sexta-feira, junho 03, 2005

ANTITABAGISMO: PARTE 3

Razão 3: Pelo Fim das Muletas Emocionais.

Quando vemos um alejado na rua de muletas, um perneta utilizando um par de muletas para se locomover, sentimos pena e desejamos que ele, um dia, consiga se livrar delas. É assim que eu me sinto quando vejo um fumante. As muletas do viciado são os cigarros que ele fuma. E tem uma diferença entre os dois casos: o perneta quer se livrar de suas muletas, o fumante não.

Cigarros são muletas emocionais, servem para dar apoio aos fumantes quando esses se sentem ansiosos, tímidos, fora do lugar, entre outras emoções. Por isso que tanto adolescente fuma: são introduzidos ao cigarro numa época da vida quando o ser humano passa pelas maiores mudanças sentimentais. O problema é que se a gente não aprender a lidar com essas emoções, nunca vamos ser seres humanos completos, sempre vamos depender de algum apoio para disfarçar sentimentos com os quais nunca aprendemos a controlar.

O adolescente tem naturalmente um complexo de inferioridade. Dizem que o cigarro, a nicotina, o ajuda a disfarçar esse sentimento. Ele vai disfarçando, disfarçando, se apoiando no cigarro, e nunca se livra. Fica emocionalmente e, depois do uso constante, físicamente viciado. Não confio muito em fumantes por esse motivo, não gosto de pessoas que utilizam supefúgios para fugir das situações complexas.

É uma covardia o que fazem com os adolescentes quando se trata de cigarros. A indústria conseguiu camuflar esse ataque covarde por meio de filmes, comerciais, anúncios esportivos, bandas, músicas, etc. E todos caem como trouxas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quem se lembra da propaganda do Hollywood? Um barato, muito legal, vendendo esporte, mulher bonita, o cara com um porte atlético, e, no fundo, tocando um hard-rock de FM. Depois acendia um cigarrinho, como se fosse uma bebida isotônica.

Anônimo disse...

Isso sem falar em mulheres fumando. Não tem coisa mais horrível e antifeminino...

Pena que pros jovens, fumar é bonito, é cool. Os mais corajosos fumam, pois geralmente a coragem vêm da falta de conhecimento... o chato da classe não fuma, pois não vê sentido naquilo e sabendo que vai lhe fazer mal, tem medo. As garotas ficam com os novos "James Dean's", os novos moleques metidos à delinquentes juvenis que sonham em ser bandidos quando crescerem. É toda uma sociedade e uma cultura. O cigarro é só uma ponta dela...

Schroder-EUA disse...

Aqui nos USA e' proibido fazer propaganda de cigarro na TV. Ha decadas nao se ve um commercial de TV de cigarro. Ja de Cerveja e outras bebidas passa a cada minuto.

Olha o mundo inteira e' cheio de defeitos. Os States tem os seus, o Brasil com certeza tem os seus tambem. A justica Brasileira e' uma piada e a corrupcao entao nem se fala.Geracao vai e vem e pouco muda. Nos anos 80 quando morava ai tinah aquele ar de renovacao, esperanca. O que aconteceu com aquela turma? Cresceram e viraram parte do sistema ou mudaram alguma coisa?

Andre voce esqueceu uma coisa fundamental com tabaco, os escravos que foram a mao de obra no sul dos USA nas fazendas.

André Mueller disse...

LS, calma, que isso vou incluir nas outras razões.

Anônimo disse...

O cigarro não é apenas uma "muleta emocional". A nicotina é uma substancia viciante que causa a dependencia fisica.

A coisa seria "muleta emocional" se isso fosse apenas um vicio psicologico.

Acontece que a nicotina age no cerebro, nas sinapses, e isso faz o corpo a parar de produzir a acetilcolina. Assim como a heroina faz o corpo parar a produção da endomorfina, a nicotina substitui a acetilcolina e faz o corpo parar de produzir isso.

É daí que vem essa ideia de "muleta emocional", pois a aceltilcolina é um neurotransmissor responsavel pela sensação de paz, sossego e equilibrio emocional.

Sem que o corpo produza a aceltilcolina, o sujeito então se sente obrigado a fumar um cigarro para sossegar, para substituir com a acetilcolina que o corpo parou de produzir. Isso caracteriza a dependencia fisica.