terça-feira, janeiro 16, 2007

Quem Não Gosta de Samba.......

Chegou aquela época do ano novamente. Olho pela janela, vejo um céu cinza, chuva caindo, o típico verão brasiliense. Ouço o noticiário, chuvas e temporais por todo o país. Ligo a TV e a Globo tenta enfiar goela abaixo, como se fosse um ganso francês em engorda, o carnaval carioca. Mulatas rebolam na tela, um samba é cantado (sempre me parece o mesmo, com letras diferentes, mas não sou um expert), confetes virtuais voam e, se não conhecesse melhor, acharia que o Brasil inteiro está sintonizado na Avenida Sapucaí.

Ao contrário de nossos latifúndios, não existe monocultura brasileira. Uma das coisa que mais me orgulha nesse país é a diversidade cultural. Do gaúcho ao índio, da timbalada ao paratins, tem para tudo e para todos. Daí vem a Globo e tenta me convencer que de norte a sul todos curtem o carnaval feito no Rio! Quanta pretensão!

Posso até entender os motivos da emissora. Ela está localizada no Rio e o carnaval gera receitas importantíssimas para o Estado. Atrai turistas e gastam muito, movimentando a economia. Até já fui ver o desfile, no camarote do Darcy Ribeiro, durante o governo Brizola. É legal, mas lá pela oitava escola estava de saco cheio, e não justifica eleger essa manifestação cultural popular como sendo a representativa de nosso país.

Infelizmente, o povo compra essa idéia e, aos poucos, abandona as manifestações locais, tentando assimilar o que a TV mostra como sendo o “melhor carnaval do mundo”. Já me estranha Curitiba ter um desfile de escolas, imagine Blumenau, Manaus e Porto Velho! Reclamam do americanismo, mas o carioquismo está matando a cultura local muito mais rápido. Suas armas: as novelas, as propagandas subliminares exibidas nos intervalos da programação, entre outras.

Samba, suor e ouriço? Tô fora! Me desculpe Dorival, mas não sou bom sujeito, sou ruim da cabeça e doente do pé!

19 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o desfile no Rio virou um produto de puro marketing. É muito dinheiro e empresas envolvidas para chamar de cultura popular.
Mas devo confessar que aqui em Brasília eu gosto e até participo. Moro no Cruzeiro, e vejo a luta para fazer um desfile com o mínimo de recursos na ARUC.
Muita gente da cidade aparece para ajudar a fazer carros alegóricos e fantasias. O resultado fica até meio tosco na avenida, com muita coisa de pouco luxo. Mas este contraste com o Rio é que acho legal. Aqui a gente vê algo de fato popular. É um grupo de moradores que se une ao redor da instituição para fazer seu espetáculo. O pessoal de lá até hoje não entende o que um roqueiro declarado faz numa escola de samba, mas eu vejo ali uma identidade muito forte com o lugar em que fui criado. Sou ARUC de carteirinha, mas sem esquecer meus laços com o rock'n'roll! Acho que sou é meio do contra mesmo, haha.

Anônimo disse...

Na capital de São Paulo e do Rio de Janeiro o carnaval é só para rico, porque pra aliviar a inchição de saco pelo menos a pessoa tem q ficar num camarote q não é qualquer um que pode pagar, sorte que eu sou pobre. Eu odeio carnaval tõ com meu tio, todo ano ele joga mó praga para chover bastante no dia de desfile, pra não te-lo pena q nunca resolve, meu sonho é ver todas aquelas putinhas caindo daqueles carros altissimos.

Anônimo disse...

a anonima se chama jessica

André Mueller disse...

Quando morava no Rio, no Jardim Botânico, saía junto com o Sovaco de Cristo. No nome é sensacional, pena que nenhuma banda de dark metal pegou ele antes. E, confesso, que é muito divertido. É uma manifestação popular e ignorada pela mídia grand. Por isso mesmo, autêntico.

A ARUC é tosca mesmo, por isso que eu gosto, he he he. Mas que tentam imitar o carnaval carioca, tentam.

guilhermebsb disse...

Andre to ano e mesmo coisa !! bunda , mulata , escola de samba etc... E só esquecendo os defeitos do brasil . E aquela coisa brasileiro só tem orgulho em copa do mundo e carnaval !!!

Daniel Farinha disse...

André, vc vai desfilar pela Império da Asa Norte ou pela Bola Preta de Sobradinho???? kkkkkkkkkkkkkkkk

Daniel - Plebe na pele

F3rnando disse...

"A seleção é grande/A novela é legal/A vida é mais dura/só depois do carnaval"

André Mueller disse...

