terça-feira, setembro 22, 2009

Dia Mundial sem Carros 2009


Chegamos a mais um Dia Mundial Sem Carro com entusiasmo, mas pessimistas quanto ao futuro. Essa máquina poluidora, desagregadora, que está acabando com nossa qualidade de vida não dá sinal que vai embora.
Estou em Amsterdã, passeando com a Alice, minha filha. Desde que chegamos aqui, não andamos nenhuma vez de carro. Do aeroporto até a cidade de trem, da estação até o hotel de bonde. Hoje, alugamos uma bicicleta e conhecemos os principais pontos turísticos. A cidade é toda amigável para o pedal. Os poucos carros respeitam os ciclistas, há ciclovias por tudo quanto é lugar e o holandes tem na bicicleta seu meio de transporte número um. Desde rastafaris, punks, yuppies, peruas de salto alto, trabalhadores e burocratas, todos andam pela cidade pedalando suas bikes.
A cidade tem uma trilha sonora diferente, sem aquele fluxo incessante de carros que estamos expostos todos os dias nas grandes metrópoles brasileiras. Aqui, o governo não deve ser refém da indústria automoblística como no Brasil. Devem ter sua fonte de dinheiro taxando os ricos, os bancos e as igrejas, todos ignorados pela receita brasileira.
Em fim, fizemos nossa parte, pedalamos o dia inteiro. Estou queimado de sol, testa vermelha e feliz.
Saudades de casa e de todos.

14 comentários:

Ricardo Amaral disse...

Porra de imposto, se imposto fosse bom se chamaria preposto. Ninguém deveria pagar imposto, muitos menos os ricos, pois são eles que geram renda e emprego nessa porra de país, vamos ser realistas e menos hipocritas!

Arruda e Roriz, vão pra pqp seus ladrões!!

dg disse...

nesse dia, bem que podiam deixar as passagens mais baratas
dos ônibus, metrôs e trens urbano (e colocar mais veículos),
para incentivar e fortalecer a idéia,
mas já sabe né...
toma engarrafamento, pista interditada, chuva que faz o asfalto virar limo!!!
e blam, choveu bateu!

Markão disse...

Andre meu velho, parabens, férias merecidas. Qto a nossa realidade infelizmente é outra. Num país que 75% da população não consegue nem ter acesso a educação, saúde e outras necessidades básicas fica muito dificil em sonharmos com a humanização dos governantes e até da propria população. Mas valeu, ficamos no aguardo de novidades da Plebe e vossa. Té mais, abraço!

Anônimo disse...

quando eu crescer quero ser que nem o cara na foto!!

Critico incansavel do meu patrão!!!

Paulo Henrique disse...

Nem me fale... Quando eu saio de casa troco fone de MP3 Player por protetor de ouvido... É horrível mesmo. Ainda mais numa cidade construída especialmente pra indústria automobilística fazer a festa.

Mas não é só o meio ambiente que os carros atrapalham. Acredito que a crise mundial surgiu mesmo por causa deles, porque carros são bens de consumo duráveis. O dia em que cada ser humano tiver 1 carro pra si essa indústria vai entrar em colapso de maneira irreversível.

Anônimo disse...

Amsterdã e a maioria das cidades europeias foram construidas antes dos carros existirem. Eram feitas p/ pessoas e cavalos.

Contudo, Brasilia é totalmente diferente. Niemeyer mesclou a suburbia americana c/ o modernismo comunista. E ficou uma merda, talvez a capital mais cafona que já vi. Se não fossem as arvores que cresceram, não sei o que seria de Brasilia.

A cidade não tem esquinas e não foi projetada p/ as pessoas andarem a pé ou de bicicleta. Nem mesmo foi projetada p/ haver o transporte publico.

Brasilia foi feita p/ os carros e, ainda assim, foi mal feita. Fizeram uma cidade p/ carros mas esqueceram de colocar os estacionamentos.

Quem defende Brasilia logo vem c/ a seguinte desculpa: "mas, em 1960, o projeto da cidade era p/ haver no maximo um milhão de habitantes".

Esse é um argumento que apenas confirma a burrice de quem planejou brasilia: uma cidade engessada que não pode melhorar nem crescer.

Anônimo disse...

Cada comparação!!!

Porra Amsterdam se compara com o bairro de São miguel pta em São Paulo:

Numero:
População Urbana de Amsterdam: aproximadamente 700 mil habitantes

População do Bairro de São Miguel em São Paulo: aprox: 512 mil habitantes.

Temos que parar com essa porra de comparação com realidades totalmente difetentes da nossa.

Temos que focar em nossos problemas para encontrarmos as nossas soluções!!!

Pamela disse...

Comparações:
Minha cidade tem 500 mil habitantes e é um caos.

E,porra, Brasília realmente não foi feita pra andar a pé. = (

DECO disse...

Concordo com o "Porra" do anonimous!!

