra com meus pais, em 1978. Quando voltamos ao Brasil, permaneci em Curitiba por mais seis meses estudando para o vestibular. No feriado de 7 de setembro, fiz uma pausa e vim para Brasília, me reencontrando com o Fê e conhecendo o Renato Russo, o Loro, o Geraldo, o Aborto Elétrico e a Blitx 64. Saímos uma noite na Caravan laranja dos Lemos e fomos passar o tempo num balão que dividia um cruzamento na Colina. Aprendi que era um lugar favorito do pessoal. Nunca me diverti tanto, ouvindo K7s no toca-fita do carro, falando merda e planejando as bandas que montaríamos e que iriam estourar. Daí a alcunha que o Russo tacou à turma. E colou.

10 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, a mídia tem o poder de criar mitos ...
Sempre quis saber oq diabos é essa tal de Colina, valeu André.
Abcs

André Mueller disse...

Acho que hoje em dia as coisas são mais imediatistas. Toda banda já começa com o objetivo de gravar um clipe, aparecer na MTV e gravar um disco. Quando a gente começou, a intenção era tocar para a turma, tudo era voltado para o pessoal. Não tínhamos intenção de comercializar nossas produções fora desse círculo. Essa vontade de alcançar o sucesso fácil tira toda espontaneidade necessário para formação de outra "turma". Nesse início de século, o quê reina é a individualidade, não o coletivo. Infelizmente.

Anônimo disse...

Meu caro André, me responda, em algum momento de sua vida de Plebeu vc repudiou esse rotulo de pertencer a "Turma da Colina" ?
Digo, nesses anos de acordes, shows e afins vc já se sentiu muito incomodado com isso de ser da galera de Brasilia e tal ?
Abcs ..

André Mueller disse...

Nunca repudiei! Mas, sempre achei estranho esse rótulo. A Colina para mim significa outras caras, não as dos roqueiros-bsb. Mas tá valendo.

Paola Pê Oliveira ϟ disse...

André, quais, na sua opinião, foram os lugares de Brasília que mais foram tocados pelo punk brasiliense?

A Colina estaria incluída?

Pretendo fazer uma visita a Brasília para estudar a história do punk brasiliense, e ficaria muito feliz em obter respostas.

Unknown disse...

meu sonho e ir na colina

Unknown disse...

meu sonho e ir na colina

Jèff Jácom'e disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jèff Jácom'e disse...

Melhor definição de "Turma da Colina" só podia ser dada mesmo por alquém que viveu esse momento histórico para o Rock Brasileiro.

Parabéns, André. Volte a postar para os seus fãs.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Nossa!!!!!!!!!!!! Toda essa história me fascina..músicas que ouvi na minha adolescência, os lugares que ouvi falar nas músicas (que na época nem entendia muito) e hoje em dia moro em Brasília, moro aqui a 5 anos e td isso ainda me encanta demais!!!!!
O Renato, a Legião, a Turma da Colina...mt bom!!!!!!!!!