terça-feira, maio 23, 2006

Chaves, pior que Colombo!



Certa vez, antes de usurpar a noção do socialismo para justificar suas ações ambiciosas, Hugo Chaves proferiu a frase: “Cristóvão Colombo foi muito pior que Hitler”. Referia-se, é claro, ao genocídio do povo índio praticado pelos colonizadores espanhóis. Vários historiadores acham a frase muito simplista, pois não toma o grande número de tribos que se aliaram aos europeus invasores e outras tensões inter-nativos. No entanto, faz sentido – se bem que, saindo de Chaves, deve ter uma agenda oculta que logo aparecerá (invadir a Espanha, talvez).

O que me chama atenção é que é muito provável que, dentro de algumas décadas, um futuro líder venezuelano declare: “Chaves foi muito pior que Colombo!” Vai olhar para seu país, isolado do mundo, tendo como aliados uma Bolívia reduzida à sucata, com o povo mais sofrido do que antes. Nem uma Cuba vai estar do seu lado, tendo em vista que após a morte de Castro, a ilha se integrará ao mundo globalizado, se transformando em fornecedora de vacinas, estado-da-arte em medicina e, claro, charutos.

Num recente fascículo da revista neoliberal Economist, um balanço da América do Sul é feito. Por incrível que pareça, e eu concordo, elogiam muito o Lula, dizendo que, pelo menos economicamente, tem a cabeça no lugar. Podemos criticar, mas o Brasil está bem melhor que seus vizinhos. Podemos achar que há espaço para melhoras, mas nossa economia apresenta sinais de robustez.

O principal elogio, que também assino embaixo, é que o Lula, ao contrário dos nossos “priesidientes” vizinhos, tem uma política externa de união. Ele não ataca, tenta negociar, achar o ponto comum e chegar num acordo. Já o Chaves, não. Esse adora usar a velha teoria maquiavélica de achar um inimigo do país para desviar o foco do povo. Evo Morales também faz isso – e o inimigo somos nós, personificados na Petrobrás. Kirchner também nos escolheu, junto com o Chile, como agressores aos interesses argentinos (só se for no futebol, he he he).

Nesse momento que o Lula não é mais presidente e, sim, candidato; que não despacha mais do Palácio do Planalto, mas sim de um jatinho entre uma inauguração e outra; que não é mais idealista, mas sim estadista, buscando apoio de quem quer que seja (Quércia?!?! Sarney!?!), ainda assim, relativamente aos nossos hermanos, estamos bem melhor.

17 comentários:

André Mueller disse...

Outro detalhe interessante: o esporte mais popular na Venezuela é o beisebol. Que irônico, em se tratando de um país tão anti-americano!

Anônimo disse...

Chávez antes de ser o presidente Chávez, era o coronel Chávez. Pois esse coronel Chávez tentou dar um golpe de Estado na Venezuela movimentando as tropas militares, mas quebrou a cara e não conseguiu ganhar na mão grande. Outra: a pobreza aumentou na Venezuela depois que Chávez foi eleito presidente, mesmo com toda a alta nos preços do petróleo, que a Venezuela tem em abundância. Ou seja, o que antes acontecia com as elites no poder, continua com o "socialista" Chávez no poder. As duas refinarias que a Bolívia expropriou da Petrobrás, antes de passarem para a Petrobrás, davam prejuízo e o governo boliviano tinha que injetar dinheiro nelas para cobrir o déficit. Depois que passaram para a Petrobrás passaram a dar lucro, com pagamento de impostos ao Estado boliviano, mais emprego de bolivianos e recebimento de pagamentos por um gás que antes não tinha nem mercado de consumo e que o encontrou no Brasil.

André Mueller disse...

Complementando o que o João tão elucidamente colocou: isso tudo leva ao Brasil procurar outras fontes de gás/petróleo, ou combustíveis alternativos. Quando isso acontecer, o que farão Venezuela e Bolívia?

Anônimo disse...

Nao sabia que Colombo tinha matado tantos indios......

André Mueller disse...

kkkkkkkkk, muito boa essa! essa é a linha de raciocínio chavista.

fjunior disse...

olhando deste ponto de vista... concordo... estamos melhor do que nossos hermanos... \o/

alguma coisa tinha que funcionar nisto tudo né...

abraços

Anônimo disse...

QDO EU DIGO QUE O COMUNISMO COLECIONA FRACASSOS, E AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA NO SOCIALISMO, ALGUEM AQUI ACREDITA? AH, TALVEZ NO ANARQUISMO, MAS AÍ É OUTRA HISTORIA, OUTRA BOBAGEM,...

F3rnando disse...

