sexta-feira, outubro 09, 2009

Retrô X

Retrô, eu? Antes que alguém me acuse de ser um negador dos avanços tecnológicos, um iconclausta moderno, quero deixar claro que não abandonei nosso queridinho mundo digital. Ainda tenho meus gigabytes de MP3, minhas queridas fotos que posso mandar para todos e até postar no blog e meus documentos em pdf. No entanto, um dia, parei para perguntar: "se tudo isso é digital, como é que não posso tocar com meu dedo?"

A partir daí, comecei a ter saudades de manipular um LP (para os muito novos: aquele bolachão de vinil que usamos para ouvir músicas num toca-discos). Fiz uma pesquisa e descobri que há um mercado florescendo vendendo discos novos, de vinil virgem (porque aquilo que a gente ouvia nos anos 80s era tudo reciclado, perdendo qualidade a cada reprensada), agora com 180 gramas e sulcos profundos para melhor reproduzir o som. Timidamente, comprei o novo Sonic Youth em vinil. Depois alguns compactos (Joe Strummer tocando The Harder They Come, entre eles), uns EPs e quando vi, estava viciado em ouvir LPs novamente. Meu harddrive, contendo milhares e milhares de músicas, está com inveja, mas sentar no sofá, ouvindo um som, com a capa na mão é meu novo hobby caseiro.



Em recente viagem à Alemanha, Alice e eu passamos muito tempo dando uma olhada nas sessões de LPs nas lojas e, principalmente, nos mercados de pulga. Muitos achados bons, entre eles o único e maravilho LP do Fred Banana Combo (vide o vídeo abaixo, aliais, ouça, porque a imagem não tem nada a ver com a banda).


Também fui conquistado pelo filme de fotografia por meio das máquinas Lomo. Entrei na Lomografia, que usa câmeras Lomo, de plástico, baratas, mas produzem fotos lindas (vide abaixo). Minha digital está na prateleira, pegando poeira. Esperem muitas fotos de Lomo do show no Rio, na próxima semana.

Aliáis, boas notícias: a primeira loja Lomo do Brasil vai ser no Rio e vai abrir em breve! Sigam pelo twitter dos caras aqui.




E continuo a ler livros impressos. Esse negócio de livrodigital não vai me pegar! Ou vai?

Próximo passo: dirigir um carro que não tenha a maldita quinta marcha. Sonho: um Chevette Tubarão Turbinado com um adesivo do Jaws na janela de trás e outro do Tutubarão do outro lado!

12 comentários:

Markão disse...

Pô Andre, um chevetão num consigo, mas se tiver afim de pilotar um Kadettão Turbí e só da um salve. Qto aos bons e velhos LPs estão em alta e tem uns sebos que da até pra pedir lançamentos. Gde Abraço, valeu.

Anônimo disse...

Quanto mais antiga é a midia, melhor. As estátuas e hieroglifos egpicios estão no ar há mais de 5 mil anos.

O papel, apesar das vantagens, já tornou a midia mais frágil e perecível. E a midia digital então tornou ainda mais volatil, efêmera e descartável. Além da dependencia de eletricidade, a midia digital pode evaporar em menos de um segundo. A midia digital tem suas vantgens, mas tem pouca segurança e nenhuma solidez.

Hoje existem jovens que nunca mexeram c/ um filme, nunca pegaram num LP. Alguns nunca viram uma maquina de escrever. Me sinto abençoado por ter vivido toda a evolução da midia. Tive sorte de conhecer os fundamentos analógicos.

Anônimo disse...

Penso que o desejo desejo de X não é ser retrô. Ele quer é ser LOW TECH.

Os submarinos nucleares russos possuem os computadores mecanicos que o meu avô usava. Na falta de eletricidade, quando o computador eletronico se torna inútil, para sobreviver é preciso dominar o velho e seguro recurso low tech.

Anônimo disse...

Nos anos 40, o plástico era novidade vendida pelos "olhos da cara". Anos depois, se tornou material vulgar e barato. As pessoas voltaram a valorizar o ferro, o vidro... Acho que o mesmo vai acontecer nesse mundo digital.

No inicio, a revolução digital era sonho de consumo. Os computadores eram carissimos. Porém, com o tempo teremos a mesma decepção do plástico.

De qualquer modo, a midia digital tem a vantagem de não gastar papel e evitar o deslocamento físico de pessoas e objetos.

Anônimo disse...

Sobre o Chevette rabo de peixe, acho que X está cometendo o vacilo de valorizar demais as aparencias. O Chevette é um carro ruim. X deveria priorizar mais a eficiencia, economia e segurança.

Porém, se quiser mesmo ser low tech, o bom mesmo é o fusca. O fusca tem manutenção barata, qualquer um pode mexer e consertar. O motor do fusca dispensa radiador.

Carros c/ motor V8 tambem são fáceis de mexer, basta um alicate e chave de fenda, mas bebem muito.

Já os carros modernos tem carburador eletronico, precisam de computador para serem regulados. O dono do carro não pode fazer nada.

Quanto ao cambio de 4 ou 5 marchas, o melhor seria vc mesmo escolher a relação, de acordo com a cidade ou percursos que vc usa. Numa estrada, uma quinta ou marcha mais longa é importante.

Anônimo disse...

esse X sempre me surpreende. cara mais cosmopolito do mundo. sabe tudo, conhece tudo, entende de tudo, sabe tudo, tem a manha.

vou ser assim, nada de barriguinha de chopp, papo careta, visão fechada e musica de corno.

Anônimo disse...

musica de corno principalmente

Anônimo disse...

Quem faz foto erótica c/ a Lomo, se torna lomosexual?

Ralah Ricota Cover disse...

Fala X!

Aí, me descola um pdf dichavado da bio do Clash?
abs

Anônimo disse...

X, vc vai no show dos show boys?

Manuel disse...

Cagada da MTV, passou ontem um especial do porão do rock e ainda passou duas da plebe no porão... o que se faz e brasilia...

Anônimo disse...

não é "iconoclausta", é ICONOCLASTA

http://pt.wiktionary.org/wiki/iconoclasta