quarta-feira, março 14, 2007

A Dança do Semáforo


De todas as músicas que a Plebe gravou como demo, a única que não chegou a entrar em nenhum disco foi A Dança do Semáforo. Essa era a música da Plebe que mostrava o potencial das plebetes, Ana XYZ e Marta Detefon, que faziam os backing vocais. A canção foi escrita para elas. Talvez esse seja um dos motivos de nunca aparecer uma versão oficial, pois elas saíram antes do Concreto, possibilitando o Philippe a assumir os vocais e o Jander a passar para a guitarra, mudança significativa para a banda. Outro motivo é que o baixo é muito similar a uma música do Cure. Tem ainda que o Philippe acha a música um pouco comercial demais para a Plebe.

Deixa eu defender a Dança do Semáforo. A guitarra é excepcional, punk-pós-punk total. Os acordes não são alegrinhos, tirando da reta a acusação de ser comercial. O baixo pode até parecer um do Gallup, juro que não foi intencional. No contexto da música, então, nada a ver. Eu adoro essa música, acho que poderia funcionar bem ao vivo e agora disponibilizo aqui para vocês, na versão demo, gravada em Brasília durante o ano de 1984.

Durante a mesma sessão de estúdio, a gente ainda gravou Sexo e Karatê. As duas músicas foram hits da então roqueira Rádio Fluminense. Que saudades da época que as rádios buscavam novos talentos, não restringindo à regurgitação das gravadoras, e o público ansiava por descobrir novidades.

Outro desejo meu é um dia entrar no estúdio do Philippe e, num fim de semana, gravar umas antigas da Plebe que nunca chegaram aos ouvidos públicos, tirando a tchurma. Me refiro a músicas como Festas, Pirataria, Moda e, a favorita do Philippe, João Trovão.

20 comentários:

Daniel Farinha disse...

SENSACIONAL!!!

Como podemos conseguir essa relíquia?? Quero download de "Dança dos Semáforos" URGENTE!!

Saudações

Plebe na pele

PS: André, hoje tem Flamengo x Paraná, vai torcer pra quem?? hehehehe

Anônimo disse...

As plebetes eram mesmo lindas e sensacionais. Pena que sairam.

Anônimo disse...

Muito lôca! É chato repetir o que já foi dito, mas endosso: é realmente um punk pós-punk, dado que os acordes não são "alegrinhos". E tem a novidade dos vocais femininos. Também gostei do "regurgitação das gravadoras"
Abraço

Anônimo disse...

Aí! fiquei curioso em saber de quem é a música. Cê lembra André?

Anônimo disse...

Vamos ver se o André confirma essa lenda:

Dizem que a musica Dança dos Semáforos era do Andre mesmo, que fez a linha do baixo (depois de ouvir o Cure, hehehe).

Na época o Cure era uma banda muito obscura. Parece que Andre pensou que essa banda nunca viria a ser conhecida.

Mas acontece que, logo depois, o Cure estourou e a Dança dos Semaforos se tornou uma das preferidas da galera. Então acharam arriscado gravar essa musica. Puro azar, pois essa a Dança dos Semaforos era divertida e merecia ser bem gravada.

PS: Não estou acusando o André de ter plagiado Cure. Acho que ele apenas sofreu uma certa influencia, buscou uma idéia ouvindo o Cure (que na época era uma banda "revolucionaria").

Isso é normal. Acredito que na musica, de certa forma, nada se cria, tudo se copia mesmo. É assim com todas as bandas (até o Led Zeppelin copiou alguma coisa).

André Mueller disse...

Fala, Milton! Quando DdoS foi feita, o Cure já era preferência entre a tchurma. A linha de baixo foi feita por mim, mas em cima de uma harmonia vocal do Athletico Spizz 80 (essa sim era obscura!). A linha é parecida com o Cure, mas tem umas nots diferentes, não que isso importe. A letra é minha e do Philippe, mas a guitarra, que para mim é o elemento mais marcante da música, é puro Philippe Seabra.

Farinha, claro que vou torcer para o Paraná, mesmo sendo atléticano. Não tem essa, é do Paraná, estou torcendo.

Anônimo disse...

eu tinha Dança do Semáforo no PC, ao que tudo indica já a perdi, a música Moda que também foi citada no post eu tenho aqui.. aliás muito boa..
são as meninas que fazem todo o vocal.. com o jander entrando na perte do meio que é somente um ahhhhh a-a-a-ahhhh a-a-a-ahhhh.. com um iá estilo Sexo e Karatê
confesso que eu não consigo entender boa parte da letra, mas vale a pena ter, se alguém quiser posso mandar por e-mail

Anônimo disse...

