quinta-feira, janeiro 11, 2007

2008: o Começo do Fim.

Um marco será atingido pela humanidade em 2008. Pela primeira vez em toda a história do planeta Terra, mais pessoas viverão em cidades do que em zonas rurais. Mesmo cobrindo somente 0,4% do território seco do planeta, a zona urbana abrigará mais gente do que os restantes 99,6%.

Os urbanistas dizem que está na hora da gente se preocupar. Mesmo tomando conta de menos de um por cento do planeta, as cidades são as maiores responsáveis pela poluição, pelo efeito estufa, consomem quase a totalidade da energia disponível e são nelas que acontecem a maioria dos crimes e desigualdade social.

O padrão de vida adotado pela maioria dos homens e mulheres nesse século XXI não aponta para nenhuma redução dos males apontados acima. Mais e mais pessoas preferem o transporte individual (carro) do que o coletivo. Transportes alternativos, como a bicicleta, são ignorados pelos nossos planejadores nos governos estaduais, municipais e federais. O caminhão – máquina retrógoda, poluidora e pouco eficiente – ainda é mais usado que ferrovias e hidrovias. Queremos acumular bens materiais, tendo muito mais do que precisamos efetivamente. E ainda assim não somos felizes.

O Brasil tem tudo para inverter essa situação. Assim como a China será a fornecedora intelectual, a Índia o armazém da mão-de-obra especializada, o Brasil tem toda condição de ser o celeiro da humanidade. Todos os estudiosos, dos mais variados campos acadêmicos apontam nessa direção. Isso seria ótimo para nós, pois desmobilizaria a ocupação urbana, esvaziando favelas, distribuindo geograficamente a população. Geraria empregos e riquezas.

Só não vê quem não quer. Aparentemente nossos tecnopolitcocratas de plantão não querem. Ou não são capazes. Se não assumirmos nossa condição de líder no agronegócio mundial, outros o farão. Temos que aproveitar a nossa vantagem comparativa, para não sermos permanentemente um “país de futuro”. Um futuro que nunca chega, pois essa frase é da época do meu avô.

Sei que é difícil. Temos que melhorar nosso poder de escoar a produção, nossa eficiência agrícola, nossa capacidade sociológica de incentivar o trabalhador rural, nossa educação. Mas vale a pena o esforço.

2008 vem aí. Comece a se preocupar. O planeta vai começar a entrar em colapso.

26 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil, e tambem muitos paises em desenvolvimento, precisa mesmo de controle de natalidade e planejamento familiar. A miséria cresce porque ela tambem se reproduz. Muitos fazem dez filhos na roça seca e depois eles vem para a cidade grande. Então fazem mais dez filhos cada um e colocam na rua para vender chiclete ou pedir esmola.

Não adianta aumentar a produção de comida, pois isso é limitado, enquanto a reprodução da miséria é ilimitada. Vai chegar uma hora que a lei da natureza tem que agir. Vão passar fome e terão que morrer. Quem vive como animal, morre como animal. Os animais que se reproduzem demais em nichos carentes acabam morrendo de fome.

Para mim, a solução do campo não é incentivar a monocultura latifundiaria predatoria, mecanizada e venenosa, muito menos fazer reforma agraria para redistribuir as terras para gente analfabeta e desqualificada. Na minha opinião, o estado tem que nacionalizar a terra e criar zoneamentos de multi cultura para pequenos e medios agriculturos que tenham tecnologia e produtividade.

A minha idéia seria essa: o governo confisca os latifundios dos ruralistas safados. Divide as terras brasileiras em areas de preservação e area de cultivo. Essas areas de cultivo seriam divididas de acordo com o clima e potencial. Então o governo abriria licitações justas para quem quiser explorar essas terras conforme o planejado.

Assim, com a terra limitas a um tamanho medio, produziriamos, em variedade, até mais do que fazem os latifundios . O uso de pesticida diminuiria, o impacto ambiental seria menor. Isso tambem atrairia mais gente para o campo, desinchando as cidades.

