quarta-feira, novembro 28, 2007

Fuera!!!


Podem me chamar de um anarquista-romântico, mas estou adorando observar o que está acontecendo na Bolívia. O levante popular contra a pseudo-constituição do Evo Morales é de fazer qualquer velho revolucionário derramar uma lágrima.

Para quem não está acompanhando, o ladrão Boliviano propôs uma mudança constitucional para o país que abole e/ou muda uma série de leis julgadas importantes. A intenção, claro, é trazer mais poder ao partido governista. Lembro que o Evo Morales foi eleito com somente 50,7% dos votos populares, mostrando que não representa a totalização de seus patrícios, muito pelo contrário.

Ao contrário de Chaves, que é louco, faz marketing em causa própria, impersonificou o Estado Venezuelano, é um caudilho de marca maior, mas trás algum progresso (mesmo que seja temporário) ao país, Evo Desmorales só tem afundado mais a Bolívia com suas ações populistas (mas que não agradam nem o pop, nem os listas).

Para vocês terem uma idéia, as mudanças à Carta Magna foram aprovadas após o camponeses partidários do governo impedirem a entrada dos opositores no Parlamento. Assim é fácil, só deixa entrar quem vai votar a favor!

Um levante popular, aos moldes do que está acontecendo e contra quem estão rebelando é muito salutar para quem acreditava que a América Latina estava anestesiada, aberta aos aventureiros políticos. Tem cidades na Bolívia onde o governo literalmente fugiu e que estão sendo administradas por juntas civis – lembrando um pouco as tomadas de bairros em Paris, em 1968.

Sei que não vai durar, que a política moderna tende a nivelar tudo, mas 2/3 do país estar paralisado é muito legal. Força, povo boliviano!!!

18 comentários:

Anônimo disse...

não vai durar, é?
aí é que vc se engana...
abraços

Anônimo disse...

X,

Há algum tempo venho acompanhando o negocio. Talvez vc não saiba desses detalhes a seguir.

Acontece que, há mais de um ano, ouvi falar de um plano sinistro da CIA, para acabar com a raça do indio.

Como vc deve saber, a Bolivia é bem dividida. Existe uma região rica, que tem gas, de maioria branca, concentrados em Sucre e Santa Cruz, que é de direita e antes, até a chegada do indio maluco, controlou a Bolivia por muito tempo.

A outra região é mais pobre, é de maioria indigena, não tem gas e fica nas regiões mais montanhosas, lá nas bandas de La Paz.

Enfim, a ideia da CIA e da direita local seria armar e treinar grupos e milicias, dessa região mais rica, com armas israelenses, através dos paramilitares colombianos da AUC. Já fizeram isso.

O objetivo é o separatismo. Querem dividir a Bolivia em duas partes. A parte mais rica, com gas, essa fica para as elites dos brancos, enquanto as montanhas fodidas ficam para os indios cocaleiros.

Esse plano está em curso. Está começando a aparecer agora. Se o indio não parar com essa marra, garanto que vai acontecer merda. Pode ter guerra civil.

O problema é que o indio está cumprindo as suas promessas malucas de campanha. Ele é meio ao contrario do politico tradicional. Na campanha ele prometeu nacionalizar o gas e fazer uma nova constituição. Muitos acharam loucura, mas ele fez.

Porém, o pau vai comer. São capazes de explodir gasodutos e o cacete. Acho que vai faltar gas, mais ainda, até que o indio seja destruido.

O foda é que isso pode virar uma problema maior e se espalhar pela America Latina. Hugo Chavez, Brasil e USA vão se meter. Esse problema da Bolivia pode nos afetar bastante. A situação pode e vai se complicar muito.

De qualquer modo, eu só queria que o indio não desse mais prejuizo para a petrobras, pois quero ver as minhas ações subindo. hehehe.

Anônimo disse...

X,

O bottom line é isso aqui:

Informe do Itamaraty

Nação Camba

Anônimo disse...

Enfim, temos que ver as coisas de ambos os lados.