Daniel, eu sou asanortista convicto, portanto, sendo obrigado a optar entre as duas, ficaria com a Asa Norte.
Por favor, não considerem o texto uma declaração anti-samba. Na verdade, trata-se de um alerta sobre a nacionalização de uma cultura local em detrimento de outras que não têm tanto espaço na mídia.

Anônimo disse...

Se eu não ouvir "... Não há mais festa, nem Carnaval, acho que eu fui enganado..." (Camisa de Vênus), pra mim não é Carnaval....hehehe Abraço a todos!

Anônimo disse...

Realmente globo esta tentando empurra o carnaval carioca para todo o país e para contra ataca a bandeirante empurra o carnaval baiano, acontece que aqui em salvador
vem crescendo muito o numero de pessoas que não suporta mais o nosso próprio carnaval pois o mesmo a muito tempo não tem nada de popular, tem até bloco da skol comando por falcão do rappa, ninguém mais agüenta.

Júnior salvador bahia

André Mueller disse...

Realmente, Jr., parece esse ser o caso em Salvador, onde o evento já sofreu várias mutações provocadas pela mídia. Vc não foi o primeiro a mencionar isso para mim.

Anônimo disse...

To vendo que o andre odeia msm a Cidade Maravilhosa

André Mueller disse...

Morei 10 anos no Rio e só tenho boas lembranças e excelentes amigos. Não sei como chegou a essa conclusão.

Anônimo disse...

André, então fala a verdade: vc e o Dado vendiam ou não, LPs de sambas de enredo na Rock It, em Ipanema??? kkkkkkkkkkkkkkkkk

E escola de samba, já teve a oportunidade de ir, de apreciar a bateria? Recomendo a Mocidade Independente de Padre Miguel.

Aqui no Rio, ultimamente, quem tem agitado no período do Carnaval é o Monobloco (do Pedro Luís e a Parede), entretanto suas batucadas somente atraem turistas, patricinhas e mauricinhos, tendo em vista o valor dos ingressos.

Ano passado, saíram pelas ruas do Leblon e Ipanema, mas houve alguns estragos pelas ruas. Neste ano, sairão em Copacabana.

Vc e alguns colegas aqui estão certos, os próprios cariocas não estão aguentando muito ficar na cidade nesse período. Os destinos? Região dos Lagos e Espírito Santo.

Anônimo disse...

No caso da ARUC, seus fundadores são todos vindos do Rio mesmo. Aliás o Cruzeiro Velho sempre foi considerado um pedaço do Rio em Brasília. Então não dava para ser diferente.
Mas que a ARUC dá de 10 a zero na Acadêmicos da Asa Norte, isso nem se discute, hahaha!
Saudações a todos os plebeus!

Anônimo disse...

ai o cara aqui no rio acha massante a exploraçao do carnaval carioca e se manda pra regiao dos lagos curtir o q? imitaçao do carnaval baiano... não há diferença..
a jogada de marketing das localidades afastadas é criar uma festa "pirateando" os carnavais da midia e oferece-la ao povo alienado que nao pode estar na badalada festa original...
ahh... o amigo ali falou do rappa no bloco da skol, mas eu meu recordo de ter lido (talvez aqui mesmo) sobre um show da plebe num trio eletrico do carnaval baiano hehe.. isso deve ter sido bom...

André Monnerat disse...

Engraçado, parece que essa "carioquização" é algo recente ou mesmo crescente. Pelo contrário, a Globo é cada vez menos carioca...

Isso de samba de escola mesmo, cada vez toca menos em tudo que é lugar, inclusive na Globo. Se vê inclusive bateria de escolas paulistas aparecendo no Caldeirão do Huck, coisas do tipo.

E carnaval no Rio, há uns 5 anos atrás, era impensável pra quem mora na cidade. Não viajar era a morte. Hoje em dia, pelo contrário, cada vez mais gente fica com gosto. Claro que não pra ver o desfile da Sapucaí...

CA®I0CA disse...

EU NÃO SUPORTO CARNAVAL MORAVA EM FRENTE A QUADRA DA GRANDE RIO ERA UMA MERDA TODO FIM DE SEMANA OUVIR AQUELA BATUCADA !!!
LEGAL MESMO É VER O HERMES E RENATO SACANIANDO SOBRE O TEMA TOMÁRA QUE ESSE ANO TENHA

Anônimo disse...

É, eu não tenho problema com carnaval, justamente porque no carnaval "todo mundo" vai pra praia, e a cidade fica quase deserta. Tranqülidade total.

Viva a cidade pequena!