Do jeito que está não dá. Os ruralistas goianos plantaram soja transgenica no estado inteiro, destruiram o cerrado e a sua biodiversidade. E isso não resolve o problema social. O latifundio mecanizado só faz empurrar mais migração para as cidades. Isso sem contar as pragas, a desertificação e a poluição da agua com pesticidas.

O problema é que os ruralistas são pilantras e tem lobby forte no congresso. Dizem que trazem dinheiro para o país e geram empregos. Mas é isso é mentira. Os empregos que criam são de semi escravidão e bóia fria. O dinheiro que eles trazem para o país ficam no bolso dos ruralistas e voltam para os paraisos fiscais. Tudo isso as custa da depredação do nosso meio ambiente.

Anônimo disse...

Tem Plebe na Guitar Player desse mês, a que tem o guitarrista do Chili Peppers na capa. Entrevista do Philippe, na qual pensei que ele fosse viajar naqueles papos de guitarrista, mas fala mais sobre a banda.

Anônimo disse...

Com certeza o que afetara mais nisso tudo é a falta de emprego, como já o é. Pessoas sem qualificação profissional, sem espectativa nenhuma de vida.

Os municipios brasileiros são os maiores culpados por essa aglomeração rural. Nas cidades pequenas não temos empregos, saúde, educação séria, cultura de qualidade etc, etc...

Com tudo isso os jovens, os maiores afetados nisso tudo, ficam com duas alternativas, virar marginal ou sair para esses centros urbano a procura de emprego, como já disse, sem qualificação nenhuma.

Anônimo disse...

Melhor dizendo, aglomeração urbanista.

Anônimo disse...

Vocês seriam bons administradores:

PRESIDENTE: André X

VICE: Mané

Escolham só o partido.

Anônimo disse...

Essa proposta do Mané não daria certo nem na Albânia.

Anônimo disse...

Pelo menos, em discursos vocês estão se saindo bem.

André Mueller disse...

O Mané e eu nunca poderíamos estar na mesma chapa, pois nossa solução para o problema seria contrária e, portanto, impossível de implementar em conjunto. Eu não acredito no Estado como solução desse tipo de problema, quero ele fora da equação. Já o Mané acha que o Estado detém todo os mecanismos para solucionar. Daria uma boa discussão em mesa de bar.

Anônimo disse...

Eu concordo com o André e ainda digo, o Mané simplismente se eskeceu q o governo é escolhido por grande parte de pessoas analfabetas e desqualificadas, e assim escolhes pessoas analfabetas e desqualificadas como o LULA. Bom, tudo q o governo poe a mao vira... Entao quanto menos o governo tiver poder, melhor. Liberalismo já!
Abraco a todos!

Anônimo disse...

André, veja isto: http://www.youtube.com/watch?v=JiVDkJoucbA

Anônimo disse...

João,

Eu estava aqui colocando a minha opinião com todo respeito e educação. Contudo, essa é a segunda vez que voce me agride. Primeiro chamou de boçal, agora vem de babaquice de novo.

Ora, perdi a paciencia. Voce se faz de sabichão superior, dono da verdade, mas não escreve porra nenhuma. Só sabe agredir. Qual é a sua solução então? Ficar chamando de boçal e jogando frase babaca e agressiva?

Quer saber, voce deve ser outro playboyzinho ignorante e fascistinha de merda, que inclusive pensa que Fender Rhodes é uma gaita. Está com jeito de ser outra fanzoca desvairada da Plebe Rude, louca para dar o rabo para o André X.

Quem fala o que quer ouve o que não quer. Portanto, voce então que vá tomar no seu cuzinho de fansoca desvairada! Que vá entao chupar as picas de americanos imperialistas da CIA e seus amigos agroboys latifundiarios goianos!

Anônimo disse...

Já debatendo o assunto com as outras pessoas, com todo o respeito reciproco, eu diria o seguinte:

1- Realmente a democracia é da maioria pobre e ignorante, sendo que os problemas que passem por soluções anti populistas não podem ser resolvidos.

2- Se o estado é ruim para organizar e regular a agricultura e o uso do solo, pior ainda é jogar o nosso meio ambinte na mão de ruralistas pilantras que só pensam em dinheiro.