Por um lado, como acionista da petrobras e consumidor de gas, tambem como uma pessoa mais realista, eu diria que os erros do indio são os seguintes:

1- A Bolivia não tem capital e know how para nacionalizar gas nenhum. O indio está dando uma de ladrão boliviano. Primeiro rouba e depois quer fazer sociedade (a petrobras entra com a bunda e o indio com a piroca).
2- Essa politica esquerdista sonhadora do indio não é realista nem viavel.
3- O poder e a grana estão com a oposição, seria preciso evitar o enfrentamento, pois assim ele vai arruinar o país.
4- Essa parada de emancipação indigena na Bolivia é a mesma coisa que a "consciencia" negra do Brasil. Isso só cria mais racismo, de ambos os lados, sendo que os brancos atuais, muito tambem pobres, não tem culpa do que aconteceu na colonização.
5- Os cambas realmente tem o know how e a grana para fazer a Bolivia funcionar, enquanto os indios não tem essa capacidade.

Já olhando o outro lado, como alguem que viveu uma ditadura militar promovida pela CIA, eu diria o seguinte:

1- As elites de direita da Bolivia, os Cambas, esses são mesmo racistas
2- Com a parada da nação Camba, querem tirar os indios da jogada, para deixa-los na merda, mascando coca nas montanhas.
3- Os USA estão loucos para criar uma guerra por aqui. Fizeram base no Paraguai para isso.
4- O indio não é ditador, foi eleito democraticamente e está cumprindo o que prometeu na campanha.
5- A oposição de direita e a midia bolivianas tambem não prestam, estão ligadas a CIA.

Anônimo disse...

Como disse Rnaldo Jabor ontem no Jornal da Globo: isso é o começo do fim...

Anônimo disse...

Repetindo o que já foi dito: o ladrão boliviano aprovou sua constituição dentro de um quartel e contando com um exército de camponeses que impediu a entrada de parlamentares da oposição. Isso é democrático? Mas se tiver guerra de cucarachas, basta o Brasil partir pra cima, manter a ordem na Bolívia e daí em diante ficar um bom tempo pegando gás de graça para os nossos taxistas.

Anônimo disse...

QUEM SAO OS DITADORES DO PARTIDO COLORADO?
QUE E DEMOCRACIA AO SUL DO EQUADOR?
QUEM SAO OS INDIOS INCAS Q PLAMTAM COCAINA?
QUEM SAO OS ESTRANGEIORS Q FINANCIAM O TERROR?

QUEM SAO? QUEM SAO? QUEM SAO?

Anônimo disse...

Os incas não existem mais. Foram extintos. O ladrão boliviano é indio Aymara e eles plantam coca, mas não produzem cocaina. A folha de coca é muito diferente da cocaina.

Tambem, não existem ditaduras na America, exceto em Cuba.

Porém, em certos aspectos, a ditadura cubana pode ser mais democratica do que alguns paises latinos que são controlados por oligarquias de pilantras.

Apesar da ditadura, há quem diga que, a nivel municipal, o povo cubano tem muito mais controle do governo do que nós.

O que adianta a democracia se o país aqui é governado por Renans, Sarneys e outros coroneis vigaristas, inclusive mumias asquerosas da época da ditadura?

Anônimo disse...

Esqueci do Haiti, que é uma pseudo democracia formada por golpistas bandidos da turma do Baby Doc. E o Brasil está lá defendendo essa corja, perseguindo e matando a negada do Lavalas.

Acontece que o Jean Aristides, ex-presidente do Haiti, do partdio de esquerda Lavalas, esse foi derrubado por bandidos fascistas da antiga ditadura do Baby Doc, apoiados por Bush, só porque estava fazendo uns acordos de petroleo e saude publica com Chavez e Fidel.

Fcharam a unica estrada do Haiti e deixaram o povão passando fome. Então, tres mariners e um agente da CIA foram até o palacio, encheram o Aristides com cascudos, meteram o cara num avião e largaram ele no meio da Africa.

Depois, para fazer media com Bush e o conselho de segurança da ONU, o Brasil mandou tropas para o Haiti, para sacramentar o golpe, para caçar e matar o pessoal do Lavalas.

Fizeram uma eleição de merda, só para ingles ver, e agora dizem que o Haiti tambem é democracia.

Anônimo disse...

Anarquista de classe-média é mole, mermão.

Quero ver meter a mão na massa, enfrentando os reacionários que anseiam pelas "tropa dieleiti".

Ilusão é achar que se colocar contra os velhos poderes arraigados sem séria confrontação. Novas demandas, novas institucionalidades.

