Muitas pessoas questionam o porquê do EMI impresso depois das músicas no encarte do R ao Contrário. Afinal, se é uma iniciativa própria, sem grande gravadora por trás, o que faz a indicação da EMI lá?
A EMI, nesse caso, não é a gravadora, mas sim a editora, por onde as nossas músicas são editadas. O que vem a ser isso? É a empresa que cuida dos direitos autorais em cima das músicas. É a editora que corre atrás dos canais de televisão e das estações de rádio que tocam as músicas e, conforme a lei, devem pagar pela execução. Todo mês, eles nos mandam um extrato, informando quantas execuções tiveram e quanto foi depositado em nossas contas.
Se direitos autorais funcionassem no Brasil, isso seria um bom dinheiro. Nos EUA, um sucesso como Até Quando Esperar seria o suficiente para deixar os autores milionários. Aqui, dá para um pastel e alguns chopes. Tem um tal de Morris Albert, que compôs uma música chamada Feelings. O cara é brasileiro, caso vocês não saibam. Bem, ele vive muito confortavelmente bem por causa dos direitos em cima de sua música. Não tem nem um outro sucesso, só esse.
Por isso a necessidade de estar editando por uma boa empresa. No nosso caso, sempre fizemos pela EMI. Uma curiosidade: a música dos Ruts, que fizemos versão, também é editada pela EMI. Isso facilitou muito a liberação da versão.
Rock é cultura.
segunda-feira, outubro 09, 2006
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11 comentários:
Olá,
EMI é assunto de uma famosa musica de um famoso grupo punk. qual será?
e portanto...
digo(isse): "There is no reason why"
hehe.
Abraço Pedro K.
Rock-n-brasil.com
the reason why é que, sem editora, não há quem acompanhe a execução e cobrança de direitos autorais.
obviously!
:)
Pedro K.
rock-n-brasil.com
e a brincar... you know your punk rock, obviously!
:)
A gente sabia que a grana dos direitos autorais não era grandes coisas, mas assim também já é sacanagem:DMas o importante é que meu cd chegou, tá muito bom, muito mesmo!Aqui em Conquista, tem uns programas de rádio que estão tocando plebe,principalmente depois do festival de inverno.Flar nisso, não respondeu andré, quando a Plebe volta a Bahia?
Isso de repasse de direto autoral é só mais um sintoma da indigência dos artistas nacionais. Pense num c ara como Cassiano, cantor de soul music dos anos 70, que vive deles, doente e no ostracismo, eternamente na geladeira das gravadoras. É phoda!
André,
Queria parabenizar a todos da Plebe pelo novo trabalho. Defino-o em uma só palavra: MARAVILHOSO!!! Diz pro Txotxa que a minha dúvida sobre como ficaria a cozinha plebéia foi sanada, isto é, o cara é muito bom e ponto final. Do mais só queria apontar que o Clemente pode ter uma maior participação no próximo trabalho. O cara é phóda!!! Será que é pedir muito pra vocês tocarem "Pátria Amada" a la Plebe nos Shows ao vivo??? Hehehehe!!! Tomara que venham pra Araraquara ou São Carlos!!! Estamos aqui na torcida. E uma última coisa, o que você acha do Alckmin??? Forte abraço.
André, o que o antigo baterista Gutj fazia nos estudios que o Philipe não gostava?
Parece que ele tem uma raiva muito forte do Gutj, quando dando entrevista na revista fala: o baterista tao e tao, nem pronuncia o nome do cara.
Júnior, valeu pelos elogios. Sim, ao vivo, estamos tocando Pátria Amada, no meio de Proteção.
Manuel, o Philippe é, como todo bom artista, e digo isso sem sacanagem, mas sim como elogio, muito emotivo. Pessoas e fatos negativos o afetam bastante. Não acho que seja rancor, nem raiva, mas sim um turbilhão emocional quanto ao passado. No meu caso, se encontrar o Gutje pela frente, pago um chope para ele, só para ouvir o cara contar, pela enéssima vez, a piada do polaco.
André X,
diz o polaco de Portugal (eu):
canta para a gente a piada do polaco?
abraço,
Pedro Kasprzykowski
Rock-n-brasil.com
ps: canta era conta.
:)
As pessoas são diferentes umas das outras , então o philippe pode reagir de um forma, pelas atitudes do gutje e o andre de outra
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