Marketing político é hoje o esforço que mais elege candidatos. Não é a plataforma, a bagagem, o currículo como administrador público. É como sua imagem é vendida aos eleitores. Marketing político é também o esforço que mantém um governo popular. Não é como está atuando, como está resolvendo os problemas do país, como está cuidando da economia. É como se apresenta ao povo.
O grande mestre, inovado do marketing político foi o Herr Gobbles, Ministro da Propaganda do governo nazista de Adolf Hitler. Por meio de suas intervenções, Gobbles conseguiu o fanatismo necessário do povo alemão para as loucuras de seu mestre.
Mas tem que ser bem feito! Querem um exemplo de uma tentativa de marketing político, de manipulação de dados transparentemente, ingenuamente mal feito? Acessem o site www.df.gov.br e vejam a tentativa do Roriz de produzir dados positivos sobre a sua gestão. Tem uma enquete que é a seguinte:
O que você acha da mobilização “Ação Reage” que tem o objetivo de despertar o espírito de cidadania na comunidade?
1. Positiva, pois promove palestras sobre entorpecentes afastando os jovens das drogas.
2. Interessante, visto que permite que a comunidade usufrua serviços de cabeleireiro
3. Importante, pois verifica a pressão arterial da população além de realizar testes de glicemia
Reparem que todas as respostas são positivas para o “guvernador”! Isso é ridículo! Não importa como responder, sempre será positivo para o GDF! Se der a primeira, ele vai ao ar e fala: “a esmagadora maioria da população acha meu programa positivo!”. Se der a segunda, utiliza a palavra interessante, se a terceira, importante.
Não acreditem em pesquisas de opinião. A prova está acima.
segunda-feira, junho 06, 2005
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4 comentários:
Se te consola André, aqui em Minas a coisa é pior. O governador aecio neves engana a todos.Sua principal propaganda é "ter liquidado a dívida do estado". E o pior; tem gente q acredita.
Mas voltando ao DF, isso é lamentavel. Esse bandido do Roriz até hj tá por ai?! É foda! Vivendo e não aprendendo!
Se cada um fizer o relato do seu Estado poderemos montar um filme de terror. Aqui em Brasília me lembro que saiu no Correio Braziliense, quando esse jornal ainda não tinha se entregue às delícias oferecidas por Roriz, que até licitação de meros 5 mil reais havia sido fraudada. Ou seja, a corrupção se tornou um linha de governo, indo desde a construção da ponte de 170 milhões até a compra de açúcar pro cafezinho. A quadrilha tucana é outra que não perde um bom negócio, mas agora está posando de limpa e defensora da ética diante do desgoverno petista. Li na Folha que o tucano Alckimin aumentou o valor de contrato de obras no rio Tietê em dezenas de milhões. O Aécio é uma piada, o cara faz propaganda do seu governo em veículos de comunicação por todo o país, dando na cara o seu marketing político.
É o mar de lama que estamos vendo aí. Mas tudo tem seu lado bom: hoje, pelo menos, essas coisas estão vindo à tona. A solução todos sabemos: educação. Mas qual político vai querer investir nisso se obras e marketing dão mais resultado?
André, como cada Alemão no peito, você deve saber que o nome do propagandista do Hitler era Goebbels (mais precisamente Göbbels). Abração de Toronto.
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