quarta-feira, setembro 06, 2006

Coniderações sobre Voto em Branco (a música e o ato)

Alguns esclarecimentos sobre a música Voto em Branco:

1. Foi composta em 1980, ainda em plena ditadura, influenciada por leituras de Bakunin – passadas pelo Renato Russo – e a coloração anarquista que enfeitava o movimento punk.
2. A simplicidade da letra e da música são reflexos de uma inexperiência musical do então adolescente André X. No entanto, passa o recado com humor e ironia.
3. A razão que nunca foi lançada antes é óbvia: quando o país foi redemocratizado, não seria prudente advogar o votar em ninguém. A Plebe, assim como a maioria do país, contava que, por meio do voto direto, o Brasil entraria na linha, progredindo, diminuindo o fosso social, se incluindo no mundo global.
4. No entanto, não foi isso que aconteceu. A situação foi se deteriorando até que chegamos no cenário atual, onde quase todos os representantes federais têm alguma suspeita de má conduta parlamentar. Isso gerou uma descrença generalizada nos políticos e, também, na democracia brasileira.
5. Nesse contexto, Voto em Branco está maduro para ser exposto ao grande público, como música oficial da Plebe, para cutucar a indiferença de todos e gerar discussão quanto à representatividade que temos no Congresso Nacional.
6. Sempre vão ter aqueles que vão interpretar a música ao pé da letra, mas mesmo assim, o objetivo terá sido alcançado, em parte, pois uma mudança consciente de postura estará sendo gerada.

O clipe da música será bem despojado, brincando com os donos do poder, mas sem dar sermão. Para quem quiser ver fotos do pessoal do fã clube em frente ao Congresso Nacional, ir para o link: http://www.acessepiaui.com.br/brasilia2.php?id=57602.

12 comentários:

Anônimo disse...

Piada do dia: Roriz deveria mudar seu número de 151 pra 171.

Ei André, mas ainda não tem aquela história de voto em branco dar ponto pra quem tá ganhando? Me lembro que um dia aqui no blog você comentou que uma cara te falou que voto em branco agora é a mesma coisa que nulo. Mas é melhor previnir que remediar.

Falta tirar o orgulho de quem sabe pra que serve o voto nulo. É tanta gente me chamando de covarde. "Escolhe o menos pior, Paulo!". Pra mim não tem menos pior, mas sim bom. Ser melhor é conseqüência disso.

André Mueller disse...

o problema é que não dá para votar em branco nas urnas eletrônicas (só usadas em países subdesenvolvidos - porque será?)

CA®I0CA disse...

EM 2002 CONHECI UNS CARAS NA FACULDADE QUE TRABALHAVAM COM INFORMÁTICA TI/CPD, ELES ME DISSERAM QUE TINHAM SIDO CONTRATADOS PARA MANIPULAR ALGUMAS URNAS ELETRÔNICAS ANTES DELAS CHEGAREM AOS PONTOS DE VOTO NO DIAS DAS ELEIÇÕES, TEMPOS DEPOIS ENCONTREI ALGUNS DELES TODOS ENDINHEIRADO E COM CARROS IMPORTADOS PERGUNTEI A UM AMIGO PRÓXIMO DELES E O MESMO ME DISSE QUE O CANDIDATO QUE ELES DIZIAM TER AJUDADO ELETRONICAMENTE TINHA GANHO E OS COLABORADORES ENCHIDO O BOLSO.
CÍCERO
http://soofim2005.blogspot.com

Anônimo disse...

Seu André, é hoje... G O 4!!!!

Vambora, tem 2 shows antes, se vc sair dai agora, dá tempo!!!!

Pamela disse...

Igor,valeu pelo help! Ainda não consegui,fica dando erro," tag is broken",mas sigo tentando...

Fabiano,moro em Icaraí.Como chego lá? Precisa comprar antecipado ou vc acha q terá na hora?

F3rnando disse...

Vai passar o show do Go4 na TV Uol apartir das 22 hs.

Anônimo disse...

Oi pamela, vc que mora em Nit, sabe se tem condução de volta de sao gonçalo ate o Rio?
Ja liguei hoje p. o Circo, ainda nao tem ingresso vendendo, ansioso eu,...

Anônimo disse...

Oi pamela, o seu blog é de qual tipo??? se for o mesmmo do André (blogger), Você cola o código na parte "editar Html", se você for escrever alguma mensagem além do video verifica como ta no "preview".

T +

F3rnando disse...

E nós trabalhamos três meses inteiros pra pagar impostos pra sustentar esses gambás que estão lá pra mexer nas leis a favor DELES...

Anônimo disse...

votar em branco não vai ajudar a mudar o país,porra nenhuma, muito menos anular qualquer tipo de eleição!

mas mostra a indignação da população?
desde quando esses caras se importam com a população!?

seja alguém, vote consiente!

Anônimo disse...

Eu queria que alguém entendido de direito, falase onde está do artigo que fala sobre votos não válidos, para eu saber como é essa história, pois existem muitas divergências ...

Eu achei a galera do Clipe Voto em Branco muito pequena, e acho que isso pode desmotivar muita gente.

Pamela disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.