3- Atual sistema latifundiario, além de ser depredador e toxico, isso só faz concentrar renda, empurrar migração para a cidade e não produz tanto assim.

4- Assim como são as fazendas dos paises desenvolvidos, a agricultura brasileira produziria muito mais se o latifundio de monocultura fosse dividido em pequena e medias fazendas de multicultura, tocada pela classe media e/ou gente com tecnologia e qualificação. Isso sim distribuiria renda e atrairia gente para o campo.

Quem quiser discordar que discorde. Mas se vier de babaquice, arrogancia, agressividade e/ou"superioridade", então vai levar o troco dobrado.

André Mueller disse...

Mané, debater é legal e divertido quando mantido o nível.
Realmente, concordo com algumas funções do estado que vc listou. Sim o estado tem que regular, mas nunca impor ou tentar resolver problemas com leis (tipo revogar a lei da gravidade, a lei do mercado, etc.). Providenciar infraestrutura, mesmo que seja cobrado dos usuários por meio de pedágio também. O que é ruim é criar uma infra capenga, não prever a manutenção e tirar isso dos impostos, pois aí todos pagam, os que usam e os que não. Daí vc vai dizer: pô, mas todos se beneficiam e só pagam os que usam? Sim, mas os outros pagam com o custo embutido nos produtos. Incentivar a exportação por meio de redução de impostos e taxas, financiamento diferenciado e ajuda na logística de comunicação também é função do estado. Subsidiar para criar preços artificiais, naõ, pois isso sai de impostos que deveriam ir para escolas e hospitais. Estar presente na zona rural, por meio de escolas, postos de saúde, polícia, etc. é vital para fixar o homem no campo. Isso é fundamental e,sim, papel do estado. Em fim, temos uma convergência de opiniões que a princípio pareceram opostas. Garçom, mais uma cerveja!

Anônimo disse...

Mané, o seu troco dobrado realmente me fez rir ainda mais. Se eu sou playboyzinho facistinha e não sei o que é Fender Rhodes e você que sabe direitinho deve ser entusiasta do Donald Rumsfeld, não é mesmo? O que me alegra é que até o Lula, presidente, mas que poderia ser porteiro de prédio, não acredita nos Manés da vida. Ele diz que Bush vai invadir a America do Sul por causa do Chavez e que o cara que entubou a Cicarelli é banqueiro. Chavez continua a vender o petroleo venezuelano direitinho para Bush e o cara que entubou a Cicarelli na praia é apenas um mero empregado de um banco internacional. Mas tudo bem, Stalin, Mao e Pol-Pot são só fantasmas do passado.

CA®I0CA disse...

É O BICHO TÁ PEGANDO !!!!
-SEMPRE QUIZ VER O CLIPE DE ESTE ANO E É MEIO BIZRRO BEM QUE O PHILIPPE FALOU!!!
www.soofim2005.blogspot.com

Anônimo disse...

Desculpem a ignorância, não sei nada disso não, mas:

Concordo com o Mané, o estado tem sim que ser o maior responsável por isso. Só ele tem todo o emaranhado necessário para fazer com que a coisa dê certo.

Anônimo disse...

André, quando vão organizar a agenda?

Anônimo disse...

Pois é André,

Perdi a paciencia e baixei o nivel. Desculpe, mas aquele João é um baitola irrantante. O cara pegou no meu pé e eu esculhambei. Mas agora, para o bem do seu blog, eu vou ignorar o babaca.

Mas enfim, concordo com voce da seguinte maneira: o estado brasileiro é corrupto, inchado, incompetente e contamidado por lobistas pilantras. Fazer medidas socialistas ou estatizar empresas no Brasil é a maior roubada, é desastre certo.

A minha teoria só funcionaria se houvesse um estado decente. Com essa corja que temos, seria suicidio e não adiantaria nada, pois são os proprios ruralistas safados que mandam no Lula e no congresso.

Veja a Suécia, por exemplo. Lá existe o socialismo e as coisas por lá funcionam. Lá o sueco paga 50% de impostos, mas tem tudo do bom e do melhor: educação, saude, seguro social e até emprego e moradia.