Na minha cidade Pamela, andar de bike é impossivel. Tudo é muito distante, sou de São Paulo e só conheço o bairro que ele citou de nome, moro no outro extremo da cidade, no Grajaú, zona sul, fica mais ou menos uns 45 km de distancia do centro de Sampa. Imagina ter que ir todo dia trampar de bike, depois mais 20km para ir pra Faculdade (só conseiguiria chegar na 3º aula) e depois novamente uns 30km pra voltar pra casa (isso saindo as 23:00h da faculdade). Chegaria lás pelas 1:00 da madrugada, pra acordar as 5:00 pra trampar de novo!!

Andar a pé e de bike é coisa pra playboy que não sabe o que é morar na periferia, ralar o dia inteiro num trampo que te paga um salario de merda e depois ter que ir pra faculdade, cansado, com fome pra tentar se manter empregado com o mesmo salário de merda!!

A solução aqui pra Sampa por exemplo é construir mais metro, não só ligando os extremos, mas tambem fazendo conexões nos bairros, pois São Paulo é muito extensa, diferente de muitas outras cidades.

Infelizmente o governo dos FDP dos tucanos aqui em Sampa, estão no poder a 20 anos e não conseguiram construir nem 20km de metro. è muito imcompetencia, afinal, por pior que foi os governos anteriores, construiram muito mais linhas de metro que o Trio Covas, Alckimim e Serra!!

E ainda tem aqui esse burro do Kassab que ta fodendo mais a cidade. Vai entender né!!!

Vamos todos mudar pra Amsterdam!!!


Valeu galeraaa!!!

Deco!!

Kishi73 disse...

Bem que pareceia familiar o lugar da foto, aí pensei: "esse porra (no bo snetido, hehe) tá em A'dam?" rsrs

Realmente, essa cidade é outra coisa, outro mundo, maravilhosa! Amei todas as vezes que fui! Lógico que nem tudo é perfeito, mas o comprometidmento das pessoas com o bem estar geral é otura coisa. A própria política "bicicletística" está anos-luz à frente da política automobilística brasileira (a começar dos espaços: já viu aquele "estacionamento" enorme de bikes que tem perto da estação central? Aqui, mesmo com cidades pensando só no carro, nem sequer estacionamentos adequados ou rua ecentes temos - ou seja, tudo feito absolutamente "nas coxas".)

Agora, o duro é ouvir esse papo de "comparação" quando estamos de volta: "ah, mas lá tem só 500 mil habitantes", "lá é tudo plano", "cidade de primeiro mundo", "povo educado" blá blá blá
Esse papo furado é muito mais comodismo e falta de ação para mudar e melhorar as coisas por aqui. Afinal, dá muito trabalho lutar para melhorar a cidade e o país em que vivemos. Sempre há uma desculpa, ou porque "é tudo muito difícil" ou pelo simples fato de que a maioria quer que o trânsito de SP melhore, ams nnguém abre mão do carro.

Tanto lá como aqui há (ou houve) muitas condições adversas. A Europa foi arrasada 2 vezes nos últimos 100 anos por 2 grandes guerras. A Holanda fica abaixo do nível do mar, grande parte de seu território foi aterrado (é comum ver prédios escorados com suas fundações sendo refeitas devido às características do terreno arenoso e instável). Em Amsterdam, o clima é cinzento, tem garoa e céu cinzento em pelo menos metade dos dias do ano, sem falar nos meses de neve.

O relevo não é desculpa, tem muitas soluções para isso em todo o mundo. E, se observarem bem, mesmo em SP temos grandes áreas planas (ou quase) interligadas, que poderiam muito bem comportar ciclovias, devidamente integradas com mais transporte coletivo de qualidade. Mas nem mesmo em cidades de 200 mil habitantes com bom poder aquisitivo há políticas decentes para isso.

Enfim, cada um tem seus problemas, a diferença é a atitude das pessoas.

Para fechar, um adendo a outro dos comentários daqui: antes de chegar o dia em que cada um tiver seu próprio carro, as cidades já estariam completamente imobilizadas em meio a um congestionamento irreversível (como no livro "Não Verás País Nenhum", de Ignácio Loyola Brandão). Também os recursos naturais estariam exauridos de tal maneira que a vida humana seria quase impossível neste planeta (sem falar no aquecimento global). Mas, muito antes disso, a indústria já teria econtrado outro meio de se virar e garantir seus rendimentos, é assim que funciona o sistema capitalista.

Anônimo disse...

O Gama é uma cidade muito grande. Alguém saberia dizer, mais precisamente, o horário e o local onde será o show?
Antecipadamente agradeço!

Anônimo disse...

E o show no domingo?

Anônimo disse...

Acho que não vai ter show domingo. Tá muito em cima, e não tem divulgação nenhuma. Mas uma vez vamos ser avisados do cancelamneto em cima da hora. Acreditem!

No myspace do Clemente a data passou do dia 4 para o dia 25.

Abraço plebeus e tenham fé que um dia o DVD será lançado.

Anônimo disse...

Não se tratam os fãs desse jeito...