Hum... Estão vendo como as lendas sempre dão uma exagerada? É sempre bom esclarecer as coisas:

A influencia que o André sofreu, na linha do baixo da DdoS, não era do Cure.

De qualquer maneira, longe de mim criticar tal influencia, que por sinal era muito boa. A DdoS era bem na frente do seu tempo.

A musica brasileira sempre sofreu influencia de alguma novidade estrangeira, como foi na bossa nova (jazz), jovem guarda (rock a billy), tropicalia (psicodelismo) e etc. Com a DdoS não poderia ser diferente.

Anônimo disse...

Presente...

Na minha opinião, permita-me discordar, o elemento mais marcante dessa musica é o baixo. Sempre que eu penso em Dança dos Semáforos, a primeira coisa que me vem a cabeça é a frase "toomtoomtoom, tomtomtom, toomtoom".

Realmente, aquela guitarra do Phillipe, rica em chorus, caracteristica do pós punk da época (não confundir com pop new wave), é um tremendo sino de Pavlov, algo que cria uma conexão forte com as memorias da época, trazendo lembranças nostalgicas e marcando bem a musica.

Mas eu acho que a estrutura ritmica e melodica dessa musica está no baixo. A minha salivação pavloviana já começa com o som do baixo. As estrepolias de guitarra, que o Phillipe faz, isso para mim é o acabamento da obra (voce que é arquiteto sabe).

Sobre a questão de parecer com isso ou aquilo, para mim é um riff de baixo bem simples, caracteristico desse estilo de musica, praticamente de dominio público. Em cima disso pode-se fazer varias musicas diferentes de um mesmo estilo. Então, não tem nada haver com plágio, é apenas um estilo de época.

André Mueller disse...

Feito, Milton! Estamos de acordo. Sempre é um prazer (sério!) debater com você. Grande abraço.

Anônimo disse...

Lembro-me de flashes da primeira vez que escutei "A Dança Do Semáforo" e foi de uma fita da Marta deixada em casa prontamente copiada - inclusive até hoje tenho todas aquelas fitas que rodavam em BsB e algumas já passei pra CD. Dessa fase eu tinha um trio de favoritas e além de "A Dança...", também não parava de escutar "48" e "Pressão Social". Sempre vi a linha de baixo mais como uma homenagem ao Cure do que um plágio.
Há mais de 20 anos espero uma versão, digamos, oficial dessa pétala plebiana.
Muito legal colocá-la aqui no blog.

Anônimo disse...

Poxa André, obrigado. Mas fique sabendo que o prazer aqui é todo meu. Esse seu blog é muito bom, gosto de ler e participar. Grande abraço para voce tambem.

* Encontrei Plebe Rude gratis no Multiply:
http://pierre2112.multiply.com/music/item/393
http://cleonh.multiply.com/music/item/5

Anônimo disse...

ja ouvi o rumbora tocando essa musica em um progama de tv da directv, muito bom!

Anônimo disse...

Caro Marchetti,

Eu acho que nem mesmo homenagem ao Cure é.

Acontece que, se a pessoa for tocar um pagode, ninguem pode dizer que a batidinha "teleco-teco" é plagio ou homenagem a Seca Pacotinho, digo, Zeca Pagodinho. A batidinha "teleco-teco" é um estilo, é coisa de dominio publico. Espero que japones nenhum faça patente disso.

O mesmo acontece com o blues, jazz, bossa nova.... No caso aqui aconteceu no estilo pós punk da Dança dos Semaforos, estilo esse que o Cure e o Athletico Paranaense, digo, Athletico Spizz 80, tambem seguiram.

Anônimo disse...

por favor Andre !!!

DOWNLOAD URGENTE DA DANÇA DO SEMÀFORO !!!

Anônimo disse...

Só lembro de algo parecido em Consumo. Nesta, será que a partipação tb é da Detefon e da XYZ?

Alex disse...

Eu tenho a música "Moda" aqui, hehe

Anônimo disse...

Mas friso: achei DdoS bem melhor que Consumo.

Unknown disse...

Pra mim a guitarra é puro Johnny Be Good !!!

MeL. disse...

Baixei essa música e adorei, acho massa o baixo. Estou procurando a letra, se puder postar.
=)\o