Já no Brasil, apesar do capitalismo selvagem e anel liberal, pagamos quase a mesma coisa, 40% de impostos, e não temos nada. O governo foi sequestrado por bandidos e pilantras. A polica virou um negocio. O socialismo brasileiro hoje se resume ao assistencialismo eleitoral do PT.

Semdo assim, tudo que cai na mão do estado o do governo é depenado, sucateado e roubado. Depois ainda vendem, para roubar a comissão, dizendo que a estatal é "proboscidea".

Então, eu entendo a sua fobia contra o estado. Sei que, na mão desses pilantras, nada do que eu falei funcionaria. A minha idéía é utopica, porém necessaria: nãõ podemos deixar que um bando de FDPs depenem as nossas florestas, envenenem os nossos rios, destrua o nosso meio ambiente e etc. Esses garimpeiros, madereiros, latifundiarios e empresarios picaretas precisam levar ferro, mas não vai ser o governo vendido que fará isso.

Para te dar um exemplo, voce já deve ter visto a cagada que a Mineirado Rio Pomba cataguases aprontou (pelo segundo ano seguido!). Voce acha que o nosso meio ambiente deve ficar na mão desses crápulas?

Anônimo disse...

Correções:
IRRITANTE - POLITICA - SENDO - MINERADORA

Anônimo disse...

Com certeza que não.

Anônimo disse...

Com certeza que não.

Anônimo disse...

Olha só que merda. Veja no que dá deixar empresarios pilantras explorarem o nosso subsolo:
http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/01/10/ult1913u63137.jhtm

Anônimo disse...

Caos nos hospitais do RIO:
nem elevadores funcionam.

André Mueller disse...

Até o Greenpeace reconhece: o maior destruidor do meio-ambiente são os governos (instituições públicas), não as privadas. O papel do estado, nesse caso, ao meu ver, é criar incentivos que faça com que a iniciativa privada tenha mais interesse em preservar do que explorar.

Um caso interessante disso aconteceu em Bonito/MS. Lá, o fazendeiro descobriu que a preservação e, consequente, turismo geravam mais lucro do que a criação de gado. O resultado todos conhecemos, uma região muito bem preservada, sem o uso de dinheiro público, que atende a uma comunidade local com geração de empregos e, também, uma comunidade externa que aproveita dos benefícos.

André Mueller disse...

Mudando de assunto: tentei postar alguns vídeos hoje de manhã, e até agora, nada. Alugém sabe o que está acontecendo?

Anônimo disse...

Bom, Mané vou te responder no quesito da Suécia. Entendo sua comparacao com a Suécia. Mas nos ultimos anos estamos mais e mais largando esse socialismo por uma serie de motivos.
1. Ficar desempregado virou uma industria, o cara ta desempregado e ganha um quantia razoavel do governo.
2. Ficar doente virou outra industria, a Suecia tem o maior indice de pessoas que ficam doente no trabalho. É um tal de dor nas costas que vc nao acredita.
3. E várias pessoas que abusam dos incentivos do governo.

Existem outras coisas, que vc disse q nao sao verdades o sistema de saude é ruim, parece com o do BRasil. As esperas sao longas. AGora descobriram q os hospitais privados sao mais eficientes e com menos custos.
Olha, pra conseguir um apto aki vc vai esperar no minimo um ano na fila, isso se vc tiver renda fixa se nao, eskece!
Esse sistema socialista trouxe varias coisas ruins como monopolio, existem varios aki.
Farmacia, bebida, grande parte hospitais, dentistas, etc..
Agora vao comecar a privatizar muitas coisas aki, o q é otimo..
Mas mesmo assim o socialismo funciona. Contanto so funciona pq desde duas decadas pra ca esse socialismo esta virando mais capitalismo, as grande companhias suecas pagam um imposto minimo, estamos em grandes transformacoes indo para o liberalismo. Senao a economia ja estaria em um crise sem precedentes.Bom, assim vai... Sinceramente voltar para um socialismo puro, é regressar no tempo, infelizmente as pessoas vao kerer se aproveitar do sistema e isso no mundo todo.