Venezuela é uma piada, um país governado por umc ara que tem um talk-show diário na TV? Os caras são governados por um Jô Soares que acha que é Fidel Castro?

André, Beisebol tb é o esporte mais popular em Cuba. Coincidência?

Anônimo disse...

...enquanto isso no Brasil, "Tiro ao Álvaro" (isso mesmo, Álvaro é o nome de alguns PMs na delegacia perto de casa)...vem tendo um grande aumento do número de praticantes...

Anônimo disse...

é verdades nos estamos bem a frente dos nossos "hermanos",
tambem tinha que ter algo pra nós !

André concordo com que vc fala que o esporta mas popular é amaricano, o beisebol, que sacanagem hã...
kkkkkkkkk

Anônimo disse...

O problema que deve ser discutido não é se o Brasil está “menos pior” que os outros Países da América do Sul. Acho que estaríamos nos contentando com muito pouco! Estaríamos escondendo o real papel do governo Lula na América Latina.
Esse governo que foi defendido por alguns aqui, inclusive o André X. É o mesmo governo que a mando do imperialismo Norte-Americano enviou tropas para massacrar a população do Haiti, esse governo é o mesmo que taxou os aposentados, retirou o direito a aposentadoria por tempo de serviço e deu um aumento de fome ao salário mínimo.
Na economia tão defendida por André, a situação é a seguinte:
O dinheiro que é retirado da população e entregue para os capitalistas internacionais, via pagamento dos juros da dívida externa ultrapassou os 42 bilhões de dólares somente nos últimos seis meses. Somente no início do ano o governo Lula deu de presente para o FMI US$ 15,5 bilhões, adiantando parcelas da dívida externa que poderiam ser pagas até o final de 2007. Imaginem o que poderia ter sido feito com esse dinheiro!!!
Então não acho que para criticar o fanfarrão do Hugo Chaves, devemos elogiar o governo Lula, estamos todos na mesma situação. Mas, tem uma diferença: Enquanto Chaves, Fidel, Evo e outros de uma forma equivocada tentam dizer não ao IMPERIALISMO, o nosso governo segue a cartilha do FMI, pagando os juros e deixando de investir no social. Não podemos concordar com esse tipo de economia! Lamentável André!!!

Anônimo disse...

SEM FALAR NO MENSALÃO!!!
NO DINHEIRO NA COECA!!!
NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS!!!
ETC, ETC...
SERÁ QUE JÁ ESQUECEMOS???????

Anônimo disse...

JÁ EXISTIA UM ARTIGO MEU EM OUTRO TOPICO, FALANDO SOBRE UM ASUNTO RELACIONADO A ESSA QUESTÃO:

É o velho POPULISMO e o velho IMPERIALISMO, outra vez!!!

A posição imperialista do Brasil está clara.
A PETROBRÁS é uma muti-nacinal que está explorando as riquezas naturais da Bolívia, já a muito tempo e o povo na Bolívia continua pobre e miserável.
Essa situação é um prato cheio para um Governo Populista, ele expropria e fica com moral com as massas. Agora o que precisa ficar claro é se o lucro com a extração vai ser revertido em prol do povo Boliviano, ou vai para burguesia nacional, ou para uma outra muti-nacional?
Essa é a grande armadilha que um Governo Populista oferece.
Almoça com as ovelhas e janta com as raposas!!!

O Brasil a mando da ONU e do imperialismo norte-americano, enviou tropas para massacrar o povo Haitiano. FORA AS TROPAS BRASILEIRAS DO HAITI!!!

Pela autodeterminação dos povos! Abaixo o imperialismo e o populismo!
Por uma revolução Socialista na América Latina!!!

Pamela disse...

brilhante,Casales!
Andop sem enrgias pra comentar esses assuntos,mas nem precisei. Vc disse o que tinha pra dizer...

P.S.: Pros que ainda acham que a política adotada por Chavez e Evo tem alguma coisa a ver com socialismo: Nada a ver !!!

Anônimo disse...

Pamela e Casales, parem com esse discurso de extrema eskerda q nao leva a lugar nenhum, simplesmente ridiculo!

F3rnando disse...

Isso aqui virou o quê? DCE de universidade federal? :D

Anônimo disse...

Para Fernando e Anonymous:

Façam a critica Contundente, baseada em fatos.
Apontem as discordâncias no meu texto, terei prazer em debater.
Mas por favor, não tentem me censurar, não sejam arrogantes, isso é coisa de pequeno-burguês alienado, que não tem argumentos!
Precisamos abrir a cabeça, a vida não se resume em Internet e vídeo-game. Temos que amadurecer e parar de acreditar em tudo que a televisão fala!
Precisamos enxergar além da fumaça!!!

Pensem nisso!!!!!!