Porque na Venezuela e Bolívia as coisas se dão com povo na rua, e não só com politicagem de congresso e peleguice co cartas marcadas.

Saudações!

Anônimo disse...

ENQUANTO AS DROGAS FOREM PROIBIDAS,PLAYBOY CHEIRADOR DE PO E FUMADOR DE MACONHA TEM TOMAR TAPA NA CARA MESMO!

Anônimo disse...

X,

Essa foto que vc colocou, "que se vayan todos, primeiro el dictador", agora isso ficou explicado através desse artigo aqui:

The Final Battle in Bolivia

Acontece que os trabalhos da reforma constituinte estão sendo feitos em Sucre, reduto da direita.

Então, a violencia e a tensão se exacerbou, deram umas porradas nos indios e seus politicos (isso a Globo não mostrou direito), e o pessoal do MAS se trancou num quartel.

Desde de agosto os trabalhos foram suspensos por causa da violencia.

Assim, é aí que entra o contexto dessa foto. Na ocasião da foto, mais de 300 indios desceram de La Paz, para protestar em Sucre. Por isso o pau comeu. A direita de Sucre tambem se mobilizou.

Portanto, essa foto foi tirada em Sucre. O cara que segura o cartaz deve ser da direita separatista. "A todos" quer dizer "indios de La Paz". "El Dictador" (porem eleito democraticamente) é o Evo Morales

O fato do Evo agora ficar trancado no quartel, isso não foi bem explicado. Pode ser que ele esteja fazendo isso para não levar porrada ou ser assasinado.

É preciso observar que a imprensa brasileira está demonizando o indio com desinformações da CIA. Dão a impressão de que o povo está contra o indio, que o indio virou ditador de dentro de um quartel e etc, mas o lado do indio não tem sido mostrado. O lado violento e separatista da direita tambem não.

Portanto, esse negocio do "povo" nas ruas, isso não é feito só de gente anti indio. O negocio está dividido, uma boa parte é de indio que apoia o Evo. As forças armadas e os legalistas estão com o indio. As milicias separatistas e o poder economico está com a direita. Cedo ou tarde, o pau vai comer.

Anônimo disse...

João, vou fazer o papel de advogado do indio, só para as pessoas conhecerem os dois lados da moeda:

Repetindo o que já foi dito: o ladrão boliviano aprovou sua constituição dentro de um quartel

Pode ter sido diferente. Afinal, o indio estava em Sucre, o reduto da direita, onde a violencia e as ameaças contra ele e seu partido realmente acontecem.

e contando com um exército de camponeses que impediu a entrada de parlamentares da oposição.

Ao mesmo tempo a direita mobilizou seu exercito de vandalos e partir p/ a violencia.

Isso é democrático?

Eu é que pergunto.

Mas se tiver guerra de cucarachas,

Aonde é que vc guarda o seu racismo?

basta o Brasil partir pra cima,

Não seria isso uma atitude imperialista, bem ao estilo Bush? Vc iria para a guerra tambem?

manter a ordem na Bolívia

Isso sim que é ditadura

e daí em diante ficar um bom tempo pegando gás de graça para os nossos taxistas.

Que nem o Bush fez no Iraque, só que o petroleo aumentou de preço.

Anônimo disse...

Para finalizar, vou dar um exemplo para mostrar como são as coisas. Essa estoria que eu vou contar a seguir é um classico exemplo de desinformação da midia brasileira vendida.

Nos anos 80, se não me engano, um maluco entrou armado num McDonalds da California e saiu atirando em todo mundo. Acho que vcs já ouviram falar.

Porém, pela cobertura superficial e vagabunda feita pela midia daqui, que é vendida para a CIA, quando falamos desse caso, quase todo mundo pensa que o maluco era um "esquerdista" revoltado contra o McDonalds, talvez um "ecoterrorista" em defesa dos animais, que atirou nos "consumistas" daquela lanchonete multinacional.

Mas a verdade é que o maluco era um racista, um supremacista gunlover e redneck, que odiava mexicanos. Aquele era um McDonalds de bairro mexicano, onde familias mexicanas comiam um McLanche feliz.

O maluco matou crianças. Matou inclusive, com tiros nas costas, crianças mexicanas que tentavam fugir de bicicleta.

Foi um atentado totalmente motivado pelo odio racial supremacista, mas os jornais daqui não focaram nesses detalhes. Omitiram os fatos e escreveram uma historia diferente, fizeram as pessoas pensarem que aquilo foi um atentado subversivo contra o capitalismo americano.

Na Bolivia está acontecendo a mesma coisa. Rola o racismo e a violencia por parte da direita, mas os jornais mostram as coisas como se fosse tudo culpa da esquerda e dos indios. São tendenciosos, distorcem as coisas e só mostram um lado da moeda.

Não culpo o X nem ninguem aqui por terem sido enganados pela midia brasileira vigarista. Afinal, a midia brasileira é papagaio de uma midia ocidental mafiosa, que tambem desinforma as pessoas.

Uma caracteristica dos novos tempos é o uso da midia de massa como ferramenta para iludir e enganar o povo otário, de modo a criarem guerras mentirosas e golpes criminosos. A midia sensacionalista é o carro chefe da guerra do terror. O caso das armas de destruição em massa do Iraque mostrou isso muito bem.

Portanto, está cada vez mais dificil achar informação decente e detalhes sobre as coisas. Com isso, com mentiras e desinformação, a midia vendida, fascista e cartelizada manipula a opinião publica, pois essa corja ainda domina quase todas as fontes de noticias que temos.

Anônimo disse...

Putz, mas vc não entendeu a ironia da parte final do meu comentário? Será que é tão difícil assim?
De qualquer forma, a Bolívia é um país atrasado se comparado ao Brasil, ou seja, é um país atrasado ao extremo. Evo é um sujeito atrasado e equivocado. A oposição a ele é atrasada e equivocada. Toda a discussão em torno de Evo e sua oposição gira em torno de coisas atrasados e de equívocos. Nelson Rodrigues é que tava certo e sabia que entre um ladrão boliviano e o serginho tudo era putaria.

Anônimo disse...

João,

Eu só estava fazendo o papel de advogado do indio. Mas se quiser, posso ser advogado da oposição tambem. Ninguem é santo.

Anônimo disse...

Advogado da oposição sou eu, aliás, prefiro ser oposição que governo. O índio não é nenhum santo, tem como símbolo o anacrônico magnata petroleiro Chávez, ambos querendo se perpetuar no poder. Uma revolução para derrubar esses dois totalitários travestidos sob o manto pseudo-bondoso do socialismo.

Anônimo disse...

Há alguns dias a midia brasileira vendida mostrou o "povo" boliviano apedrejando um avião venezuelano pousado no Bolivia.

Disseram que o Chavez levava armas para abastecer uma "milicia" do Evo Morales.

Ora, primeiro, o indio não tem milicia nenhuma. Se o Chavez estava mandando armas, isso era para o exercito boliviano que o apoia. Quem tem milicia, que é armada, treinada e financiada pela CIA e paramilitares colombianos, esse é a direita racista e separatista da nação camba.

Segundo, depois que o avião pousou no Acre (quase não permitiram), a Policia Federal revistou o avião e lá não haviam armas nenhuma. Na verdade, quem apedrejou o avião foi um grupo de direita bem informado (pela CIA), que sabia de ante mão que o avião pusaria ali. Eram vandalos baderneiros da direita.

O fato é que a midia vendida brasileira está desinformando geral, através da CIA, invertendo a realidade e acusando as vitimas pelos crimes que a propria direita comete.

Acusam o indio de formar milicia, quando é a direita que faz isso. Chamam o indio de ditador, quando é a direita que não aceita a democracia e a vontade popular.

Ora, o Bush diz que quer distribuir democracia pelo mundo, mas quando essa democracia elege Chavez, Hamas, Indios e gente que não interessa, dizem que é ditadura, fazem campanha mentirosa na midia e arranjam outra guerra ou golpe de estado.

Enfim, o indio disse que vai colocar a cebeça dele em referendo. A reforma constituinte, mesmo que façam esquemas para isolar e tirar a oposição da jogada, isso está sendo votado e aprovado pela maioria do congresso.

Tambem, ninguem vê que existem pontos positivos nessa reforma. Por exemplo, coisa que deveria ser feita aqui no Brasil tambem, se aprovada a reforma, o STF boliviano vai deixar de ser eleito por indicação, será submetido ao voto popular.